Automação de marketing: por que você precisa começar a usar agora

Usar automação de marketing é praticamente obrigação nos mercados mais maduros de Marketing Digital. A automação de marketing, como o nome já diz, automatiza tarefas do dia a dia do marketing como enviar e-mail marketing, gerenciar fluxos de nutrição, dar notas para os leads (lead scoring) e mudar os leads de fluxo de nutrição de acordo com o comportamento de cada lead, ajudar a fazer a segmentação da base de leads, produzir relatórios, entre outras coisas.

Se você for um profissional de marketing, não se preocupe, pelo menos nesse caso a máquina não vai roubar o seu emprego, pelo contrário, ela vai te ajudar a ser muito mais eficiente. Automação de marketing é uma ferramenta que surgiu para agilizar processos e tarefas na hora de implementar um planejamento de marketing, mas é fundamental a presença constante de um gestor que analise o tempo todo os resultados para ir corrigindo a rota, fazendo ajustes necessários.

Outra coisa importante, e óbvia, é que por mais incrível que seja a tecnologia, quem vai ter que montar uma boa estratégia de marketing é o time de marketing. Se o planejamento estiver furado, a automação só vai automatizar um engano.

 

Porque você precisa começar a usar automação de marketing o quanto antes

Imagine o dia-a-dia de um profissional de marketing digital, ele precisa administrar várias redes sociais, alimentar o blog, disparar campanhas de e-mail marketing, fazer campanhas de mídia paga, gerar relatórios… Se você usar automação de marketing, boa parte dessas tarefas vão ser feitas pelo software.

Entenda como a automação de marketing pode te ajudar a ser mais eficiente:

1. Otimização do seu tempo

Se você tiver um software que faz um monte de tarefas braçais, terá mais tempo para cuidar da parte estratégica, análise de resultados e ajustes de rotas, como consequência sua performance vai melhorar.

2. Melhor gestão dos seus leads

Fazer a gestão de uma base grande de leads sem usar automação de marketing é uma tarefa bem complicada. Ter que fazer a segmentação de todos os leads manualmente e controlar todas as ações desses leads se baseando em planilhas e anotações pode enlouquecer algumas pessoas. Se você usar automação de marketing, o software vai administrar toda a sua base e não vai fazer muita diferença se essa base tiver 500 ou 50 000 contatos.

3. Qualificação de leads

Se você consegue fazer uma boa gestão de leads e tem mais tempo para pensar na parte estratégica, você vai poder trabalhar bem a sua segmentação de leads, criando comunicação mais personalizada e alinhada com os interesses de cada lead, melhorando suas chances de fechar mais vendas.

4. Otimização do tempo da equipe de vendas

Usar automação de marketing não vai facilitar apenas a vida da equipe de marketing, mas também a equipe de vendas. Quando os leads são mais qualificados, ou seja, já foram educados, a maioria das suas dúvidas sanadas e parte das objeções contornadas, o trabalho da equipe de vendas se torna muito mais fácil e rápido, aumentando assim a produtividade e a receita.

5. Maior controle das informações

Softwares de automação produzem relatórios de dados analíticos detalhados e compilam as informações mais importantes, como: tráfego, origem dos leads, comportamento dos leads em relação às campanhas criadas, desempenho das campanhas, taxa de abertura de e-mails, cliques, downloads, entre outras.

6. Diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC)

Fazendo uma boa gestão de leads, naturalmente vai fazer com que eles percorram o funil de vendas mais rápido, chegando ao final da jornada de compra mais preparados e tornando o processo de negociação e vendas mais rápido.

Outros benefícios de usar automação de marketing

  • Uma das principais vantagens de usar automação de marketing é a integração de várias ferramentas em uma só, podendo realizar uma série de tarefas sem ter que ficar mudando de plataforma.
  • Possibilidade de usar templates prontos e de fácil edição para criação de campanhas de e-mail marketing, landing pages, etc.
  • Possibilidade de duplicar campanhas inteiras de marketing para depois só fazer os ajustes necessários
  • Fazer testes A/B se torna uma tarefa muito simples de executar e analisar os resultados
  • Criação de formulários inteligentes que não repetem as mesmas perguntas para os mesmos leads, aumentando a taxa de conversão e a quantidade de informação coletada
  • Conteúdos dinâmicos, como textos e imagens responsivos, ou personalizados de acordo com uma segmentação específica
  • Acompanhamento em tempo real de todas as ações dos leads da sua base
  • Automação de ações de acordo com o comportamento dos leads em relação às suas campanhas
  • Lead Tracking – É possível rastrear a visitação que seus leads fazem ao seu site e direcionar ofertas ou e-emails relacionados aos interesses desses leads
  • Lead Scoring – O software vai dando notas aos leads de acordo com o nível de interação que eles têm com seu site e com as campanhas direcionadas a eles, ajudando na segmentação e qualificação dos leads
  • CRM – Alguns softwares de automação de marketing já vem com seus próprios CRMs, outros dão a possibilidade de fazer a integração. Isso é fundamental, principalmente, quando os leads são passados do marketing para vendas e os dados precisam ser sincronizados. A integração entre os softwares pode também acelerar o processo de passagem dos leads para vendas, isso acontece quando a ferramenta de automação identifica uma oportunidade na base de leads e envia esse lead diretamente para o CRM, que vai alertar o vendedor da chegada dessa nova oportunidade.

 

Automação de marketing traz retorno financeiro

Nada melhor do que números para comprovar a eficiência de uma ferramenta. O ROI (return on investment) é a melhor maneira de analisar se uma estratégia está ajudando a empresa a crescer.

Segundo dados obtidos através da Nucleus Research a produtividade do seu time de vendas pode aumentar em uma média de 4 vezes, indo, por exemplo, de uma conversão de 1,5% para 6%.

A passagem de leads e a comunicação entre os times fica mais rápida!

O tempo gasto vendendo diminui em 22%, logo, seus vendedores vão passar mais tempo falando com potenciais clientes, o que vai gerar mais vendas, em média, 25% a mais de receita!

 

Que tipo de empresa deve usar automação de marketing

Todas as empresas, de qualquer ramo ou tamanho, podem e devem usar automação de marketing, pois qualquer investimento visando crescimento escalável e redução de trabalho manual é bem-vindo. Soma-se a isso uma diminuição do custo de aquisição de clientes e um aumento da receita, portanto esse é um investimento que realmente vale a pena!

O que achou? Sua empresa já utiliza alguma ferramenta de automação de marketing? Se gostou desse post deixe seu comentário e se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nossa equipe é especialista em gestão de leads e automação de marketing.

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.