Sua empresa está pronta para lidar com as mudanças de comportamento do consumidor online provocadas pelo coronavírus? Essa pergunta tem tirado o sono de muitos empresários, inclusive do mercado imobiliário.
Entretanto, mesmo em meio a um cenário de incertezas, há formas de entender essas mudanças, encontrar oportunidades e continuar prestando seus serviços com qualidade.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, veja agora este post que preparamos para você!
O que é o coronavírus?
O coronavírus é o causador da doença infecciosa chamada de Covid-19, que, muitas vezes, é confundida com a gripe, já que há sintomas semelhantes, como febre e tosse. Nos casos mais graves, os afetados sentem dificuldades para respirar.
Como o vírus se espalha facilmente, diversos governos, inclusive os brasileiros, adotaram medidas de isolamento social. Dessa maneira, as pessoas devem permanecer em casa e, com isso, toda a sociedade é impactada.
Quais são os impactos no comportamento do consumidor online?
Com o avanço no número de casos, as pessoas permanecem mais em casa. Logo, há maior consumo de dados de internet, como em redes sociais, notícias e aplicativos de entretenimento. Além disso, a preferência passa a ser pelo delivery em vez de sair para fazer compras.
Como muitas empresas não estavam prontas para funcionarem apenas em meios digitais, as demissões se tornaram inevitáveis, bem como o número de negócios que tiveram que fechar as portas.
Mas esse não precisa ser o seu caso. Se você entender quais são os comportamentos atuais dos consumidores, fica mais fácil elaborar uma estratégia que possa, ao menos, manter sua empresa funcionando até a crise passar.
Como os consumidores se comportam?
Hábitos de navegação na internet
Com milhões de pessoas trabalhando em casa e com as escolas fechadas, não é de surpreender que se registre um aumento na quantidade de publicações e interações nas redes sociais. Até mesmo o meio artístico está aproveitando a onda para fazer as famosas lives, que reúnem milhões de pessoas para ver shows e apresentações.
De acordo com os dados da Shareablee para a América Latina, Argentina, Brasil, Chile e Paraguai são os países que registraram maior porcentagem de mudança nas publicações e interações multiplataforma de mídias sociais durante março/2020 em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Categorias com maior engajamento durante a pandemia
O cenário com o COVID-19 à nossa volta tem sido crítico para alguns setores e muito incerto para a maioria. Porém, marcas e anunciantes têm alcançado altos números de engajamento a partir da pandemia.
Os números extraídos da plataforma Shareablee, indicam que os maiores níveis de engajamento foram obtidos na rede social Instagram nas categorias de Finance e Health superando 100% de variação de interações entre março/2019 e março/2020.
Conteúdos que funcionam melhor para cada rede social durante a pandemia
No Facebook os links a notas detalhadas, entrevistas e conferências são os que predominam, enquanto no Instagram são as fotos e vídeos de “Notícias de última hora” sobre personalidades que foram diagnosticadas com o vírus. Por outro lado, o Twitter se torna a rede social de notícias de “última hora” com estatísticas e gráficos de contágio locais, recomendações e “dicas” de prevenção que predominam no dia a dia.
O coronavírus, a quarentena e o distanciamento social significam que os consumidores estão fazendo mudanças significativas na forma em que interagem com o conteúdo em todas as plataformas. A Comscore faz atualizações contínuas sobre as tendências mutáveis dos consumidores e o impacto resultante nas indústrias. Caso queira saber mais, acesse comscore.com/coronavirus.
Produtos consumidos
Em tempos de incerteza, a prioridade passa a ser pelo essencial, como moradia e alimentação. Por outro lado, as pessoas também se interessam em aprender mais com conteúdos, já que o momento é ideal para entender as formas de poupar dinheiro e fazer as escolhas mais interessantes.
Consumo de mídia digital
É mais fácil otimizar a conversão de campanhas online nesse momento. Com promoções atraentes, os consumidores ficam mais interessados, já que têm mais tempo para pesquisar e ler o que a empresa preparou para eles.
A Comscore analisou recentemente dados relacionados ao consumo de mídia no mundo em relação a pandemia de COVID-19. Você pode acessar esse estudo aqui e abaixo seguem alguns pontos que achamos importante destacar:
- Os 25 mercados mais importantes tiveram, em média, 11% de crescimento em visualizações diárias de noticias locais nos lares
- Em março, os sites de noticias exclusivos tiveram crescimento de mais de 30% no número de visitantes.
Como o setor imobiliário deve se adaptar?
Antes do Covid-19, as mudanças eram opções. Agora, no entanto, elas se tornam obrigatórias. Todo o mercado está encontrando formas para se comunicar com o público de maneira remota. Nesse sentido, é importante investir em conceitos como:
- inside sales e pré-vendas;
- estratégias de vídeo;
- estruturação comercial;
- geolocalização e SEO local;
- gestão de leads;
- qualificação de leads;
- boas práticas de CRM.
A boa notícia em tudo isso é a existência de ferramentas que garantem a qualidade do atendimento prestado mesmo a distância. Ou seja, sua empresa não precisa parar. Ao entender como é o atual comportamento do consumidor online, você tem condições de se preparar e oferecer os melhores serviços.
Para ajudar você, confira este post sobre as novas tecnologias no atendimento ao cliente e não coloque sua empresa na lista daquelas que vão fechar as portas com a crise.
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