Entenda a diferença entre métricas e KPIs

Para desenvolver a presença da sua marca no ambiente digital, é fundamental saber analisar se as ações adotadas trazem, realmente, resultados positivos para o seu negócio. Para fazer essa mensuração, é fundamental conhecer a diferença entre métricas e KPIs. Confundir esses dois conceitos pode prejudicar a entrega de resultados e a tomada de decisões.

Uma das vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional é que tudo pode ser medido com precisão para guiar insights e decisões.

Para acabar com as suas dúvidas a respeito desse tema, confira, no post de hoje, a diferença entre métricas e KPIs. Acompanhe!

O que são métricas de desempenho?

Métricas de desempenho são sistemas de mensuração que quantificam tendências, comportamentos ou variáveis do negócio. São informações simples e mais genéricas do que os KPIs, por esse motivo, são consideradas uma forma mais bruta de indicador.

As métricas são grandes aliadas na hora de acompanhar os resultados do seu negócio e ter clareza em relação às ações a serem tomadas. Elas ajudam a analisar o comportamento das pessoas. Assim, é possível conhecer a maneira como os usuários interagem com o seu site, por exemplo.

Alguns exemplos de métricas das redes sociais são o número de likes, retweets, compartilhamentos, visualizações, cliques e total de seguidores da página.

E os KPIs, para que servem?

Os Key Performance Indicators são indicadores obtidos por meio das métricas. Através deles, é possível medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão tendo resultado para o atingimento das metas de uma empresa.

Esses indicadores-chave de performance tornam os seus objetivos mais claros e totalmente mensuráveis, permitindo que você trace e acompanhe metas com clareza.

Exemplos de KPIs são: engajamento social, potencial de mobilização e lucro.

Afinal, qual é a diferença entre métricas e KPIs?

As pessoas costumam confundir métricas e KPIs.

Os KPIs são indicadores importantes para entender o grau de sucesso do seu negócio. Uma métrica é apenas algo a ser medido.

As métricas são informações cruas e não estão, necessariamente, associadas aos objetivos do negócio. Já os KPIs estão diretamente relacionados ao desempenho, já que eles têm como foco a estratégia e as metas da empresa.

A seguir, alguns exemplos para deixar a diferença entre métricas e KPIs mais clara. Confira!

  • Quantidade de leads é uma métrica
  • Custo de aquisição por lead (valor investido/quantidade de leads) é um KPI
  • Quantidade de conversões é uma métrica
  • Taxa de conversão de vendas (quantidade de leads/conversões) é um KPI

Percebeu como o resultado obtido por meio das métricas, se analisado sozinho, não é um indicativo do desempenho do negócio?

Considerações finais

A presença de sua empresa no digital é uma das melhores maneiras de obter reconhecimento da marca.

No entanto, para obter os melhores resultados, é preciso acompanhar de perto dados que refletem o desempenho do seu negócio. Entender a diferença entre métricas e KPIs é o primeiro passo para utilizar as informações de maneira inteligente e poder tomar decisões mais estratégicas e assertivas.

Assim, as suas ações ajudarão a criar reputação e autoridade para se destacar e influenciar o comportamento dos seus clientes, construir lealdade e fidelização.

E então, ficou clara a diferença entre métricas e KPIs? Pronto para colocar essas estratégias em prática e obter excelentes resultados? Se precisar de ajuda para isso, lembre-se de que a ROOM33 está disponível para que você possa solucionar todas suas dúvidas! Deixe um comentário ou entre em contato conosco! Até a próxima!

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