Como saber se um site está atingindo os seus objetivos? Um website é uma ferramenta que faz parte de uma estratégia de marketing digital e que deve ter sempre suas metas bem definidas. É preciso saber avaliar a performance de um site através de métricas para garantir que os resultados esperados sejam alcançados. E uma forma para começar esse planejamento tem uma simples resposta: Google Analytics.
Saiba como utilizar o Google Analytics para avaliar a performance de um site
1. Adicione o Google Analytics em seu site
Fique tranquilo: essa etapa é simples. Basta criar uma conta no Google e você está pronto para começar a monitorar o seu site.
Sites desenvolvidos em WordPress podem utilizar um plugin específico para mensurar a performance. Já sites desenvolvidos com base em outras plataformas devem copiar e colar o código do Google Analytics em todas as páginas do site.
Com os códigos devidamente instalados, o Google Analytics começa a monitorar todos os dados do site, que podem ser acompanhados através do painel de controle.
O Google Analytics monitora diversas informações como:
- Número de visitantes no site
- Local de origem dessas visitas (cidade, país, etc.)
- Origem do tráfego (campanhas, e-mails, busca no Google, etc.)
- Páginas mais acessadas e tempo médio de navegação
- Quais os navegadores (Chrome, Firefox, etc.) e dispositivos (desktop, celular, tablets, etc.) estão sendo utilizados para acessar o site
- E muitas outras informações fundamentais para avaliar a performance de um site
2. Planeje e otimize ações de marketing ao avaliar a performance de um site
Os relatórios fornecidos pelo Google Analytics cruzam dados diversos com base em origem de tráfego. Sites mais visitados, tempo de acesso, palavras-chave utilizadas em buscas orgânicas… tudo isso gera relatórios e é um reflexo direto da performance que seu site possui.
Saiba que nenhum site deve ser analisado com base em informações isoladas. Busque, em suas ações de marketing e mídias sociais, os relatórios correspondentes ao momento de execução de suas campanhas. A partir dos dados do Google Analytics, seu site receberá um diagnóstico mais preciso. E sua tomada de decisão torna-se muito mais clara.
3. Explore o cruzamento de dados de performance não informados
Vale salientar que o Google Analytics, apesar de ser uma ótima ferramenta gratuita, não fornece todas as respostas. Um exemplo claro disso é sua política de proteger palavras-chave utilizadas por pessoas que utilizam Google Chrome ou que possuem uma conta do Google.
Por conta disso, é preciso interpretar e analisar dados de origem desconhecida. Por meio do cruzamento de relatórios, é possível determinar a página na qual seu visitante se encontra e saber exatamente a palavra-chave utilizada.
Saber cruzar dados é essencial para mensurar corretamente a performance de seu site. Isso vale também para métricas consideradas “negativas”, como é o caso do bounce rate (taxa de rejeição). Quando uma página do seu site tem alta taxa de rejeição, isso quer dizer que as pessoas entram nessa página, mas não interagem, não clicam, simplesmente vão embora.
A taxa de bounce rate ideal varia de acordo com o conteúdo de seu site (e-commerce, blog, etc.). Por isso o cruzamento de dados torna-se importante para avaliar a performance de um site. Conteúdos como blog posts ou vídeos, por exemplo, provavelmente não terão nenhuma interação no site. Já landing pages e páginas de produtos em sua loja virtual dependem de um baixo bounce rate para apresentarem boa performance.
4. Avalie a performance pela portabilidade de seu site
O tempo de carregamento de seu site, obviamente, também diz respeito à sua performance. O Google Analytics exibe o tempo de carregamento de cada página em um site. Assim, é possível considerar os investimentos corretos para otimização da estrutura do site.
Avaliar a performance de um site também é possível com base nos dispositivos móveis. Uma grande porcentagem do público tem uma experiência desagradável ao navegar em sites através de seus celulares.
Você sabia que quase 90% das pessoas que, ao visitarem um site pela primeira vez, têm uma experiência negativa, não retornam? Por isso, é importante reunir essas informações para que seu site possa proporcionar a melhor experiência possível para seu público.
5. Personalize seu painel de controle para mensurar conversões
No final do dia, a principal informação na hora de avaliar a performance de um site é aquela que demonstra os resultados de conversão. Dependendo do seu site e do seu negócio, seu conceito de conversão pode variar.
Em e-commerce, performance é significado de vendas. Já em blogs e sites de conteúdo é necessário saber se cadastros foram realizados ou quantos materiais foram baixados, por exemplo.
Por meio do Google Analytics, é possível personalizar a maneira como você vai fazer o acompanhamento das métricas. Os dashboards (painéis e controle) podem ser configurados para mostrar primeiro as informações mais importantes para o seu negócio, facilitando a geração de insights para manter seu site otimizado e atingir seus objetivos de negócios.
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