Data-driven Marketing: o que isso tem a ver com seu ROI

O meio digital foi responsável por trazer uma infinidade de dados a respeito dos consumidores. Com isso, as ferramentas para gerenciar esses dados se multiplicaram e as possibilidades também. Nasceu assim, o data-driven marketing, um processo de tomadas de decisões de acordo com o que se sabe sobre o cliente.

No entanto, ainda existem empresas que não conseguem extrair insights relevantes desses dados. Você sabe como utilizar esses dados para que o investimento de seu marketing tenha maior retorno?

A seguir, vou explicar como o data-driven marketing pode melhorar seu ROI através da utilização de dados. Confira!

No que consiste o data-driven marketing?

Para que o planejamento de sua estratégia de marketing tenha sucesso, é importante que ele seja direcionado para aproveitar as melhores opções e rotas possíveis. No data-driven marketing, o processo é, como o nome diz, orientado por dados. Dessa forma, obstáculos e decisões de otimização ou até mesmo de ajuste de campanhas de marketing ganham maior assertividade, afinal, suas decisões serão pautadas por diversas informações sobre o comportamento de seu cliente e de seu mercado.

Para que o data-driven marketing seja um processo eficiente, é importante que todos os elementos estejam funcionando da forma correta. Ou seja, não basta ter acesso aos dados. É preciso que as ferramentas e os processos de coleta e análise aproveitem os dados disponíveis da melhor forma possível.

Como você sabe, o fluxo de informação está cada vez maior e torna-se necessário que as estratégias de sua empresa não se percam em meio a tantos dados, mas os traduzam em ações concretas.

Os benefícios dos dados para sua estratégia de marketing

O primeiro passo para se trabalhar data-driven marketing com qualidade é ter um bom processo de mensuração. Quando sua empresa está armada com as métricas adequadas e um bom sistema, é possível saber se há, de fato, o alcance projetado de cada ação e qual seu impacto para o negócio.

Outro benefício permitido por um marketing orientado por dados é permitir uma mensagem sob medida para seus diferentes públicos e personas. Quanto mais precisos os dados, mais focadas e assertivas serão as ações.

É importante conversar com seus potenciais clientes de acordo com o estágio que eles se encontram na jornada de compra. Ofertas relevantes e personalizadas têm mais chances de sucesso nas campanhas quando você se orienta pelo fluxo de dados disponíveis.

Além disso, as percepções e respostas de seu cliente permitem ajustes e análises constantes.

Por fim, o data-driven marketing oferece perspectiva. Com uma visão ampla e em posse das informações, é possível prever o caminho de seus clientes, comportamento de compra e até mesmo futuras necessidades. Por meio dele, você poderá antever oportunidades valiosas para o seu negócio!

Trabalhando com um ROI preciso de sua campanha de marketing

De acordo com pesquisas, ações de marketing orientadas por dados trazem uma melhora de até 20% em seu ROI. Isso porque os dados podem favorecer que sua empresa melhore seus processos, desde a experiência do usuário até a geração de leads e valorização da marca, entre outras potencialidades.

O retorno sobre o investimento em marketing, diferentemente das métricas de ROI de vendas, não tem foco apenas no fechamento de negócio. Além das vendas, agregar valor à marca também faz parte de ROI de marketing. Tendo isso em mente, muitos especialistas defendem que o ROI de marketing precisa priorizar o valor de um cliente.

O data-driven marketing, apesar de ser uma ferramenta muito poderosa, ainda não é utilizada de forma eficiente por muitas empresas. Estar à frente em relação à coleta e análise de dados pode trazer para sua empresa a vantagem competitiva que ela precisa para obter destaque!

Sua empresa já utiliza data-driven marketing para melhorar o ROI?  Compartilhe conosco as suas experiências!

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.