A importância do uso do CRM pelos corretores [guest post]

A dificuldade em relação ao uso de um CRM para corretores é uma questão que quase todo gestor de imobiliária precisa lidar. De fato, esta é uma ferramenta altamente funcional e capaz de trazer sucesso à empresa.

No entanto, ainda existem muitos profissionais que têm dificuldades para acompanhar a evolução tecnológica pela qual o mundo corporativo moderno está passando. E em alguns casos, os corretores simplesmente se recusam a aderir à utilização de um sistema para otimizar o relacionamento com o cliente.

Independentemente de qual é a situação em sua imobiliária, neste conteúdo mostraremos os principais aspectos que você precisa conhecer sobre um CRM para corretores e alguns dos maiores motivos para implementá-lo. Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é e para que serve um CRM?

Conforme a tecnologia evoluiu ao longo dos anos, as relações comerciais passaram a ser muito mais dinâmicas. Isso fez com que as empresas passassem a necessitar de uma boa gestão estratégica para que pudessem vender mais e melhorar os resultados em médio e longo prazo.

Com base nesse contexto, podemos afirmar que é exatamente isso que um CRM busca. Como o próprio termo em inglês faz referência, Customer Relationship Management, o CRM é um conjunto de ferramentas e metodologias de gestão de assuntos pertinentes ao relacionamento com o cliente.

No caso de uma imobiliária, o CRM para corretores tem o objetivo de promover melhorias nas relações entre os profissionais de vendas e seus respectivos clientes, acompanhando todas as etapas de modo a prever e antecipar seus comportamentos.

Quais são os tipos de CRM existentes?

Atualmente, existem diversos tipos de softwares CRM disponíveis no mercado. Desde sistemas que integram ferramentas de comunicação e análises comportamentais, até CRMs voltados para áreas de vendas e marketing.

No caso do cotidiano de um corretor de imóveis, o CRM mais indicado é aquele que conta com recursos para registrar os atendimentos e acompanhar a evolução do cliente em cada etapa do funil de vendas, como o inGaia Imob.

Além dos modelos citados, existem também os sistemas para aquisição de conhecimento, que utilizam uma base de informações registradas nos sistemas de acordo com as interações com os clientes, com o intuito de gerar relatórios para dar apoio à tomada de decisões.

Qual é o maior desafio para os gestores imobiliários em relação à implementação de um CRM?

Hoje em dia, a maior dificuldade do mercado imobiliário é fazer com que os profissionais do setor se atualizem e entendam a importância de utilizarem um CRM para corretores.

Além da dificuldade de fazê-los utilizar a ferramenta tecnológica, há também a questão da disciplina para que eles alimentem o sistema corretamente, inserindo sempre as informações necessárias para que os gestores possam ter mais controle da qualidade do atendimento.

No próximo tópico, mostraremos as vantagens de implementar um CRM para os corretores de sua imobiliária.

Quais os principais motivos para implementar um CRM para corretores?

O fato é que a implementação de um bom software CRM gera benefícios não apenas para os corretores, mas também para toda a equipe da imobiliária. Por isso, neste tópico mostraremos os principais motivos pelos quais vale a pena aderir a esse tipo de solução.

Praticidade no armazenamento de informações

Coloque-se no lugar de um corretor de imóveis e pense no caso de um cliente que você já não tem contato há um certo tempo. Se ele aparecer procurando por um imóvel, com o auxílio de um CRM, é como se o atendimento pudesse continuar exatamente de onde parou desde a última vez que vocês se falaram.

Um bom CRM para corretores armazena todo o histórico de interações entre o corretor e seus clientes, permitindo que as informações sejam acessadas com facilidade. Em poucos segundos, o profissional tem todo o material necessário para proporcionar um ótimo atendimento e ofertar o melhor imóvel com base no perfil do consumidor.

Além disso, o sistema também ajuda o corretor a ter uma visão mais ampla sobre o andamento do negócio, pois registra automaticamente todos os acessos em seu site imobiliário, além de histórico de atendimentos e contatos realizados pela Internet.

Desse modo, é possível ver com clareza o que está ou não funcionando na rotina, podendo mudar a estratégia em relação a uma determinada campanha de vendas ou cliente em questão.

Segmentação dos clientes

O sistema oferece recursos para segmentar os clientes em diferentes categorias e isso proporciona mais agilidade às negociações, já que coloca as melhores alternativas diante das preferências do consumidor, analisando as oportunidades de acordo com o mesmo perfil registrado no sistema.

Em outras palavras, um CRM para corretores ajuda a identificar quem são os clientes da carteira com maior potencial para concretização de vendas e qual a melhor estratégia para abordá-los com base em seus interesses.

Gerenciamento de contatos

Cada vez mais pessoas têm buscado por informações sobre imóveis na Internet, até mesmo antes de procurarem por um corretor para fazer a intermediação da venda.

Um dos pontos positivos de implementar o CRM, com base nesse contexto, é que ele ajuda a gerenciar os contatos, separando-os em categorias. Por exemplo, os contatos e leads podem ser organizados a partir do canal de contato pelo qual vieram até o corretor.

Mobilidade na rotina do corretor

Por fim, vale mencionar que um CRM para corretores oferece mobilidade à rotina desse profissional, pois permite que todos os dados que citamos até aqui sejam acessados diretamente de um smartphone ou tablet a qualquer hora e em qualquer lugar.

Isso traz muito mais facilidade ao cotidiano profissional e agiliza as vendas, servindo até mesmo como um diferencial competitivo em relação aos corretores que ainda não utilizam o potencial da tecnologia a seu favor.

Como você pôde conferir neste artigo, um bom CRM para corretores traz facilidade e agilidade ao cotidiano desse profissional, pois oferece recursos para que ele gerencie melhor a sua relação com clientes e, por consequência, aumente suas vendas.

Você ainda tem alguma dúvida sobre CRM para imobiliárias? Quer saber mais sobre seus benefícios? Então conheça o inGaia Imob, um software com as melhores ferramentas para organizar a gestão da sua imobiliária!

Compartilhar

Deixe um comentário