Hoje em dia a pergunta não é mais sobre se você deve investir em redes sociais, mas como fazer para gerar bons resultados com elas. Não é mais nenhuma novidade que o digital se tornou uma parte fundamental das campanhas de marketing de empresas de todos os tamanhos, mas muita gente ainda não sabe muito bem como fazer anúncios em redes sociais. Então resolvi divulgar uma série de 7 posts para mostrar o que você precisa saber para começar a fazer campanhas nas seis redes sociais mais populares: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre o poder das redes sociais, vale mostrar aqui alguns números para contextualizar. Nos Estados Unidos os gastos com propaganda na Internet ultrapassaram os gastos com publicidade nos jornais em 2013 e o eMarketer prevê que ele ultrapassará os gastos com comerciais de TV pela primeira em 2017. Os números impressionam: US $ 72,09 bilhões em anúncios digitais apenas nos Estados Unidos em 2016, um número que deverá crescer para mais de US $ 82 bilhões no ano que vem e mais de US $ 113 bilhões até 2020.
Também não é nenhuma surpresa que o Facebook hoje, é uma das maiores empresas de publicidade digital, o que prova que mídias sociais estão no centro do mundo dos anúncios digitais. Na verdade, o Facebook bate todos os recordes quanto exibe os valores investidos em anúncios, capturando 35,4% do total de gastos com propaganda de display nos EUA – um valor que chega a quase US $ 12 bilhões.
E esses números são apenas referentes aos anúncios display. A receita total de Facebook Ads foi de mais de US $ 6,8 bilhões apenas no terceiro trimestre de 2016. Mas as outras redes sociais também mostram números bastante relevantes, o Twitter, por exemplo, teve receita de US $ 545 milhões com publicidade no mesmo período. O Snapchat venderá US $ 367 milhões em anúncios em 2016, depois de lançar sua plataforma de anúncios há pouco mais de um ano. O investimento total em social ads em 2016 deverá chegar a US $ 33 bilhões. Em 2018, o Facebook sozinho vai ultrapassar esse número.
Em relação a resultados, mais de 95% dos gerentes de mídias sociais dizem que o Facebook oferece o melhor retorno, seguido do Twitter e Instagram.
Porém, antes de começar a criar campanhas em redes sociais, você precisa ter um plano que considere os objetivos do seu negócio. Iniciar uma campanha sem uma estratégia é como vagar através de uma floresta sem um mapa – você vai se perder. O que você espera alcançar através das mídias sociais? Quem é seu público alvo? Em quais redes sociais a sua audiência está e como ela as utiliza? Que mensagem você deseja passar para o seu público?
Seguem algumas dicas para quem está começando a usar as mídias sociais como ferramenta de propaganda.
1. Use as mídias sociais de maneira gratuita para testar seus anúncios pagos
Você provavelmente já está postando conteúdo no Twitter, Facebook e Instagram com frequência – e talvez LinkedIn e Snapchat, também. Alguns desses posts geram mais engajamento que outros, certo? Acompanhe quais estão sendo mais clicados, curtidos, compartilhados e comentados. Esses posts com melhor desempenho vão te dar bons insights do que funciona bem para o seu negócio na hora de fazer seus anúncios.
2. Segmente bem os seus anúncios
Uma das características que tornam os anúncios em mídias sociais tão eficientes, são os recursos de segmentação. Você pode direcionar seus anúncios para audiências muito bem definidas segmentando por interesse, comportamentos, gostos, geolocalização, entre outros.
No LinkedIn, por exemplo, você pode fazer uma campanha direcionada para CEOs de empresas de tecnologia. No Facebook você pode fazer uma campanha para fãs de Game of Thrones. Se você tem um negócio local pode fazer uma campanha que seja veiculada num raio de poucos quilômetros do seu negócio. As possibilidades são infinitas, portanto preste muita atenção a segmentação para suas campanhas obterem bons resultados.
3. Alterne anúncios com frequência
A repetição é uma maneira eficaz de estabelecer uma mensagem usando uma comunicação unidirecional. Mas em canais de publicidade digitais, onde o engajamento é fundamental e os anúncios aparecem diretamente nos feeds dos usuários, conteúdo original é o nome do jogo. Mensagens excessivamente repetitivas podem causar mais perdas do que ganhos para o seu negócio. Minha dica é que você alterne com frequência os seus anúncios, a cada três ou cinco dias dependendo da sua estratégia.
4. Teste o texto e as imagens dos seus anúncios com pequenos grupos
Uma das grandes virtudes das mídias sociais é o feedback instantâneo. Você pode avaliar a eficácia de um post patrocinado rapidamente acompanhando relatórios de análise. Minha dica é testar vários anúncios com pequenos grupos para determinar o que funciona melhor e, em seguida, usar o anúncio vencedor na campanha principal.
5. Entenda como os anúncios são vendidos em redes sociais diferentes
Tenha em mente que manter seu orçamento de publicidade sob controle significa pensar se você está criando uma campanha de publicidade com base em impressões ou engajamento. Se você está pagando toda vez que alguém vê seu anúncio (impressões), sua mensagem pode atingir um grande público. Mas se você está pagando para engajar, você vai querer aparecer somente para as pessoas que são realmente interessadas em fazer negócio com você.
6. Crie anúncios pensando em dispositivos móveis
Mais de 80% dos usuários de mídias sociais estão acessando as redes através de seus celulares. Isso significa que a maioria dos anúncios em mídias sociais também estão sendo visualizados celulares. Seus anúncios devem ser projetados para a tela pequena, incorporando imagens que são fáceis de visualizar. Você também pode tirar proveito da “geolocalização” para anunciar somente para pessoas que estão em um lugar específico, por exemplo, se você tem uma loja de bairro seus anúncios só serão visualizados pelas pessoas que estão por perto, com chances de ir até lá.
Experimente essas dicas e depois me diga se conseguiu melhores resultados das suas campanhas.
Mas não pare por aí, para ter bons resultados é importante entender exatamente como são os anúncios em cada uma das redes sociais mais populares. Nos próximos posts vou mostrar como funcionam cada uma delas. Os links estão abaixo:
Como criar anúncios no Facebook
Como criar anúncios no Instagram
Como criar anúncios no Twitter
Como criar anúncios no LinkedIn
Como criar anúncios no Pinterest
Como criar anúncios no Snapchat
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