SEO On-Page: como otimizar seu site para melhorar o posicionamento no Google

Quando um site é desenvolvido, existem elementos nas páginas que merecem cuidados especiais, pois ajudam o site a ser mais facilmente encontrado nas buscas do Google. Esse é o conceito de SEO On-Page.

Descubra, neste post, o que faz com que o Google e outros sites de busca deem preferência a determinados sites em uma busca específica. Quais são os cuidados que se deve tomar? Como praticar o SEO On-Page? Confira a seguir!

SEO On-Page e o título da página (“title”)

Um elemento muito importante a ser considerado em uma estratégia de SEO On-Page é o título da página. Não é necessariamente o título da publicação ou o nome da página que aparecerá para seu público. O “título da página”, aqui, é a propriedade “title” do código HTML, aquela que aparece na janela do seu navegador ou na página de resultados do Google.

page title

O título da página é um dos elementos mais importantes em uma estratégia de SEO. Portanto, preocupe-se em dar um título que descreva com precisão o conteúdo da sua página.

Inserir a palavra-chave no título é fundamental para o bom ranqueamento. Além disso, a ordem das palavras também importa. As primeiras palavras têm maior relevância, portanto, tente inserir a palavra-chave da sua página no começo do título. Procure também criar títulos curtos – essa prática valoriza os termos utilizados. O tamanho recomendado para o título é de, no máximo, 65 caracteres.  

Seguem, abaixo, outras dicas simples para elaborar títulos que ajudam seu site a ranquear no Google:

  • Sempre crie títulos diferentes para cada página do seu site;
  • Os títulos precisam descrever com precisão o conteúdo de cada página;
  • Identifique a melhor palavra-chave do seu conteúdo e utilize-a, assim como, algumas variações dela;
  • Evite utilizar termos separados por vírgulas.

Meta Description

Outro elemento importante para o SEO On-Page é a tag Meta Description. Quando alguém faz uma busca, ela aparece abaixo do título. É um pequeno texto com o resumo do conteúdo.

meta description

Embora o posicionamento da sua página não seja afetado pela meta descrição, ela exerce um papel crucial em atrair cliques para seu site. Além do título, essa informação tem o objetivo de descrever o conteúdo que será encontrado na página do seu site. Portanto, é preciso que essa descrição seja atrativa e envolvente!

A Meta Description funciona quase que como um CTA (call to action) nesse caso. No Google, você tem até 320 caracteres para chamar a atenção e atiçar a curiosidade de seu público. Utilize esse espaço para despertar interesse e ampliar sua taxa de cliques quando seu site surgir como resultado de uma busca.

Outra dica importante é utilizar a palavra-chave na meta descrição.

Endereço da página (URL)

Ao escolher uma URL para as páginas de seu site, priorize as palavras-chave relevantes para contextualizar. Manter um endereço curto, sem códigos numéricos ou trechos que não importam para o SEO On-Page é o ideal.

Ter uma organização coerente no endereço da página permite que seu link building seja mais bem estruturado. Em uma otimização de SEO, uma URL descritiva faz grande diferença para o posicionamento da página.

Arquivos de imagem

Em relação ao SEO On-Page, existem quatro pontos importantes quando se insere uma imagem. O nome do arquivo em si, seu texto alternativo, peso do arquivo e contexto. Tudo isso, em conjunto, informa ao Google a qual assunto aquela imagem está associada e o tempo de carregamento da página.

Procure nomes curtos e descritivos para suas imagens.

O texto alternativo é de grande importância caso a imagem não apareça e vai ajudar o Google a entender o que a imagem representa.

Busque soluções para compactar suas imagens, otimizando a velocidade de seu site.

Por fim, considere sempre o contexto. Mantenha as imagens e os conteúdos relacionados próximos.

Certifique-se de que a imagem tenha um HTML limpo, para que a varredura do Google não enfrente dificuldades na hora de ler esse dado.

Subtítulos (headings)

Os headings são elementos importantes para elencar a importância das partes de sua página. No HTML, eles são representados pelos códigos <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>. Geralmente, o H1 será o título da sua página, enquanto os seguintes serão os subtítulos seguintes de acordo com sua ordem de importância.

Para otimizar o posicionamento do Google, procure utilizar as palavras-chave nos subtítulos. Assim como o título da página, é importante que os headings H1 sejam diferentes entre as páginas.

Palavras-chave

Entender quais são os termos que as pessoas utilizam para encontrar o conteúdo que você quer publicar é importante. Utilizar palavras-chave e suas variações, aumentam as chances de que o Google encontre sua página quando alguém buscar pelo conteúdo que o seu site oferece.

Porém, cuidado para não utilizar as palavras-chave em excesso. O Google não considera isso uma boa prática e pode penalizar o seu site por isso, resultando em uma queda na exibição da sua página nos resultados de pesquisa.

Você pode repetir as palavras-chave selecionadas, mas não faça isso com a intenção de melhorar o posicionamento do seu site. O importante é que ela apareça de maneira natural e não atrapalhe a leitura do texto.

Link Building

Criar bons links internos e externos ajuda o seu site a ganhar reputação e direciona os leitores para outros conteúdos de interesse. Links internos é quando os links apontam para outros conteúdos dentro do próprio site. Links externos é quando os links apontam para conteúdos de outros sites.

Portanto, um bom planejamento de link building proporciona uma boa experiência para o usuário e é outro fator importante para melhorar o posicionamento do site junto aos buscadores.

Sitemap

Como o nome já diz, sitemap é um mapa, um índice do seu site e fica armazenado no servidor onde seu site está hospedado. É um arquivo que contém as informações que ajudam os crawlers – robôs que buscam as páginas mais relevantes para cada pesquisa – a encontrarem as páginas do seu site.

Isso vai fazer  com que a indexação do seu site se tornem mais eficiente, ou seja, você ajuda o Google a encontrar as páginas do seu site mais rápido.

Melhorando seu posicionamento com SEO On-Page

Os detalhes fazem a diferença quando falamos em SEO On-Page. Para que as suas páginas tenham bom posicionamento nas buscas, vale a pena utilizar ferramentas que monitorem e gerem relatórios sobre as páginas de maior interesse em sua estratégia.

Uma dica importante é identificar quais as páginas que estão entre a sexta e a vigésima posição nas buscas para otimizá-las e tentar trazê-las para o alto da primeira página do Google. As três primeiras posições são, com certeza, as que recebem mais cliques.

Seguindo os passos acima, seu site vai atrair mais visitantes e gerar mais leads e vendas para seu negócio!

Se você tem dúvidas ainda sobre a efetividade disso, confira um case da Wall Street Oasis, uma comunidade online focada em carreiras de finanças e que conta com mais de 2 milhões de visitas por mês. Com estratégias de SEO On-Page, eles conquistaram um incremento de 32% no tráfego orgânico – sendo que mais da metade desse resultado foi proveniente de mudanças muito rápidas e simples de se aplicar.

E então, pronto para fazer uma otimização de SEO On-Page em seu site? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato!

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