Por que a reputação online é tão importante para sua empresa?

Ao mesmo tempo em que a internet proporciona uma série de benefícios, ela pode, facilmente, destruir a imagem de uma marca. Com um simples feedback negativo, uma foto indesejada ou um vídeo mal planejado, toda a sua reputação online pode ir por água abaixo.

Saber gerenciar a forma como você é visto pelo público-alvo é uma responsabilidade importante do marketing de relacionamento. Mas o que fazer para manter a reputação?

Se você ficou interessado nas possíveis respostas a essa pergunta, este material foi feito para você! Continue a leitura e entenda mais sobre a importância da reputação online para as empresas.

O que é e por que ter uma boa reputação on-line?

Quando falamos sobre esse assunto, referimo-nos a todo o conteúdo mencionado na internet sobre uma determinada marca.

Além disso, reputação tem relação direta com a decisão de compra do cliente. As constantes mudanças nos hábitos dos consumidores interferiu diretamente nos processos de compra. Segundo pesquisa, 60% dos consumidores eventualmente fazem buscas online para depois irem à loja física e adquirir o produto, ao passo que 20% fazem isso regularmente.

É nesse momento que os comentários positivos são importantes. Uma empresa com boa reputação é marcada pela proximidade do seu público. Com essa prática, além da humanização da marca, é possível potencializar a fidelização de clientes.

Como garantir a reputação desejada?

Por meio de práticas de gerenciamento de reputação online é possível estreitar o relacionamento com o seu cliente e construir uma imagem positiva da sua marca no mercado. A seguir, apresentamos algumas das principais ações para auxiliar você a alcançar esse objetivo.

Acompanhe!

Invista em diferentes canais de comunicação

Quando falamos em reputação on-line, todas as estratégias de marketing digital são válidas: redes sociais, e-mail marketing, blogs, web vídeos etc.

Ao garantir a efetividade dessas ações  — aliando também a outros processos de Inbound Marketing —, você amplia o alcance do seu público-alvo. Além disso, aposte em conteúdos relevantes e estratégias de SEO para mostrar autoridade no assunto e conquistar as primeiras posições nas páginas de buscas.

Mostre o lado humano da marca

Empresas que demonstram imagem robotizada ― e inacessível ― criam uma barreira junto ao seu principal foco: o consumidor. Para não cair nessa armadilha, é preciso investir nos canais de comunicação, interagir com o seu cliente e construir uma relação de proximidade. As redes sociais, por exemplo, são excelentes plataformas para isso.

Monitore a sua reputação

Mesmo que o seu negócio esteja focado no relacionamento com os clientes, infelizmente, conflitos sempre existirão — e, nem sempre, o seu consumidor reclamará diretamente com a sua empresa de forma direta. Sendo assim, procure utilizar recursos de monitoramento e descubra quando e em quais locais eles estão falando sobre a sua marca.

Aproveite o momento ruim para uma boa ação de relacionamento e conversão de vendas. Quando bem-feita, outros clientes terão conhecimento sobre sua marca e perceberão a importância de sua empresa no mercado.

À medida que a tecnologia avança, torna-se cada vez mais importante manter a imagem de uma marca em alta nos meios digitais. O seu público-alvo nesse ambiente pode ser o protagonista das suas vendas graças ao poder de influência que a internet permite. Coloque-o ao seu lado e ouça o que ele tem a dizer. Com essa boa relação, você garantirá confiança, bom desempenho de marketing e, até mesmo, retorno altamente positivo sobre os investimentos feitos.

Agora que você entendeu mais sobre a importância da reputação online para a sua marca, que tal entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar? Até a próxima!

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