4 tipos de conteúdo que toda estratégia de marketing precisa ter

As estratégias mais atuais e eficientes de marketing digital têm como base o conteúdo de qualidade. É preciso saber quais são as necessidades do seu público-alvo e atraí-lo com o oferecimento de informações relevantes que o ajude a sanar dúvidas e a resolver problemas.

Aliada à técnicas adequadas de SEO, a divulgação de diversos tipos de conteúdo vai gerar tráfego para o seu site e, consequentemente, melhorar o seu ranqueamento em mecanismos de busca como o Google. Além, é claro, de aumentar o número de leads e conversões.

Para ajudar a sua marca a ter destaque na internet por meio de material de qualidade, no post de hoje falaremos sobre 4 tipos de conteúdo que toda estratégia eficiente precisa ter. Confira!

1. Ebook

Como o próprio nome já diz, ebook é um livro digital. Na maioria dos casos, esse material oferece conteúdos específicos sobre temas de interesse da persona.

O diferencial do ebook é seu tamanho — mais extenso que um blog post — e sua formatação, com divisão em capítulos, imagens, cores, infográficos etc. Afinal, para que seja atrativo, não pode conter apenas textos.

Trata-se de uma ótima isca para gerar leads, portanto, é um formato muito recomendado para a etapa de atração — o topo do funil de vendas. O download do material, geralmente em PDF, deve ser oferecido em troca de um e-mail de contato para que a relação entre a empresa e o cliente em potencial possa ser iniciada.

2. Infográfico

Se considerarmos que “uma imagem vale mais que mil palavras”, a importância dos infográficos é nítida. Por ter uma apresentação extremamente visual, eles costumam fazer mais sucesso do que blog posts comuns.

Infográficos são ótimas opções para divulgar conteúdo de maneira mais didática, pois permite um fácil entendimento do assunto abordado. Dados, gráficos, linhas cronológicas, comparações ou até mesmo storytelling podem ser apresentados em infográficos.

Abuse da imaginação e de um designer talentoso para exibir seu conteúdo de maneira interativa, dinâmica e com visual diferenciado. Entre os tipos de conteúdo para atração de novos leads ou relacionamento com sua base de contatos, o infográfico é um dos mais recomendados.

3. Vídeo

Vídeos são a bola da vez, fazem sucesso no Brasil e no mundo e inundam nossas redes sociais e aplicativos com todo tipo de conteúdo. Sem dúvida, é um formato que não pode estar de fora das estratégias de marketing.

Para o meio do funil de vendas, que corresponde à fase de avaliação da jornada de compra, em que o lead já sabe que tem um problema e quer solucioná-lo, vídeos demonstrativos sobre o seu produto ou serviço são muito recomendados.

Nesse momento, é preciso oferecer conteúdo que mostre ao lead que a sua empresa tem a melhor solução para ele. Portanto, é hora de fornecer informações específicas para as eventuais dúvidas da persona. Aí, o vídeo explicativo se destaca entre as possibilidades de formatos.

4. Webinar

A junção de web + seminário resultou em um webinário (webinar, em inglês). É um formato que oferece chat de vídeo em tempo real, em que diversas pessoas interessadas em determinado tema se reúnem para acompanhar uma palestra apresentada por algum especialista.

Muitas vezes é possível interagir com o envio de perguntas ou comentários. Após o término, o conteúdo fica disponível para que outras pessoas tenham acesso. Sem dúvida, é uma das formas de conteúdo ideais para demonstração de produtos ou serviços que sua empresa oferece e para elucidar dúvidas.

Um webinar é recomendado para o meio do funil, etapa em que o lead passa a considerar as opções para encontrar a solução definitiva de seus problemas.

Como mostramos neste artigo, os tipos de conteúdo que podem ser oferecidos ao seu público-alvo em cada etapa da sua jornada de compra são vários. Importante ressaltar que tão importante quanto o formato são as informações que serão fornecidas: elas precisam ser relevantes e adequadas a cada momento. Por isso, em primeiro lugar, entenda suas personas e a jornada de compra de cada uma delas.

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