As métricas de redes sociais importantes para o gestor

Mensurar resultados em marketing digital é um desafio que é parte fundamental do processo. Para poder realizar uma boa análise e otimizar processos e campanhas, é essencial saber monitorar as principais métricas de redes sociais, sites e outras ações digitais.

Ao contrário do que ocorre com o marketing tradicional, que possui mensuração difícil ou, por vezes impossível, no marketing digital tudo pode ser medido. Esse é um dos grandes argumentos que têm levado CEOs a apostar no digital como ferramenta essencial para garantir o sucesso dos seus negócios.

No artigo de hoje, conheça mais sobre as métricas de redes sociais essenciais para gestores de empresas.

Mensurando as métricas de redes sociais e controlando sua previsibilidade

Trabalhar com marketing digital orientado a ações de redes sociais envolve cuidar da imagem da sua marca, realizar campanhas bem segmentadas e estabelecer interações com seu público-alvo, entre outras coisas.

Nesse cenário, as métricas de redes sociais são grandes aliadas de todo profissional que deseja estabelecer metas e monitorar seu negócio com maior controle, sabendo exatamente quais serão as tomadas de decisão mais adequadas para a continuidade de uma campanha digital sustentável.

A previsibilidade é resultado de uma boa análise dos relatórios de métricas. O mais importante é ter clareza sobre quais as informações mais importantes a serem analisadas, e isso vai variar de negócio para negócio, de acordo com os objetivos de cada empresa. Deve haver sempre espaço para experimentação com o objetivo de otimizar resultados e até mesmo encontrar novas métricas e informações que possam ser úteis para gerar insights valiosos para o dono do negócio e seus colaboradores.

Abaixo, algumas métricas que serão sempre relevantes para gestores:

ROI (Retorno de Investimento)

O ROI (Return on Investment), como o nome indica, mostra quanto cada investimento em uma ação ou campanha gera de retorno. Sua fórmula pode ser calculada da seguinte forma:

Cálculo de ROI (retorno sobre o investimento)

Exemplificando, imagine que você investiu R$ 1.000 em uma campanha de Facebook e com essa ação você teve um retorno de R$ 5.000 em vendas. Isso quer dizer que você obteve um ROI 4, ou seja, seu resultado foi 4 vezes o valor investido.

Cálculo de ROI - Retorno sobre o investimento

Uma vantagem das métricas de redes sociais para o cálculo do ROI é poder reunir as fórmulas com ferramentas para contextualizar ainda mais seus resultados. O Facebook Analytics, por exemplo, mostra um relatório detalhado de seus seguidores com base nas interações realizadas e no desempenho de suas ações de marketing digital.

Identificação do público real

Delimitar o público-alvo da sua campanha de marketing digital é essencial para segmentar suas campanhas e obter resultados bem direcionados para o principal foco de interesse em seu negócio. Técnicas de criação de personas (perfil de seu cliente ideal), por exemplo, ajudam o seu negócio a se aproximar da identificação de seu público real.

Engajamento ou interação real do cliente

A métrica de engajamento ou interação real do cliente determina o envolvimento dos visitantes de seus canais digitais com o conteúdo. O engajamento é uma métrica que mostra a possibilidade de sua ação disseminar.

Métricas de redes sociais relacionadas a engajamento costumam ser baseadas em interações (número de curtidas e comentários no Facebook, por exemplo), porém é importante aliar o relatório quantitativo dessa métrica a uma análise qualitativa. De nada adianta ter muitos comentários, se metade deles são negativos, por exemplo.

Dependendo da situação e das metas propostas para o planejamento da sua campanha, uma curtida no Facebook pode ser o suficiente para demonstrar engajamento ou pode ser apenas uma métrica de vaidade que precisa de outras métricas de suporte para apontar caminhos com base na interação real do cliente.

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O CAC, assim como o ROI, é uma métrica utilizada para determinar se o investimento em uma ação está gerando bons resultados. Para calcular o CAC, basta dividir a soma dos investimentos para se adquirir um novo cliente pelo número de clientes conquistados em um período determinado.

custo de aquisição de clientes

O valor aceitável para essa métrica irá depender do tipo e da área de atuação do seu negócio. Uma loja varejista, por exemplo, terá um CAC positivo quando o índice estiver acima do ticket médio do estabelecimento.

Por outro lado, empresas que trabalham com vendas complexas, como uma empresa de assinaturas a longo prazo, deverão se basear no valor do seu cliente durante períodos maiores (LTV ou Life-Time Value) para poder comparar seu valor de CAC de forma mais precisa.

Taxa de conversão

Em marketing digital, uma métrica vital de performance de uma campanha é a chamada taxa de conversão. Para uma aproximação mais concreta do desempenho de uma ação, é preciso estabelecer uma relação entre os acessos do seu site ou rede social e o que o visitante precisa realizar para que determinada ação de marketing digital possa ser considerada um sucesso.

Por exemplo, digamos que o seu site receba 100 visitas em um dia e que destas, 5 realizam uma compra. Nesse caso, sua taxa de conversão é de 5%.

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para motores de busca) e feedback de seus clientes podem ser recursos úteis para ampliar a taxa de conversão de sua campanha digital e virar a métrica a favor do seu negócio.

Conclusão

Métricas, para serem relevantes, não podem ser apenas dados, números. A diferença entre números e métricas é justamente que métricas estabelecem relações entre dados e, com o apoio das ferramentas certas e uma análise séria e transparente, podem ter uma grande importância para geração de ideias e oportunidades de marketing e vendas.

Lembre-se, somente o que é medido pode ser melhorado. Apenas investir em mais ações, não assegurará melhores resultados para a sua empresa. É preciso sempre medir o desempenho de suas ações a fim de gerar aprendizado e insigths para o seu negócio.

Sua empresa já utiliza métricas de redes sociais? Você tem alguma dúvida sobre quais métricas deve acompanhar para saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando ou não? Conte sua experiência ou deixe sua dúvida nos comentários. Se preferir entre em contato com a ROOM33, podemos continuar esse papo!

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