[Guest Post] iBuyer – Conheça esta inovadora modalidade de compra

Você já ouviu falar no iBuyer? Conhece este modelo de negócio do setor imobiliário? Já pensou na possibilidade de unir tecnologia e maior dinamismo para o mercado? O iBuyer é uma solução que promete mais liquidez e transparência para o setor.

A cada dia, a tecnologia traz diferentes inovações, e para o mercado imobiliário não seria diferente. Por meio do iBuyer, não são necessários anúncios, nem mesmo a atuação da imobiliária durante o processo de compra e venda do imóvel. Toda a jornada de compra é feita com maior autonomia.

Conheça a seguir as principais informações sobre o iBuyer e como este modelo pode contribuir com vantagens e mais praticidade para quem deseja adquirir imóveis.

O que é um iBuyer?

O iBuyer é um modelo de negócio de compra de imóveis que otimiza os processos por meio da análise de dados automatizada, uma facilidade gerada pela transformação digital que vem acontecendo.

O sistema possibilita a compra de um imóvel por uma determinada empresa, que, após adquiri-lo, submete o imóvel a reformas e valorização; posteriormente, ele é vendido a um comprador final.

Quem são os iBuyers?

Os iBuyers são compradores de imóveis residenciais que compram por meio da tecnologia iBuyer, a partir de dados que permitem avaliar as propostas de compra e venda de propriedades, o que facilitam o processo.

Estes compradores adquirem os imóveis diretamente com o proprietário e isso só acontece após a avaliação de diversas outras informações sobre a compra e a venda de propriedades, a partir do uso de algoritmos, com o objetivo de atingir valor de oferta interessante tanto para a empresa quanto para quem tem a intenção de vender.

Durante o processo de compra de um apartamento, são avaliados itens específicos que foram predefinidos anteriormente por meio de um modelo algorítmico fixo, o que, além de facilitar a jornada de compra, também evita especulações incertas de preço.

Benefícios que este modelo de negócio fornece

Por meio de toda a tecnologia que o iBuyer carrega, é possível destacar alguns benefícios exclusivos que este modelo de negócio pode oferecer, tanto para quem compra, quanto para a economia nacional.

Sem inadimplência

A transferência de bens é muito mais prática por meio do iBuyer, já que não são realizados financiamentos ou quaisquer formas de parcelamento, o que também contribui para que não existam riscos de inadimplência.

Além disso, o processo é feito sem necessitar de financiamentos, por meio das empresas interessadas na aquisição do imóvel, sem complicações em relação aos bancos, por exemplo.

Mais facilidade para encontrar imóveis

Outro ponto importante é que por meio dos algoritmos automatizados o processo de busca é facilitado, assim, é muito mais provável encontrar imóveis que não estão disponíveis em plataformas mais populares.

Circulação de ativos

O modelo de compra e venda também contribui positivamente para a circulação de ativos, pois, a partir dele, a jornada é muito mais rápida e os algoritmos facilitadores contribuem para que os imóveis sejam revendidos mais facilmente, até mesmo com um valor mais alto.

Valorização do mercado imobiliário

O iBuyer também acaba contribuindo com a valorização do setor imobiliário, possibilitando maior liquidez para as transações e tornando os investimentos cada vez mais lucrativos.

iBuyer: vantagens para os vendedores

Assim como para os compradores e as empresas que garantem mais facilidade de acesso às opções de imóveis desejados, existem vantagens exclusivas que este modelo de negócio imobiliário pode oferecer aos vendedores de imóveis.

Afinal, por meio da tecnologia, é possível eliminar os principais riscos que o mercado pode ocasionar aos proprietários na hora de realizar a venda de seus imóveis, como a inadimplência, por exemplo.

Além disso, o modelo também auxilia os proprietários para colocá-los em contato direto com um comprador em potencial, ou seja, as empresas adeptas do iBuyer.

Venda mais rápida

A rapidez é um ponto que você já conhece, mas é importante frisar a rapidez do processo de venda, afinal, no mercado imobiliário o tempo é essencial e afeta diretamente em muitos negócios.

E vender um imóvel para uma empresa que é adepta da tecnologia iBuyer pode garantir uma avaliação muito mais rápida para a casa ou o apartamento em questão.

Existe uma estimativa que prevê o tempo médio de 30 dias para fechar a transação, isto é, incluindo todos os passos, desde a vistoria até a documentação pendente.

À vista

Após o processo de compra, o pagamento é feito à vista, isto é, sem taxas, risco de inadimplência ou riscos de depreciação. Além disso, não há problemas com reprovação de financiamento, por exemplo, e o processo é feito diretamente com a empresa.

Assim, a transação acaba sendo mais segura, garantindo mais proteção ao vendedor, que recebe o dinheiro no ato da compra do imóvel.

Sem gastos extras

Previamente, uma equipe especializada investe nos melhores materiais e para transformar qualquer imóvel com muita exclusividade, tornando as unidades muito mais competitivas, o que acaba valorizando bastante a região onde estão localizadas.

E como a reforma é previamente incluída no planejamento da empresa, durante a análise de dados a reforma já é prevista, não é necessário que o vendedor se preocupe com a reforma para o processo de revenda, assim como também não é preciso ter gastos extras.

A tecnologia é uma aliada

O processo de avaliação dos imóveis passa por uma transformação, já que, a partir da tecnologia dos algoritmos e da inteligência artificial, as empresas que utilizam o modelo conferem dados muito mais sólidos, ou seja, critérios mais certeiros em relação à precificação do imóvel.

iBuyer no Brasil

O modelo de negociação imobiliária chegou recentemente ao Brasil e já tem gerado resultados interessantes para as empresas que optaram por abraçar esta nova tecnologia. O objetivo é investir cada vez mais em terrenos que estão localizados onde a oferta e a procura são altas, a fim de dar fluidez ao mercado.

A expectativa é que o iBuyer possa contribuir cada vez mais com o setor, afinal, a liquidez no mercado imobiliário deve ser cada vez mais contemplada, por meio do cruzamento de dados e o apoio da inteligência artificial que o modelo oferece.

Para os compradores, a perspectiva é de evolução pensando na facilidade e na rapidez que a opção oferece, principalmente por meio de transações mais simplificadas.

Para os vendedores de imóveis, o iBuyer torna o processo muito mais prático: comprar à vista pelo menor preço possível, realizar a reforma com o apoio de especialistas e, por fim, lucrar com a venda.

Mais informações para você ficar por dentro do mercado imobiliário!

Fique por dentro de todas as novidades e fatos importantes que acontecem no mercado imobiliário por meio do Blueprint, uma newsletter semanal com conteúdo especializado para profissionais que querem estar a par de todos os cases, produtos e inovações.

Nosso objetivo é levar informações relevantes sobre o setor imobiliário do Brasil e do mundo. Conheça, inscreva-se e não perca as novidades!

Esta matéria foi criada pela equipe do Blueprint, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil, no qual é possível encontrar apartamentos à venda em São Paulo, por exemplo, por meio de uma jornada de compra única.

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.