Automação de marketing: Porque você precisa começar a usar agora

Usar automação de marketing é praticamente obrigação nos mercados mais maduros de Marketing Digital. A automação de marketing, como o nome já diz, automatiza tarefas do dia-a-dia do marketing como enviar e-mail marketing, gerenciar fluxos de nutrição, dar notas para os leads (lead scoring) e mudar os leads de fluxo de nutrição de acordo com o comportamento de cada lead, ajudar a fazer a segmentação da base de leads, produzir relatórios, entre outras coisas.

Se você for um profissional de marketing, não se preocupe, pelo menos nesse caso a máquina não vai roubar o seu emprego, pelo contrário, ela vai te ajudar a ser muito mais eficiente. Automação de marketing é uma ferramenta que surgiu para agilizar processos e tarefas na hora de implementar um planejamento de marketing, mas é fundamental a presença constante de um gestor que analise o tempo todo os resultados para ir corrigindo a rota, fazendo ajustes necessários.

Outra coisa importante, e óbvia, é que por mais incrível que seja a tecnologia, quem vai ter que montar uma boa estratégia de marketing é o time de marketing. Se o planejamento estiver furado, a automação só vai automatizar um engano.

 

Porque você precisa começar a usar automação de marketing o quanto antes

Imagine o dia-a-dia de um profissional de marketing digital, ele precisa administrar várias redes sociais, alimentar o blog, disparar campanhas de e-mail marketing, fazer campanhas de mídia paga, gerar relatórios… Se você usar automação de marketing, boa parte dessas tarefas vão ser feitas pelo software.

Entenda como a automação de marketing pode te ajudar a ser mais eficiente:

1. Otimização do seu tempo

Se você tiver um software que faz um monte de tarefas braçais, terá mais tempo para cuidar da parte estratégica, análise de resultados e ajustes de rotas, como consequência sua performance vai melhorar.

2. Melhor gestão dos seus leads

Fazer a gestão de uma base grande de leads sem usar automação de marketing é uma tarefa bem complicada. Ter que fazer a segmentação de todos os leads manualmente e controlar todas as ações desses leads se baseando em planilhas e anotações pode enlouquecer algumas pessoas. Se você usar automação de marketing, o software vai administrar toda a sua base e não vai fazer muita diferença se essa base tiver 500 ou 50 000 contatos.

3. Qualificação de leads

Se você consegue fazer uma boa gestão de leads e tem mais tempo para pensar na parte estratégica, você vai poder trabalhar bem a sua segmentação de leads, criando comunicação mais personalizada e alinhada com os interesses de cada lead, melhorando suas chances de fechar mais vendas.

4. Otimização do tempo da equipe de vendas

Usar automação de marketing não vai facilitar apenas a vida da equipe de marketing, mas também a equipe de vendas. Quando os leads são mais qualificados, ou seja, já foram educados, a maioria das suas dúvidas sanadas e parte das objeções contornadas, o trabalho da equipe de vendas se torna muito mais fácil e rápido, aumentando assim a produtividade e a receita.

5. Maior controle das informações

Softwares de automação produzem relatórios de dados analíticos detalhados e compilam as informações mais importantes como: tráfego, origem dos leads, comportamento dos leads em relação às campanhas criadas, desempenho das campanhas, taxa de abertura de emails, cliques, downloads, entre outras.

6. Diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC)

Fazendo uma boa gestão de leads, naturalmente vai fazer com que eles percorram o funil de vendas mais rápido, chegando ao final da jornada de compra mais preparados e tornando o processo de negociação e vendas mais rápido.

Outros benefícios de usar automação de marketing

  • Uma das principais vantagens de usar automação de marketing é a integração de várias ferramentas em uma só, podendo realizar uma série de tarefas sem ter que ficar mudando de plataforma.
  • Possibilidade de usar templates prontos e de fácil edição para criação de campanhas de e-mail marketing, landing pages, etc.
  • Possibilidade de duplicar campanhas inteiras de marketing para depois só fazer os ajustes necessários
  • Fazer testes A/B se torna uma tarefa muito simples de executar e analisar os resultados
  • Criação de formulários inteligentes que não repetem as mesmas perguntas para os mesmos leads, aumentando a taxa de conversão e a quantidade de informação coletada
  • Conteúdos dinâmicos, como textos e imagens responsivos, ou personalizados de acordo com uma segmentação específica
  • Acompanhamento em tempo real de todas as ações dos leads da sua base
  • Automação de ações de acordo com o comportamento dos leads em relação às suas campanhas
  • Lead Tracking – É possível rastrear a visitação que os seus leads fazem ao seu site e direcionar ofertas ou e-emails relacionados aos interesses desses leads
  • Lead Scoring – O software vai dando notas aos leads de acordo com o nível de interação que eles tem com seu site e com as campanhas direcionadas a eles, ajudando na segmentação e qualificação dos leads
  • CRM – Alguns softwares de automação de marketing já vem com seus próprios CRMs, outros dão a possibilidade de fazer a integração. Isso é fundamental, principalmente, quando os leads são passados do marketing para vendas e os dados precisam ser sincronizados. A integração entre os softwares pode também acelerar o processo de passagem dos leads para vendas, isso acontece quando a ferramenta de automação identifica uma oportunidade na base de leads e envia esse lead diretamente para o CRM, que vai alertar o vendedor da chegada dessa nova oportunidade.

 

Automação de marketing traz retorno financeiro

Nada melhor do que números para comprovar a eficiência de uma ferramenta. O ROI (return on investment) é a melhor maneira de analisar se uma estratégia está ajudando a empresa a crescer.

Segundo dados obtidos através da Nucleus Research a produtividade do seu time de vendas pode aumentar em uma média de 4 vezes, indo, por exemplo, de uma conversão de 1,5% para 6%.

A passagem de leads e a comunicação entre os times fica mais rápida!

O tempo gasto vendendo diminui em 22%, logo, seus vendedores vão passar mais tempo falando com potenciais clientes, o que vai gerar mais vendas, em média, 25% a mais de receita!

 

Que tipo de empresa deve usar automação de marketing

Todas as empresas, de qualquer ramo ou tamanho, podem e devem usar automação de marketing, pois qualquer investimento visando crescimento escalável e redução de trabalho manual é bem vindo. Soma-se a isso uma diminuição do custo de aquisição de clientes e um aumento da receita, portanto esse é um investimento que realmente vale a pena!

O que achou? Sua empresa já utiliza alguma ferramenta de automação de marketing? Se gostou desse post deixe seu comentário e se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nossa equipe é especialista em gestão de leads e automação de marketing.

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