Ferramentas de marketing digital imobiliário. Prós e contras

O marketing digital oferece diversas ferramentas que podem te ajudar a atrair visitantes, convertê-los em leads, se relacionar com eles e vender mais imóveis. Cabe a você montar a estratégia de marketing digital imobiliário que mais traga retorno de investimento (ROI) e a melhor maneira de descobrir é testando.

Para te ajudar a analisar quais ferramentas usar para gerar resultados pela internet, nesse post você pode comparar os prós e contras de cada uma e escolher as que mais se adaptam à sua estratégia de vendas

Ferramentas de marketing digital imobiliário

 

Produção de Conteúdo

Pontos fortes

  • Custo fixo. Você consegue prever o investimento a longo prazo
  • Gera tráfego orgânico através de pesquisas realizadas pelas pessoas em buscadores como o Google, e assim, você não fica tão dependente de mídia paga para gerar tráfego para o seu site.
  • Ao gerar conteúdo relevante você se torna referência no assunto e por conta disso transmite credibilidade e fortalece sua marca.
  • Resultado perene, ou seja, uma vez bem rankeado no Google por ter conteúdo on-line relevante, você vai sempre aparecer na busca orgânica, diferente da mídia paga que quando você para de pagar, desaparece.

Pontos fracos

  • Produção de conteúdo original necessita de dedicação e tempo
  • Retorno em médio e longo prazo

SEO

Pontos fortes

  • Não ficar dependente de mídia paga para trazer audiência para o seu site
  • SEO ajuda a gerar vendas recorrentes através de tráfego não pago

Pontos fracos

  • Os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligentes e para rankear bem hoje em dia, é necessário um trabalho minucioso e muita dedicação
  • Retorno em médio e longo prazo

 

Google Adwords (Rede de pesquisa)

Pontos fortes

  • Atrair demanda imediata
  • Google Adwords traz resultados rápidos
  • Segmentação de público bastante apurada para você otimizar seu investimento
  • É possível segmentar a mídia por geolocalização
  • Otimização de campanha em real time

Pontos fracos

  • Ter que pagar pelo tráfego
  • É uma das ferramentas mais concorridas

 

Facebook Ads

Pontos fortes

  • Facebook Ads tem forte poder de atração
  • Maior rede social com muito alcance
  • É possível ter resultados concretos com baixo investimento
  • Segmentação de público bastante apurada para você otimizar seu investimento
  • É possível segmentar a mídia por geolocalização
  • Otimização de campanha em real time
  • Na minha opinião, uma das melhores e mais baratas ferramentas pagas para atrair seu público de interesse de maneira bastante assertiva

Pontos fracos

  • Necessidade de realizar muitos testes para que cada campanha alcance todo seu potencial

 

Redes Sociais

Pontos fortes

  • Redes Sociais são ótima fonte de tráfego orgânico, ou seja, sem custo
  • Construção de marca e autoridade
  • Gerar alcance e compartilhamento dos seus conteúdos


Pontos fracos

  • Um trabalho de qualidade em redes sociais exige dedicação e tempo
  • Necessidade de produção de conteúdo de alta qualidade para ganhar relevância
  • O Facebook tem restringido muito o alcance orgânico de páginas de marcas
  • Resultado orgânico vem a longo prazo
  • As regras para as Redes Sociais mudam frequentemente e, portanto, o planejamento tem que ser constantemente repensado

 

Portais Imobiliários: (ZapImóveis, VivaReal…)

Pontos fortes

  • Principal ferramenta de busca ativa de imóveis
  • Captar demanda rapidamente

Pontos fracos

  • Muita concorrência
  • Valor de aquisição de leads é alto

 

E-mail Marketing

Pontos fortes

  • Um mailing bem construído e bem trabalhado é o maior ativo que sua empresa pode ter
  • Melhor maneira de manter um relacionamento com a sua audiência enviando conteúdo informativo de acordo com o seu perfil e momento de compra
  • Baixo custo
  • Existe uma forte tendência do e-mail marketing voltar a ser mais utilizado também fora do ambiente corporativo


Pontos fracos

  • Existe muita gente utilizando e-mail marketing de maneira errada, comprando mailing e enviando e-mails fora de contexto para um público que não deu permissão (spam)
  • Alto índice de rejeição devido a prática de spam ser muito alta

 

Remarketing no Facebook

Pontos fortes

  • Direcionar mídia para as pessoas que visitaram seu site recentemente
  • Prospectar clientes que já conhecem sua marca e que demonstraram interesse
  • Se relacionar enviando conteúdo útil e ofertas para esse público

Pontos fracos

  • O custo para anunciar para a sua audiência tem aumentado com a popularização da ferramenta

 

Remarketing (Google Adwords – Display)

Pontos fortes

  • Direcionar mídia para as pessoas que visitaram seu site recentemente
  • Prospectar clientes que já conhecem sua marca e que demonstraram interesse
  • Se relacionar enviando conteúdo útil e ofertas para esse público

Pontos fracos

  • Necessário muito conhecimento técnico para atingir bons resultados

 

Se quiser entender mais sobre marketing imobiliário, fiz outro post que você vai gostar: Marketing Imobiliário: O seu novo papel no processo de vendas.

Espero que esse artigo te ajude a escolher as melhores ferramentas de marketing digital imobiliário. Se precisar de uma mãozinha terei enorme prazer em bater um papo e te ajudar a decidir. Pode me mandar um e-mail ou deixar seus comentários aí embaixo.

Me conte quais ferramentas de marketing digital imobiliário você já utiliza e o que tem gerado melhores resultados e mais retorno de investimento. Quero muito saber 😉

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