Entenda a importância do marketing pós-venda para seu negócio

Gerar e qualificar leads é, sem dúvidas, fundamental para o sucesso de qualquer negócio inserido no mercado imobiliário. Afinal, se você captar um público adequado e for eficiente em nutri-lo com conteúdo relevante, as chances de conversão sobem drasticamente.

Nesse processo, o que muita gente não lembra é que o papel do marketing não se encerra após o cliente realizar uma compra. Muitos diriam, inclusive, que o que acontece depois da venda é ainda mais importante para o negócio. Trata-se de uma oportunidade de se aproximar do consumidor e até gerar novas vendas através de indicações.

Para isso, é preciso contar com uma estratégia eficiente de marketing pós-venda. Quer saber por que esse fator é tão importante para o mercado imobiliário? Neste texto, além de tirar suas dúvidas sobre essa questão, apresentamos dicas fundamentais para você implantar essa atividade em seu negócio. Continue a leitura e confira!

Qual a importância do marketing pós-venda para incorporadoras e imobiliárias?

O mercado imobiliário conta com uma peculiaridade que torna o marketing pós-venda ainda mais importante para as empresas. Como as vendas são geralmente atreladas a um investimento alto e em longo prazo, a confiança do consumidor na imobiliária é fundamental para o fechamento de qualquer negócio.

E como essa confiança é estabelecida? Ora, como sabemos, o consumidor moderno dá extremo valor a um atendimento humanizado e personalizado. Isso significa, em outras palavras, que ele deseja lidar com companhias que não o enxerguem apenas como um cliente, mas sim como um ser humano.

Investir em marketing pós-venda é uma maneira de demonstrar que você ainda se preocupa com a satisfação da pessoa, mesmo que o objetivo comercial e financeiro já tenha sido concluído. O efeito desse esforço é a fidelização do cliente que, além de se tornar mais propício a procurar sua imobiliária em compras futuras, passa executar um trabalho orgânico e espontâneo de marketing boca a boca.

Como Philip Kotler deixou claro em sua obra “Marketing 4.0“, esse feedback entre consumidores é extremamente poderoso para a aquisição de novos clientes. Segundo o especialista, os consumidores modernos dão maior atenção à recomendação de terceiros do que a anúncios em mídias tradicionais.

Outro benefício proporcionado pelo marketing pós-venda é relacionado à otimização constante de suas estratégias. Uma simples pesquisa de satisfação enviada aos novos compradores pode indicar pontos positivos e negativos em sua abordagem, o que abre espaço para o aprimoramento de todo o processo de venda.

Como fazer um bom marketing pós-venda?

Agora que você já entende que o marketing pós-venda é uma ferramenta valiosa para fidelizar os clientes e possibilitar futuros negócios, vamos entender melhor como executar essa ideia em sua empresa. Para começar, como em qualquer esforço de comunicação, é preciso compreender profundamente as características da sua persona.

Lembre-se que tanto no pré, quanto no pós-venda, comunicar-se com o consumidor de forma clara e transparente é fundamental para conquistar sua confiança e estreitar o relacionamento. A partir desse conceito, confira dicas para estabelecer um marketing pós-venda eficiente!

Cumpra o que foi prometido

Como já falamos, a confiança é a base para um relacionamento de sucesso entre a marca e seus consumidores. Sendo assim, não há possibilidade de um marketing pós-venda eficiente se a imobiliária não cumprir com o que foi prometido ao cliente. Portanto, antes de mais nada, garanta que não haja nenhum tipo de pendência nesse sentido.

Desenvolva uma cultura organizacional voltada para a fidelização

De nada adianta tentar implementar um marketing pós-venda se sua companhia não está preparada para fidelizar consumidores. É fundamental que toda sua cultura organizacional seja disposta de modo a incentivar um atendimento humanizado e possibilitar a melhor experiência possível para a clientela.

Entre em contato para garantir a satisfação do cliente

Uma vez que você tenha garantido a inexistência de qualquer pendência e a estruturação da cultura de sua companhia, é hora de fazer o primeiro contato pós-venda. Aqui, é fundamental ressaltar que o canal utilizado pode ser qualquer um, desde que esteja de acordo com as preferências da sua persona.

Portanto, se o seu consumidor prefere atender o telefone do que checar o e-mail, não hesite em fazer uma rápida ligação. Independentemente do canal, é fundamental que você inicie o contato demonstrando preocupação com a satisfação da pessoa. Portanto, pergunte se tudo ocorreu como ela desejava e se você pode ajudar em alguma outra coisa.

Nesse momento, você pode captar feedbacks sobre o processo de compra e utilizá-los para melhorar os processos no futuro. É importante, também, finalizar o contato com a possibilidade do cliente assinar sua newsletter ou acompanhar seu blog, o que abre espaço para um processo de nutrição.

Nutra os clientes com conteúdos pertinentes

Se for do agrado do consumidor, inicie uma nutrição com conteúdos que podem enriquecer sua experiência. Nesse processo, você pode utilizar os dados que dispõe da pessoa para personalizar o contato e criar materiais extremamente relevantes. A ideia é que sua empresa assuma uma posição de referência no assunto.

Ao chegar a esse patamar, sua marca será lembrada pelo consumidor toda vez que ele pensar em algo relacionado ao mercado imobiliário. Isso tem enorme potencial para gerar futuras vendas — seja para um cliente recorrente, seja para alguém que foi indicado por um consumidor satisfeito.

Encontre um equilíbrio na frequência de contatos

Na urgência de nutrir o consumidor, muitas empresas cometem um erro básico: elas sufocam os leads com um volume excessivo de contatos. Evitar isso é fundamental para não saturar o cliente e acabar afastando-o ainda mais da sua marca.

Por outro lado, é importante estabelecer sua presença na mente do consumidor, o que exige que você entre em contato com certa frequência. Então, tente equilibrar seus esforços de marketing pós-venda para evitar o desgaste do cliente e, ao mesmo tempo, mantê-lo próximo de sua empresa.

O marketing pós-venda é uma etapa fundamental na jornada de atendimento ao consumidor. Trata-se de uma oportunidade para criar defensores de sua marca e possibilitar oportunidades de negócio no futuro. Para exercer essa prática com excelência, é fundamental conhecer sua persona e estabelecer um contato humanizado e personalizado.

E aí, pronto para realizar um marketing pós-venda qualificado? Um dos elementos importantes para o sucesso dessa abordagem é o branded content, conceito que destrinchamos neste artigo. Aproveite a visita ao nosso blog e confira!

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