Como um software de CRM pode otimizar o seu processo de vendas

Melhorar os resultados de vendas em um cenário de economia estagnada é um grande desafio. Muitas empresas já perceberam que a Internet é uma grande aliada para atração de novos clientes, porém, o que poucas empresas se deram conta é como um software de CRM (Customer Relationship Management) é fundamental para otimizar o processo de vendas e aumentar as conversões.

Na busca por ampliar oportunidades de vendas, as estratégias de geração de leads passaram a ser o foco das estratégias de marketing digital. Porém existe uma grande diferença entre gerar “leads” e “cadastros”. Um cadastro é apenas um contato, que momentaneamente se interessou por algum assunto relativo à sua marca ou produto oferecido por ela. Já um lead, é uma oportunidade real de converter em venda, uma pessoa realmente interessada no que você está vendendo e disposto a interagir com você durante sua jornada de compra.

De nada adianta ter uma base grande de leads se eles não interagem com você. É preciso conduzi-los do estágio inicial da jornada de compra até o final do funil de vendasA melhor maneira de fazer isso é ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo, mas neste artigo eu quero focar em outra ferramenta muito importante e que pode te ajudar muito a aumentar o controle do seu funil de vendas e fomentar oportunidades, o CRM.

Como um software de CRM pode te ajudar a melhorar os seus resultados

 

• Otimize o seu funil de vendas trabalhando com automação de marketing

Se você inserir todos os seus leads e contatos gerados diretamente na sua ferramenta de CRM, vai precisar colocar muita energia tentando realizar vendas para os leads que não são qualificados e, portanto, seus resultados vão ser baixos.

A melhor maneira de otimizar os seus resultados é criar parâmetros e critérios para identificar quais os leads tem o perfil para o seu produto ou serviço e que estão próximos do momento de compra. Se você fizer isso e inserir apenas os leads qualificados no seu CRM, você colocará os seus maiores esforços nos leads mais propensos a fechar negócio.

Deixe os leads que ainda não são considerados “quentes” sob a responsabilidade da automação de marketing, que vai fazer o trabalho de nutrição e qualificação desses leads e vai inserir automaticamente novos leads no seu CRM quando eles estiverem mais próximos do momento de compra.

Você pode ler mais sobre como trabalhar com automação de marketing em outro artigo que publiquei.

Com um CRM “limpo”, ou seja, alimentado apenas com leads qualificados, você vai ter uma facilidade muito maior para trabalhar com mais qualidade uma quantidade menor de leads, porém com mais propensão de converter em vendas.

Com seu CRM otimizado você será capaz de identificar as melhores oportunidades, tomar decisões rápidas e agir nos momentos certos aumentando suas chances de conversão.

• Deixe seu CRM com as informações sempre atualizadas

Quando você tem uma base grande de leads, a tecnologia se torna fundamental para fazer um follow up de qualidade, mas para que isso funcione, é importante registrar todas as informações a cada contato realizado. Como um software de CRM mantém todo o histórico da jornada de compra de seus leads, utilize esta função para entender o comportamento desses leads para planejar suas ações. Assim, você vai conseguir trabalhar de maneira muito mais organizada e oferecer um atendimento de alta qualidade.

• Assuma o controle do seu processo de vendas

Sabe como um software de CRM pode te ajudar no processo de atendimento? Ele não vai deixar você esquecer algum lead sem atendimento, pelo contrário, a ferramenta vai garantir que você aja no momento certo, mantendo a fase final do seu funil de vendas sempre na temperatura certa, monitorando cada etapa de acordo com a sua estratégia. 

• Tenha uma visão gerencial do seu funil de vendas

Outra vantagem para quem tem que coordenar um time de vendas, é a maneira como um software de CRM consegue distribuir facilmente os leads entre a equipe de vendas e acompanhar o desempenho de cada colaborador separadamente. Dessa maneira ficará muito mais fácil acompanhar de perto os resultados do time individualmente.

• Utilize alertas e notificações para não perder o momento de realizar as ações

Você deve configurar a ferramenta de CRM para receber alertas que vão te avisar o momento certo de tomar alguma ação, evitando perder o timing. Você pode configurar diversos tipos de lembretes para diferentes situações.

• Use os dados para otimizar o seu processo de vendas

Com todas as informações que o CRM armazena a respeito dos seus leads, você terá um banco de dados com informações valiosas que vão te ajudar a fechar mais negócios. Essas informações também são ricas para entender o comportamento de compra do seu público e para criar relatórios de desempenho para acompanhar de perto os resultados e métricas importantes para o negócio.

Invista na gestão de leads para melhorar o seu processo de vendas

Ter uma gestão de leads com processos bem organizados vai te ajudar muito a implementar ações rápidas e dar um acompanhamento eficiente de toda sua base de leads. Isso será determinante para que você não perca oportunidades de vendas.

Analisando dados como origem dos seus leads e o comportamento deles no seu funil de vendas, será possível otimizar sua estratégia e focar nos investimentos que trazem um melhor ROI para o seu negócio.

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