Você mede o ROI das mídias sociais? Sem esse trabalho, fica difícil mensurar se as ações realizadas nas redes trazem resultados positivos para a empresa.
Acho que não preciso convencê-lo de que é preciso desenvolver a presença de sua marca nas mídias sociais, certo? Já falamos sobre isso em alguns posts que você pode conferir aqui no blog:
- Redes sociais são indispensáveis para sua empresa
- Facebook para empresas: Como potencializar o seu negócio através da maior rede social
No entanto, não basta apenas fincar sua bandeira nessa terra tão produtiva. É preciso seguir um ciclo, semelhante ao do PDCA (Plan, Do, Check, Act – Planejar, Executar, Verificar e Agir), a fim de realmente colher resultados para sua empresa. Mas nada disso vai adiantar se você não mensurar o ROI gerado por suas ações.
Para desmistificar esse tema, confira no post de hoje mais informações sobre como medir o ROI das mídias sociais e por que você deve começar a fazer isso agora mesmo. Acompanhe!
Como medir o ROI das mídias sociais?
Na verdade, a fórmula do ROI é bastante simples:
(ganhos – despesas) x 100/custos
Calcular isso é fácil. O desafio das empresas está na coleta dos dados. Para saber se suas ações estão sendo efetivas e quanto elas estão gerando de custos e de ganhos, você não deve se basear em achismos, os dados devem ser os mais precisos possíveis.
A seguir, veja algumas dicas de como obter estas informações.
1. Comece com métricas mais fáceis de monitorar e mensurar
Se você nunca mediu o ROI das mídias sociais, comece com métricas e metas mais simples, facilmente rastreáveis e mensuráveis.
Por exemplo, verificar quantos novos cadastros ou downloads de materiais no seu site, quantas conversões de formulários em suas landing pages, qual o aumento do tráfego no site, quantas vendas realizadas no período, etc.
2. Utilize ferramentas para facilitar a coleta de dados
Ferramentas grátis, como o Google Analytics, pode ajudar a colher mais facilmente alguns dados do desempenho de suas ações. Outro recurso bastante útil é utilizar o gerador de URLs do Google – com isso, os links que você divulga nas redes sociais são encurtados e, ainda, será possível verificar facilmente, em um relatório da ferramenta, o número de cliques realizados em cada link.
Além disso, as próprias redes oferecem relatórios de desempenho de suas páginas e perfis. Utilize essas métricas para conhecer o ROI das mídias sociais.
Outra ferramenta valiosa para isso é o CRM. Por meio dele, você terá informações detalhadas, atualizadas e precisas sobre a jornada de seu consumidor, suas ações, seu histórico de compras, etc. Todos esses são dados valiosos para suas análises.
3. Registre detalhadamente seus custos com as ações em mídias sociais
É comum que se contabilize apenas os gastos com anúncios e ações patrocinadas nas mídias sociais. Para que o cálculo do ROI das mídias sociais seja mais preciso, você deve adicionar a essa conta outros custos envolvidos, tais como o custo com a criação de conteúdo (redação, compra de imagens, desenvolvimento de ilustrações, etc.), custo com todos os softwares utilizados nessa atividade (para criação, mensuração, etc.) e o custo de horas de trabalho de sua equipe ou agência de marketing envolvida na tarefa.
4. Mantenha a constância e utilize uma metodologia
Não basta apenas fazer esses levantamentos e o cálculo do ROI das mídias sociais ocasionalmente, é preciso fazer isso de modo sistemático e constante. Somente assim, você saberá exatamente o desempenho de suas ações nas redes, seus custos reais com essas ações, o que gera mais resultados, mais gastos, etc.
Um modo de fazer isso é customizar uma planilha na qual você ou alguém do seu time, preencha os dados captados mensalmente. É possível aplicar fórmulas para que, depois do primeiro mês, tudo seja feito de modo mais ágil e automatizado.
5. Oriente suas ações por dados
Como vimos em outro post no blog, o data-driven marketing pode ajudá-lo a obter melhores resultados – inclusive nas mídias sociais.
Ações de marketing orientadas por dados podem trazer uma melhora de até 20% em seu ROI. Isso ocorre também nas mídias sociais. Quando você começa a medir o seu ROI, você começará a ter à disposição uma série de dados. Transforme-os em inteligência, avalie seu significado e, em cima desses dados concretos, tome suas decisões. Suas estratégias de marketing e de mídias sociais só têm a ganhar com isso.
E então, pronto para medir o ROI das mídias sociais? Se precisar de ajuda para isso, lembre-se de que a ROOM33 está disponível para que você possa solucionar todas suas dúvidas sobre ROI! Deixe um comentário ou entre em contato conosco!
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