Como garantir uma presença de marca no digital com investimentos perenes

O investimento em mídia paga, embora necessário, não pode ser a única ação em uma estratégia digital. Construir uma presença de marca no digital exige inteligência em um investimento no longo prazo. Consistência é a chave!

Claro que é importante se planejar para estar presente em eventos referentes às grandes datas, como é o caso da Cyber Monday, pós Black Friday, ainda pouco explorada quando comparada a outras sazonalidades. Também é interessante prestar atenção em datas que movimentam o e-commerce, como é caso do Dia do ConsumidorDia do Frete Grátis e o Boxing Day.

Porém, ficar dependente de datas comemorativas e investimento em mídia paga para alavancar resultados danifica a sua marca.

Focar somente em mídia paga faz com que sua marca fique, para sempre, dependente dela. Ou seja, quando o investimento em mídia diminui, a presença de marca no digital desaparece.

A seguir, saiba mais sobre a importância de investimentos perenes e consistentes para a presença de marca no digital ser uma garantia. Descubra também como manter uma marca relevante, sem depender de uma sazonalidade ou de ações pontuais apenas. Confira!

Como trabalhar para conseguir resultados em longo prazo?

Além de executar campanhas voltadas especificamente para conversão, é possível realizar um planejamento visando a impressão com o intuito de aumentar consideravelmente o branding. Entretanto, não é apenas por meio de campanhas de search, display e posts patrocinados que é possível impulsionar a relevância e a autoridade de sua empresa. Outras ações podem ser feitas paralelamente para a marca estar na ponta da língua dos consumidores quando a próxima sazonalidade chegar.

Produção de conteúdo garantindo presença de marca no digital

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo atrair público constantemente para seus canais, gerar engajamento e fazer crescer sua rede de potenciais clientes, através da criação de conteúdo relevante que gere valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.

Quais os principais benefícios de se trabalhar com Marketing de Conteúdo:

1) Melhorar o relacionamento com os clientes

Através de Marketing de Conteúdo sua empresa pode se relacionar com potenciais clientes ao longo de toda a jornada de compra. Isso aumenta a probabilidade de que eles estejam com sua marca na cabeça no momento da decisão de compra.

2) Aumentar o engajamento

A maioria das marcas agem como vendedores chatos. O único ponto de contato com seus clientes é através de propaganda, tentando sempre convencer as pessoas a comprarem com elas.

O Marketing de Conteúdo busca construir uma relação de confiança que vai muito além da venda: ele participa de muitos momentos da vida do consumidor, ajudando-o a solucionar seus problemas do dia a dia.

3) Aumentar a visibilidade da marca

Se você não estiver bem posicionado nos mecanismos de busca, tipo Google, seus concorrentes estarão. Não fazer Marketing de Conteúdo é a maneira mais fácil e rápida de se tornar invisível para o seu público e facilitar a vida dos seus concorrentes.

4) Criar embaixadores da marca

A construção de um relacionamento de confiança faz com que as pessoas se tornem disseminadores da marca. A propaganda mais poderosa é aquela feita por um amigo seu. Uma única pessoa pode indicar seus produtos ou serviços para dezenas de compradores, ainda que nunca venha a se tornar um cliente.

5) Aumentar as vendas

Marketing de Conteúdo mantém a sua marca na memória das pessoas e faz com que elas se lembrem de você no momento de decisão.

6) Trabalhar o pós-venda

A conclusão da venda é só o começo. Estudos mostram que quase 70% da receita de uma empresa são provenientes de clientes recorrentes. E isso não deveria ser novidade: quem já conhece sua empresa tem mais chances de comprar itens mais caros, com maior frequência ou recomendar você para um amigo.

Que relacionamento você mantém com essas pessoas? Por meio de quais estratégias? Em quais canais?

Os benefícios do Marketing de Conteúdo são muitos, mas para garantir a presença da marca no digital, o conteúdo deve ser visto e acessado com facilidade. Por isso, práticas de SEO – otimização de conteúdo e sistemas para mecanismos de busca (Google, Bing) – são vitais.

Um conteúdo atualizado que ofereça aquilo que seu potencial cliente necessita garante um melhor aproveitamento de seu tráfego digital.

SEO é fundamental para consolidar a presença de marca no digital

A busca orgânica, realizada a partir do próprio usuário, é uma das melhores maneiras de “ser encontrada”, pois a sua marca aparece para as pessoas no momento em que elas estão buscando por uma resposta e/ou solução que sua empresa entrega. Garantir destaque nesse posicionamento fortalece sua presença de marca no digital.

Em uma era de informação digital massiva, sua marca surgir através de uma busca por alguma informação relevante para seu cliente gera credibilidade, visibilidade e espaço para sua marca por um tempo maior.

Trabalhar com SEO envolve fazer todas as otimizações necessárias em seus conteúdos e site: palavras escolhidas em sua URL, textos, subtítulos, palavras-chave, etc. A otimização também envolve a arquitetura do seu site. Facilidade de navegação e rapidez no carregamento contam pontos.

Trabalhar com SEO envolve não apenas a preocupação estrutural com o site. Elementos externos, como links, mídias sociais, estudo de palavras-chave e a produção de conteúdo mencionada acima, impactam na percepção de sua marca e no nível de “encontrabilidade” de seu conteúdo.

Marketing de Relacionamento

Não basta apenas ter um grande número de visitantes que sejam atraídos para o seu site. A presença de marca no digital exige construção de reputação e fidelidade. Identificar sua base de clientes, qualificá-la e oferecer benefícios para quem consumiu seu produto ou serviço são alguns exemplos.

Por isso, Marketing de Relacionamento torna-se parte da estratégia de presença de marca no digital. Ao fidelizar um cliente, tem-se a oportunidade de conquistar um fã que promova a marca para seus contatos. Entre as ferramentas para promover esse relacionamento estão as redes sociais e o e-mail marketing personalizado, por exemplo.

Seja no atendimento ou em ações de incentivo e engajamento, sua base de clientes não deve permanecer passiva. A necessidade de otimizar canais de relacionamento e implementar ações é essencial. Do contrário, aproveita-se a base apenas investindo em momentos pontuais, sem haver uma continuidade.

Presença de marca conquista seu cliente no momento de decisão

O investimento que faz com que a presença de marca no digital amplie, começa na base de clientes. No momento em que um cliente opta por sua marca, tem-se a oportunidade de iniciar um relacionamento para, no futuro, impulsionar campanhas com mais foco e uma probabilidade maior de resultados.

Através de estratégias de Marketing de Conteúdo, investimento em SEO, Marketing de Relacionamento e, por que não, todos juntos, é o que vai fazer com que sua empresa tenha presença de marca no digital.

Manter e trabalhar bem a sua base de clientes é o que vai impulsionar o crescimento da sua empresa e deixá-la mais forte para as campanhas dos anos seguintes.

Considerações finais

Atualmente, presença de marca no digital é sinônimo de reconhecimento de marca. Poderíamos dizer que apresentar sua marca no ambiente on-line nos dias de hoje equivaleria a uma primeira reunião com seu cliente em potencial. E você não pode faltar em encontros como esse, certo?

No entanto, para criar e manter sua presença no digital é preciso pensar no longo prazo. Esse trabalho é como uma onda que começa com uma ondulação pequena, mas que com consistência cresce e fica poderosa o suficiente para que seus clientes surfem à vontade.

E os três pilares de uma marca para consolidar sua presença on-line podem ser resumidos em: credibilidade, acesso e referência. Busque ter uma estratégia de marketing que contemple ações de SEO, conteúdo e relacionamento. Como resultado, a presença de sua marca, nos meios digitais, só tende a crescer de forma saudável e constante!

Como benefícios disso, você conseguirá criar reputação e autoridade para sua marca se destacar dos concorrentes com muito mais facilidade, influenciar positivamente o comportamento de compra de seu cliente, criar valor, atrair mais facilmente novos clientes e construir lealdade e fidelidade de seu público.

E então, pronto para obter esses benefícios garantindo uma presença de marca no digital com investimentos perenes? Conte com a ROOM33 para tornar isso possível, deixe seu comentário ou, se preferir, entre em contato com a gente!

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