Empresas com maturidade digital são as que vão se destacar no mercado atual

Mesmo com tanto acesso à tecnologia e todas as possibilidades do mercado atual, muitas empresas ainda não têm maturidade digital, não possuem segurança para trabalhar de forma inovadora e não exploram todo o potencial que o universo do data driven marketing oferece. O marketing digital não é mais novidade, mas os investimentos feitos por empresas brasileiras ainda são tímidos, se comparados aos de outros países.

Basear-se em dados concretos para fundamentar decisões é essencial para aprimorar as estratégias das empresas, principalmente no contexto da busca pela maturidade digital. A inovação não deve apenas fazer parte do seu dia a dia operacional, e sim nortear as suas decisões das corporações. Estudo realizado pelo Google e pelo Boston Consulting Group (BCG), que mediu o nível de maturidade em data driven marketing de algumas das maiores empresas brasileiras, revela que tratar os dados com carinho pode aumentar seus lucros em até 20%.

Apesar de muitas empresas revelarem que já tomam decisões com base em dados, na prática, poucas entendem e sabem aplicar o conceito de data driven marketing. O estudo “A jornada rumo à maturidade digital no Brasil”, realizado pelo Google e pelo BCG, foi feito com mais de 60 das principais companhias em dez setores: automotivo, alimentos e bebidas, cuidados pessoais, educação, nativos digitais, serviços financeiros, telecom e mídia, varejo, viagens e turismo e vestuário.

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Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo a seguir para aprender a importância da maturidade digital e como priorizar o data driven marketing em sua empresa.

Por que a maturidade digital é importante?

O conceito de maturidade digital tem relação com a forma como as empresas utilizam dados e tecnologia no dia a dia e requer a integração de ferramentas inteligentes para o funcionamento do negócio. É a partir dessa abordagem que se torna possível alcançar resultados superiores.

A maturidade digital também é essencial para que uma empresa possa empregar os recursos certos para cada necessidade, conforme demanda. Com uma concorrência cada vez mais acirrada em diversos segmentos, você precisa sempre empregar a ferramenta adequada para cada situação.

Maturidade digital traz mais resultados com menor custo

Uma pesquisa feita há pouco tempo com mais de 3 mil brasileiros, por exemplo, mostrou que as pessoas são muito receptivas aos anúncios digitais, especialmente quando os temas são do seu interesse.

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Confira a seguir os principais benefícios que a maturidade digital pode trazer para o seu negócio.

Diminuição de gastos

A implementação do data driven marketing possibilita atestar, de forma objetiva e direta, quais escolhas são capazes de gerar melhores retornos para sua empresa. Isso tem um impacto positivo no seu faturamento.

Aumento dos lucros

A maturidade digital permite passar a utilizar recursos como machine learning e Big Data para aprender mais a respeito do seu mercado e público-alvo e, assim, enxergar oportunidades vantajosas e mais garantidas.

Fortalecimento da marca

Ao aprender mais sobre sua própria atuação e refinar sua estratégia com a maturidade digital, torna-se possível fortalecer a imagem da sua marca no mercado. Isso será muito benéfico para os seus resultados.

E por que não se investe mais em marketing digital no Brasil?

Em parte, a causa está na falta de maturidade das equipes de marketing das empresas, que ainda não se sentem preparadas.

O estudo realizado pelo Google e pelo BCG mostra um modelo que situa as empresas em termos de data driven marketing.

Segundo esse modelo, existem quatro estágios diferentes de maturidade em que as empresas podem estar em relação ao uso de dados em marketing:

  1. nascentes: nível mais básico, em que empresas fazem campanhas usando dados de clientes gerados e mantidos por terceiros, com baixa ligação a resultados;
  2. emergentes: empresas fazem campanhas baseadas em dados de consumidores gerados e mantidos pela própria empresa, além da compra de mídia programática;
  3. conectadas: empresas mantêm dados integrados e ativados ao longo de múltiplos canais, com conexão clara a ROI e resultados de vendas;
  4. multimomento: nível mais evoluído, em que empresas têm execução otimizada e personalizada baseada no resultado de cada cliente, em todos os canais.

A partir do estudo feito no mercado europeu, o Google e o BCG apuraram que as empresas que avançam até o estágio multimomento podem ter um aumento de 20% nas receitas e uma redução de até 30% nos custos.

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O resultado do estudo mostrou que, no Brasil, as companhias ainda têm muito para evoluir. Das participantes, 61% ainda são nascentes ou emergentes. A maioria (55%) foi classificada como emergente, enquanto 37% ficaram em conectado, 6% em nascente e apenas 2% em multimomento.

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Como implementar o data driven marketing na empresa?

A maturidade digital representa um desafio para as empresas. É preciso conhecer as ferramentas certas para utilizar e monitorar o uso delas e, assim, certificar-se de que os resultados esperados estão sendo obtidos. Além disso, também é necessário acompanhar de perto as tendências tecnológicas e até ser capaz de prever alguns desses movimentos para se antecipar.

Tudo isso parece complexo, mas o processo pode ser facilitado ao trabalhar com o data driven marketing. Ao condicionar as suas decisões a dados concretos e objetivos, os rumos do seu negócio se tornam mais claros e têm menos chances de erros.

Como fazer sua empresa evoluir nos estágios de maturidade digital

  • Do nascente ao emergente: crie as fundações.

    Para mudar a forma de trabalhar, é fundamental o apoio da alta gestão e o envolvimento de áreas que ajudem a adotar práticas data driven, como RH, jurídico e financeiro. Pode haver a busca de apoio externo, como consultorias. Já as áreas técnicas precisam identificar os problemas atuais e viabilizar que os dados virem planos.

  • Do emergente ao conectado: construa conexões.

    Essa fase exige que as empresas comecem a coordenar vários canais, gerando receita e buscando executar melhor a mídia. Na maioria dos cases de sucesso, equipes multifuncionais combinam especialidades como criação, conteúdo, operações e redes sociais, com uma colaboração entre online e off.

  • Do conectado ao multimomento: faça cada momento valer.

    Para acompanhar a velocidade do digital, as empresas precisam ser ágeis, com ações coordenadas. As que fazem isso da maneira certa impulsionam as vendas usando vários canais e personalizando as experiências de clientes, além de reduzir custos por meio de tecnologias sofisticadas, como técnicas de automação. Aqui, os objetivos técnicos precisam entrar nos KPIs do negócio.

A seguir, algumas dicas simples que você deve adotar para implementar o data driven marketing.

Adote uma postura voltada a dados

O data driven marketing depende bastante da capacidade da sua equipe de trabalhar voltada à análise de dados. Se o seu time não está por dentro dessa filosofia, será mais difícil ter sucesso com essa implementação.

Conte com uma solução de qualidade

Uma solução de captação de dados é fundamental para que o data driven marketing funcione. Você precisa dos mecanismos certos para obter informações que serão usadas para justificar as suas decisões. Esse recurso precisa ter qualidade e permitir a obtenção de diagnósticos estratégicos corretos.

Fique de olho nas tendências

Observe como o mercado está adotando o data driven marketing. É possível se inspirar nessas abordagens para detectar as melhores estratégias a serem trazidas para dentro da sua empresa e, ao mesmo tempo, manter-se longe de erros em potencial.

A maturidade digital é o caminho para a sua empresa alcançar uma vantagem competitiva considerável. O segredo para isso está em contar com as facilidades do data driven marketing para fundamentar as suas decisões e os processos objetivos e claros.

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