Empresas com maturidade digital são as que vão se destacar no mercado atual

Com tanto acesso à tecnologia e possibilidades do mercado atual, muitas empresas ainda não têm maturidade digital, não possuem segurança para trabalhar de forma inovadora e não exploram todo o potencial que o universo que o data driven marketing oferece. O marketing digital não é mais novidade, mas os investimentos feitos por empresas brasileiras ainda são tímidos, se comparados com os de outros países.

Basear-se em dados concretos para fundamentar decisões é essencial para aprimorar as estratégias das empresas, principalmente no contexto da busca pela maturidade digital. A inovação não deve apenas fazer parte do seu dia a dia operacional, e sim nortear as suas decisões das corporações. Segundo estudo realizados pelo Google e pelo Boston Consulting Group (BCG), que mediu o nível de maturidade em marketing data-driven de algumas das maiores empresas brasileiras, revela que tratar os dados com carinho pode aumentar seus lucros em até 20%.

Apesar de muitas empresas revelarem que já tomam decisões baseadas em dados, na prática, geralmente, poucas empresas entendem e sabem aplicar o conceito data driven marketing. O estudo realizado pelo Google e Boston Consulting Group (BCG) “A jornada Rumo à Maturidade Digital no Brasil” foi feito com mais de 60 das principais companhias em dez setores: automotivo, alimentos e bebidas, cuidados pessoais, educação, nativos digitais, serviços financeiros, telecom e mídia, varejo, viagens e turismo e vestuário.

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Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo a seguir para aprender a importância da maturidade digital e como priorizar o data driven marketing em sua empresa.

Por que a maturidade digital é importante?

O conceito de maturidade digital tem relação com a forma como as empresas utilizam dados e tecnologia no dia a dia e requer a integração de ferramentas inteligentes para o funcionamento do negócio. É a partir desta abordagem que se torna possível alcançar resultados superiores.

A maturidade digital também é essencial para que uma empresa possa empregar os recursos certos para cada necessidade, conforme demanda. Com uma concorrência cada vez mais acirrada em diversos segmentos, você precisa sempre empregar a ferramenta adequada para cada situação.

Maturidade digital traz mais resultados com menor custo

Uma pesquisa feita há pouco tempo com mais de 3 mil brasileiros, por exemplo, mostrou que as pessoas são muito receptivas aos anúncios digitais, especialmente quando são de temas do seu interesse.

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Confira a seguir os principais benefícios que a maturidade digital pode trazer para o seu negócio:

Diminuição de gastos

A implementação do data driven marketing possibilita atestar de forma objetiva e direta quais escolhas são capazes de gerar melhores retornos para sua empresa. Isso tem um impacto positivo no seu faturamento.

Aumento dos lucros

A maturidade digital permite passar a utilizar recursos como machine learning e Big Data para aprender mais a respeito do seu mercado e público-alvo para enxergar oportunidades vantajosas e mais garantidas.

Fortalecimento da marca

Ao aprender mais a respeito da sua própria atuação e refinar sua estratégia com a maturidade digital, torna-se possível fortalecer a imagem da sua marca no mercado. Isso será muito benéfico para os seus resultados.

E por que não se investe mais em marketing digital no Brasil?

Em parte, a causa está na falta de maturidade das equipes de marketing das empresas, que ainda não se sentem preparadas.

O estudo realizado pelo Google e o BCG mostra um modelo que situa as empresas em termos de marketing data-driven.

Segundo esse modelo, existem quatro estágios diferentes de maturidade em que as empresas podem estar em relação ao uso de dados em marketing:

  1. Nascentes: nível mais básico, em que empresas fazem campanhas usando dados de clientes gerados e mantidos por terceiros, com baixa ligação a resultados;
  2. Emergentes: empresas fazem campanhas baseadas em dados de consumidores gerados e mantidos pela própria empresa, além da compra de mídia programática;
  3. Conectadas: empresas mantêm dados integrados e ativados ao longo de múltiplos canais, com conexão clara a ROI e resultados de vendas;
  4. Multimomento: nível mais evoluído, em que empresas têm execução otimizada e personalizada baseada no resultado individual de cada cliente, em todos os canais.

A partir do estudo feito no mercado europeu, o Google e a BCG apuraram que as empresas que avançam até o estágio Multimomento podem ter um aumento de 20% nas receitas e uma redução de até 30% nos custos.

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O resultado do estudo mostrou que, no Brasil, as companhias ainda têm muito para evoluir. Das participantes, 61% ainda são Nascentes ou Emergentes. A maioria (55%) foi classificada como Emergente, enquanto 37% ficaram em Conectado, 6% em Nascente e apenas 2% em Multimomento.

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Como implementar o data driven marketing na empresa?

A maturidade digital representa um desafio para as empresas. É preciso conhecer as ferramentas certas para utilizar e monitorar o uso delas para se certificar de que os resultados esperados estão sendo obtidos. Além disso, também é necessário acompanhar de perto as tendências tecnológicas e até ser capaz de prever alguns desses movimentos para se antecipar.

Tudo isso parece complexo, mas o processo pode ser facilitado ao trabalhar com o data driven marketing. Ao condicionar as suas decisões a dados concretos e objetivos, os rumos do seu negócio se tornam mais claros e têm menos chances de erros.

Como fazer com que sua empresa evolua nos estágios de maturidade digital

  • Do nascente ao emergente: crie as fundações.

    Para mudar a forma de trabalhar, é fundamental o apoio da alta gestão e o envolvimento de áreas que ajudem a adotar práticas data-driven, como RH, jurídico e financeiro. Pode haver a busca de apoio externo, como consultorias. Já as áreas técnicas precisam identificar os problemas atuais e viabilizar que os dados virem planos.

  • Do emergente ao conectado: construa conexões.

    Essa fase exige que as empresas comecem a coordenar vários canais, gerando receita e buscando executar melhor a mídia. Na maioria dos cases de sucesso, equipes multifuncionais combinam especialidades como criação, conteúdo, operações e redes sociais, com uma colaboração entre online e off.

  • Do conectado ao multimomento: faça cada momento valer.

    Para acompanhar a velocidade do digital, as empresas precisam ser ágeis, com ações coordenadas. As que fazem isso da maneira certa impulsionam as vendas usando vários canais e personalizando as experiências de clientes, além de reduzir custos através de tecnologias sofisticadas, como técnicas de automação. Aqui, os objetivos técnicos precisam entrar nos KPIs do negócio.

A seguir algumas dicas simples que você deve adotar para implementar o data driven marketing:

Adote uma postura voltada a dados

O data driven marketing depende bastante da capacidade da sua equipe de trabalhar voltada à análise de dados. Se o seu time não está por dentro dessa filosofia, será mais difícil ter sucesso com essa implementação.

Conte com uma solução de qualidade

Uma solução de captação de dados é fundamental para que o data driven marketing funcione. Você precisa dos mecanismos certos para obter informações que serão usadas para justificar as suas decisões. Esse recurso precisa ter qualidade e permitir a obtenção de diagnósticos estratégicos corretos.

Fique de olho nas tendências

Observe como o mercado está adotando o data driven marketing. É possível se inspirar nessas abordagens para detectar as melhores estratégias a serem trazidas para dentro da sua empresa e, ao mesmo tempo, manter-se longe de erros em potencial.

A maturidade digital é o caminho para que a sua empresa alcance uma vantagem competitiva considerável. O segredo para isso está em contar com as facilidades do data driven marketing para fundamentar as suas decisões e processos objetivos e claros.

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