Trabalhar com marketing de conteúdo, embora seja uma forma acessível e de baixo custo de se gerar conversões, exige uma estratégia focada. Melhorar uma estratégia de conteúdo e alcançar resultados significativos, muitas vezes, parte de analisar e reajustar processos de modo constante.
Quer saber como desenvolver uma estratégia vencedora? Então, confira a seguir, alguns métodos e boas práticas para melhorar sua estratégia de conteúdo e torná-la uma força competitiva para seu negócio!
1. Para melhorar uma estratégia de conteúdo, trace metas relevantes
Uma estratégia de conteúdo de sucesso não possui uma fórmula exata e imutável. O que vai determinar o seu sucesso serão as metas você vai definir.
Mas não basta simplesmente estabelecer como meta uma quantidade de produção de conteúdo. Para melhorar uma estratégia de conteúdo, são necessárias metas que sejam orientadas a resultados.
Analisar o conteúdo que está sendo propagado por sua marca nesse momento é um primeiro passo importante. Mas qual é o objetivo desse conteúdo? O que ele busca em termos de resultados concretos? Conversão de leads? Qualificação de leads? Reconhecimento de marca? Aumento da carteira de clientes? Retenção da base de clientes? A partir do momento em que metas de resultados são traçadas, é possível realizar um direcionamento ideal.
É importante destacar, também, que metas de resultado não existem sem contexto. De nada adianta querer aumentar sua base de leads em 10.000 contatos sem saber quem são ou os recursos disponíveis.
Com o conhecimento das metas e de quais estratégias de conteúdo farão com que elas sejam viáveis, é possível passar para os próximos passos.
2. Busque melhorar uma estratégia de conteúdo no que o seu público deseja e precisa
Para verdadeiramente melhorar uma estratégia de conteúdo, é preciso buscar quem é seu cliente ideal. Os investimentos em marketing de conteúdo têm o objetivo de atrair o seu público. Portanto, é preciso considerar o universo dessa audiência.
O primeiro passo para alinhar seu conteúdo a algo que seu público realmente deseja é por meio da análise. Uma busca simples pelas palavras-chave já pode ser um ótimo ponto de partida para a otimização de conteúdo. Dentre as formas de fazer essa busca, você pode experimentar:
- Utilizar o Google Trends como ferramenta de análise.
- Simplesmente realizar uma pesquisa e analisar os termos relacionados.
- Encontrar consultas que já estão sendo realizadas com o Planejador de Palavra-Chave do Google AdWords.
- Buscar hashtags e assuntos de relevância para seu mercado nas redes sociais.
- Buscar ferramentas que agilizam a auditoria das redes sociais, como a Klout.
3. Entenda os canais com que seu público interage
Agora que o caminho para melhorar sua estratégia de conteúdo tem foco em resultados e em sua audiência, é preciso ir atrás dos pontos de contato de seu público.
Nessa etapa, é importante destacar que não são apenas canais online que devem fazer parte de uma estratégia de conteúdo. Eventos e ações fora dos canais digitais também podem ser relevantes para que seu conteúdo alcance bons resultados. O importante é realizar um mapeamento geral e identificar os canais em que sua estratégia de conteúdo poderá desempenhar melhor junto a seu público de interesse.
Um primeiro passo lógico são as redes sociais. Comunidades de diferentes escopos se reúnem em grupos e fanpages no Facebook e LinkedIn, por exemplo. Analisando essas fontes de tráfego, é possível ter insights para melhorar uma estratégia de conteúdo que sua empresa esteja administrando.
Ter essa base antes mesmo de criar conteúdo pode fazer com que seu investimento seja muito melhor gerenciado. Reúna dados sobre seu público em potencial, e será possível confirmar a viabilidade das metas traçadas anteriormente. Além disso, sua empresa saberá exatamente o que deverá ser feito e de que forma atingir resultados excelentes.
4. Melhore e retorne ao seu conteúdo antigo
O conteúdo digital não é estático. Quando se busca melhorar uma estratégia de conteúdo, isso vale para todo tipo de blog post ou material já publicado.
Seu conteúdo pode receber um trabalho de auditoria e ter a oportunidade de um melhor desempenho. Ferramentas como o Google Analytics podem lhe auxiliar a separar as postagens com melhor e pior desempenho. Otimizar seu conteúdo com técnicas de SEO e atualizações de dados vão potencializar seu conteúdo.
Uma evolução desse processo de otimização é o chamado cornerstone content, que nada mais é do que um conteúdo indispensável. Muitos blogs focados em marketing de conteúdo sabem da necessidade de publicações e materiais que sirvam de referência. Assim, todos os visitantes podem ter, a partir de um único conteúdo, um portal para tudo que eles procuram.
5. Promova seu conteúdo e mensure a performance
O trabalho envolvido em melhorar uma estratégia de conteúdo é constante. Encontrar os melhores canais e sites para uma estratégia agressiva e certeira de publicação é essencial. E, com as métricas ligadas diretamente com suas metas, é possível ter um quadro claro do desempenho de sua estratégia.
À medida que seu negócio cresce, novas necessidades de metas podem surgir. É importante, nesse ponto de mensuração, saber analisar o tipo de conteúdo ideal para cada resultado pretendido. Assim, traçar novas metas, caso seja preciso, torna-se uma estratégia muito mais ágil e livre, sem que comprometa negativamente seu conteúdo.
Quais resultados você ainda precisa atingir com sua estratégia de conteúdo? Sabe de algum método para melhorar uma estratégia de conteúdo que não foi citado? Deixe um comentário ou entre em contato conosco! Até a próxima!
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