Entenda as práticas do marketing de performance do Facebook

Uma das principais diferenças entre o marketing digital em relação ao tradicional é a capacidade de mensuração que as ações online permitem. Hoje em dia, o investimento em propaganda pode ser analisado em detalhes, o que proporciona mais assertividade para os anunciantes.

Na maior rede social do planeta, a história não é diferente: a performance do Facebook pode ser esmiuçada e avaliada para garantir um retorno satisfatório.

Quer saber mais sobre o marketing de performance nessa ferramenta? Então acompanhe este artigo até o final!

O que é marketing de performance?

Antes de mergulharmos dentro do nosso assunto principal, precisamos esclarecer o que é o marketing de performance. Podemos defini-lo como toda ação comercial na web na qual existe um objetivo predeterminado, como cliques, vendas, acessos, cadastros em formulários.

Totalmente voltado para o resultado e orientado a dados, é geralmente associado às mídias digitais e tem como objetivo medir o retorno sobre investimento, bem como o desempenho de campanhas e anúncios através de métricas e KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance)

Como utilizar e medir o marketing de performance do Facebook?

O uso do Facebook Ads tem suas peculiaridades com relação a outras plataformas de anúncios, por isso, algumas medidas devem ser tomadas. Confira!

Defina bem o seu público

Um dos grandes trunfos do Facebook para anunciantes é o poder de segmentação que a ferramenta oferece. É possível ir muito além das definições demográficas — como idade, localização e sexo — e encontrar pessoas com interesses bem específicos, certos cargos empregatícios, comportamentos e situações sociais, como recém-casados e solteiros.

Portanto, para garantir melhor performance do Facebook é preciso ter em mente uma definição exata da persona que você quer impactar com suas ações na rede.

Defina um orçamento

O valor de suas campanhas no Facebook pode variar de acordo com vários fatores, incluindo a época do ano, a cidade que você está segmentando e até mesmo a qualidade do seu anúncio. O mais importante é ter claro quanto está disposto a investir e o retorno que pretende ter com esta ação.

Os relatórios do Gerenciador de Anúncios do Facebook mostram em tempo real o quanto está sendo gasto por cliques, por impressão, por geração de lead, etc.

Instale o pixel do Facebook

O pixel do Facebook é um código que tem como objetivo linkar um site à uma página no Facebook. Antigamente, não era possível ter certeza de que as mesmas pessoas que visitavam o seu site eram impactadas por suas campanhas de Facebook Ads. Agora, com o pixel do Facebook, isso é muito fácil de fazer.

O pixel do Facebook deve ser instalado em todas as páginas do seu website. Cada perfil de negócio no Facebook pode ter apenas um pixel e ele deve ser colocado no HTML do site, entre as tags <head> </head>. Depois dessa implementação, será possível medir as ações realizadas pelos usuários no seu site.

Crie conversões personalizadas

Ao criar anúncios no Facebook é possível criar conversões personalizadas com bases nos objetivos das campanhas. É possível determinar objetivos para Reconhecimento de Marca (impulsionar suas publicações, alcançar pessoas próximas à sua empresa…), Consideração (instalações de aplicativos, coleta de leads…) e Conversão (conversões em sites, visitas à sua loja física…).

Vamos imaginar que você esteja buscando a captação de leads por meio do download de um eBook. Dessa forma, você pode criar uma conversão chamada “download de eBook” e configurar sua ativação parar toda vez que alguém acessar a URL de agradecimento pelo download — depois de clicar em um anúncio na rede social.

Se quiser saber mais sobre como criar anúncios no Facebook, recomendo que leia o artigo Aprenda a fazer anúncios no Facebook.

Mensure todas as ações com foco nas KPIs definidas

Os Key Performance Indicators são indicadores que servem para medir se uma ação ou um conjunto de ações atingindo as metas estipuladas pela empresa. Esses indicadores tornam os seus objetivos mais claros e totalmente mensuráveis, permitindo que você trace e acompanhe metas com clareza.

Engajamento, pode ser um exemplo de KPI. Mas se o que você busca é o aumento de tráfego no site, então informações como o custo por clique (CPC) devem estar sob os holofotes.

As métricas sociais também devem ser analisadas, como, por exemplo, as reações dos usuários com relação às publicações da sua página corporativa: curtidas, compartilhamentos e comentários podem ter grande significação dependendo dos objetivos e metas estabelecidos.

Se quiser saber mais sobre KPIs e métricas, recomendo a leitura do post Entenda a diferença entre métricas e KPIs.

Como você pôde ver, o Facebook é muito mais do que um local para publicações ocasionais. Essa rede é uma poderosa ferramenta de marketing que, ao ser usada com profissionalismo e expertise, pode trazer resultados expressivos para uma empresa.

Gostou de aprender sobre o marketing de performance do Facebook? Então continue o aprendizado e saiba como utilizar o Facebook para empresas.

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