Quem vê um post na página de uma empresa muitas vezes não imagina o trabalho que há por trás da divulgação daquele conteúdo. Foi-se o tempo em que a gestão de mídias sociais era feita de forma quase amadora, sem planejamento, apenas para constar.
Com o aumento do número de pessoas conectadas, há uma percepção praticamente unânime, por parte das empresas, sobre a importância de se ter uma presença digital eficiente.
Além de estar presente, é preciso ouvir os que as pessoas estão falando e atuar de forma estratégica para atingir objetivos concretos — como o aumento de vendas, por exemplo. Ganhar likes e compartilhamentos não pode ser a principal meta.
Fazer gestão de mídias sociais é mais complexo do que a maioria das pessoas pensa. Mas não se preocupe! A tecnologia tem facilitado muito a vida de quem atua na área. No artigo de hoje, separamos quatro ferramentas essenciais para otimizar o trabalho de quem gerencia redes sociais. Confira!
1. Keyhole
Tão importante quanto produzir um conteúdo bacana, é saber o que as pessoas acham da sua marca, da sua campanha e dos seus concorrentes. Por isso, monitorar a rede é essencial para saber se a comunicação está no rumo certo. O fato de as redes sociais darem voz a todos não pode ser ignorado. Saber o que o seu potencial cliente quer, vai otimizar e muito, o seu planejamento.
A ferramenta Keyhole ajuda a monitorar a rede por meio de palavras-chave e hashtags. Ela oferece alcance, impressões, número de compartilhamentos, informações demográficas e perfis mais influentes. Há opções gratuita e paga — com mais funcionalidades.
2. Hootsuite
O Hootsuite possibilita reunir todas as suas redes sociais em um único lugar. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn integram a plataforma e você não precisa acessar cada uma delas para atualizá-las, o que faz essa ferramenta ser extremamente útil.
O uso do Hootsuite é pago, mas vale a pena. Além de agendar posts de acordo com o seu planejamento, é possível fazer pesquisas, interagir, monitorar, etc. Outro recurso importante é a análise de dados, por meio do qual você pode acompanhar o desempenho dos seus canais e gerar relatórios completos, que guiarão o trabalho da equipe.
3. AgoraPulse
AgoraPulse também é uma ferramenta que agrega perfis nas redes sociais e permite gerenciá-los ao mesmo tempo, em um só lugar. A interação com os usuários tem destaque e é possível ter acesso ao histórico da ação das pessoas com os seus canais. Fica tudo arquivado e você pode ver menções, comentários e mensagens privadas antigas, para que a “conversa” não comece do zero.
Informações como o ranking de pessoas que mais interagem com sua marca também é fornecido. É possível saber quem mais curtiu suas publicações, comentou/compartilhou ou mencionou o seu canal. Há versões paga e gratuita para auxiliar na gestão de mídias sociais.
4. Postgrain
Atualmente, uma das redes sociais mais queridinha dos usuários, marcas e influenciadores, sem dúvida nenhuma, é o Instagram. Por isso, ela deve ter toda a atenção de quem quer se destacar da concorrência. Nesse sentido, o Postgrain (antigo Instamizer) é uma boa opção.
Por meio dessa ferramenta, é possível agendar a publicação de posts e stories, editar imagens e gerenciar as mensagens diretas (DM). Isso tudo com membros ilimitados na equipe. Uma mão na roda, não é mesmo?
Essas são algumas das ferramentas que podem ajudá-lo a fazer a gestão de mídias sociais. Antes de começar a usá-las, é importante avaliar quais delas atendem melhor suas necessidades e objetivos!
Agora que você conheceu essas quatro ferramentas que vão otimizar o seu trabalho, que tal entender as práticas do marketing de performance no Facebook?
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