As empresas B2C (business to consumer) já entenderam que as mídias sociais apresentam vasto campo de atuação para a geração de novos negócios e utilizam estratégias cada vez mais estruturadas para chegar até os consumidores. Mas como fazer marketing nas redes sociais para negócios B2B (business to business) e alcançar resultados satisfatórios como os do B2C? É isso o que você vai entender neste post!
Montar uma estratégia de marketing para alcançar empresas nas redes sociais é um pouco diferente da forma de atuação para alcançar o consumidor final. Mesmo o seu marketing digital sendo direcionado para B2B, o que não podemos esquecer é que ainda assim ele fala para uma pessoa e não para uma corporação, certo?
Defina o perfil do público que responde pela empresa que você quer alcançar antes de começar a sua estratégia nas redes sociais, isso é fundamental. Além disso, acompanhe a seguir outras dicas de boas práticas nas plataformas sociais.
Produzir conteúdo de qualidade
Se você quer alcançar empresas, tenha em mente que os responsáveis pela tomada de decisão de compra sempre vão ter um vasto repertório. Para chamar a atenção do seu cliente, você deve produzir conteúdos de muita qualidade e que apresentem sempre uma novidade para quem vai lê-lo.
Não é uma disputa de quem sabe mais e sim uma apresentação do que a sua empresa vai poder contribuir naquele negócio. Você deve impressionar pelo conhecimento e fazer com que aquele profissional queira ter a sua empresa como parceira.
Apresentar a sua especialidade
Qual é o seu ramo de atuação? Em que você se destaca dos seus concorrentes? Tenha isso na ponta da língua e apresente nas suas redes sociais a sua expertise. Quando você se coloca como especialista em determinado assunto e sustenta esse posto, acaba chamando a atenção de quem tem um problema que a sua empresa pode resolver com qualidade.
Escreva textos sobre essa especialidade, faça tutoriais que auxiliem as outras empresas a compreender o que você está oferecendo e a maestria com que você executa essa tarefa.
Educar o seu mercado
As suas redes sociais podem ser ótimas para você educar o seu mercado. As dúvidas mais frequentes dos seus clientes podem ser elencadas antes mesmo de eles efetivarem um negócio com a sua empresa e ser apresentadas as respostas em publicações educativas. Isso pode garantir para você um trabalho a menos quando iniciada uma negociação.
Também é possível fazer demonstração dos seus produtos e serviços ou montar um manual completo para o responsável pela empresa que você quer alcançar.
Qualificar o seu lead
Sabemos que ter muitos seguidores nas redes sociais é bom para a presença da sua marca. Mas sabemos também que converter leads é melhor ainda para ver resultados nas métricas de vendas. Por isso, as suas páginas nas redes sociais são grandes aliadas para fazer com que esses leads tenham qualidade para o seu time de vendas conseguir uma taxa de conversão cada vez maior. Aposte no engajamento estratégico com o seu público.
Espero que estas dicas tenham respondido às suas dúvidas sobre como fazer marketing nas redes sociais para empresas B2B e que você tenha percebido que as plataformas on-line também são uma excelente oportunidade para potencializar os seus negócios.
Se você gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo sobre boas práticas nas redes sociais, leia outro post sobre como criar conteúdos virais para a sua estratégia de marketing digital.
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