Ferramentas de marketing digital imobiliário. Prós e contras

O marketing digital oferece diversas ferramentas que podem te ajudar a atrair visitantes, convertê-los em leads, se relacionar com eles e vender mais imóveis. Cabe a você montar a estratégia de marketing digital imobiliário que mais traga retorno de investimento (ROI) e a melhor maneira de descobrir é testando.

Para te ajudar a analisar quais ferramentas usar para gerar resultados pela internet, nesse post você pode comparar os prós e contras de cada uma e escolher as que mais se adaptam à sua estratégia de vendas

Ferramentas de marketing digital imobiliário

 

Produção de Conteúdo

Pontos fortes

  • Custo fixo. Você consegue prever o investimento a longo prazo
  • Gera tráfego orgânico através de pesquisas realizadas pelas pessoas em buscadores como o Google, e assim, você não fica tão dependente de mídia paga para gerar tráfego para o seu site.
  • Ao gerar conteúdo relevante você se torna referência no assunto e por conta disso transmite credibilidade e fortalece sua marca.
  • Resultado perene, ou seja, uma vez bem rankeado no Google por ter conteúdo online relevante, você vai sempre aparecer na busca orgânica, diferente da mídia paga que quando você para de pagar, desaparece.

Pontos fracos

  • Produção de conteúdo original necessita de dedicação e tempo
  • Retorno em médio e longo prazo

SEO

Pontos fortes

  • Não ficar dependente de mídia paga para trazer audiência para o seu site
  • SEO ajuda a gerar vendas recorrentes através de tráfego não pago

Pontos fracos

  • Os algorítmos do Google estão cada vez mais inteligentes e para rankear bem hoje em dia, é necessário um trabalho minuncioso e muita dedicação
  • Retorno em médio e longo prazo

 

Google Adwords (Rede de pesquisa)

Pontos fortes

  • Atrair demanda imediata
  • Google Adwords traz resultados rápidos
  • Segmentação de público bastante apurada para você otimizar seu investimento
  • É possível segmentar a mídia por geolocalização
  • Otimização de campanha em real time

Pontos fracos

  • Ter que pagar pelo tráfego
  • É uma das ferramentas mais concorridas

 

Facebook Ads

Pontos fortes

  • Facebook Ads tem forte poder de atração
  • Maior rede social com muito alcance
  • É possível ter resultados concretos com baixo investimento
  • Segmentação de público bastante apurada para você otimizar seu investimento
  • É possível segmentar a mídia por geolocalização
  • Otimização de campanha em real time
  • Na minha opinião, uma das melhores e mais baratas ferramentas pagas para atrair seu público de interesse de maneira bastante assertiva

Pontos fracos

  • Necessidade de realizar muitos testes para que cada campanha alcance todo seu potencial

 

Redes Sociais

Pontos fortes

  • Redes Sociais são ótima fonte de tráfego orgânico, ou seja, sem custo
  • Construção de marca e autoridade
  • Gerar alcance e compartilhamento dos seus conteúdos


Pontos fracos

  • Um trabalho de qualidade em redes sociais exige dedicação e tempo
  • Necessidade de produção de conteúdo de alta qualidade para ganhar relevância
  • O Facebook tem restringido muito o alcance orgânico de páginas de marcas
  • Resultado orgânico vem a longo prazo
  • As regras para as Redes Sociais mudam frequentemente e portanto o planejamento tem que ser constantemente repensado

 

Portais Imobiliários: (ZapImóveis, VivaReal…)

Pontos fortes

  • Principal ferramenta de busca ativa de imóveis
  • Captar demanda rapidamente

Pontos fracos

  • Muita concorrência
  • Valor de aquisição de leads é alto

 

Email Marketing

Pontos fortes

  • Um mailing bem construído e bem trabalhado é o maior ativo que sua empresa pode ter
  • Melhor maneira de manter um relacionamento com a sua audiência enviando conteúdo informativo de acordo com o seu perfil e momento de compra
  • Baixo custo
  • Existe uma forte tendência do email marketing voltar a ser mais utilizado também fora do ambiente corporativo


Pontos fracos

  • Existe muita gente utilizando email marketing de maneira errada, comprando mailing e enviando emails fora de contexto para um público que não deu permissão (spam)
  • Alto índice de rejeição devido a prática de spam ser muito alta

 

Remarketing no Facebook

Pontos fortes

  • Direcionar mídia para as pessoas que visitaram seu site recentemente
  • Prospectar clientes que já conhecem sua marca e que demonstraram interesse
  • Se relacionar enviando conteúdo útil e ofertas para esse público

Pontos fracos

  • O custo para anunciar para a sua audiência tem aumentado com a popularização da ferramenta

 

Remarketing (Google Adwords – Display)

Pontos fortes

  • Direcionar mídia para as pessoas que visitaram seu site recentemente
  • Prospectar clientes que já conhecem sua marca e que demonstraram interesse
  • Se relacionar enviando conteúdo útil e ofertas para esse público

Pontos fracos

  • Necessário muito conhecimento técnico para atingir bons resultados

 

Se quiser entender mais sobre marketing imobiliário, fiz outro post que você vai gostar: Marketing Imobiliário: O seu novo papel no processo de vendas.

Espero que esse artigo te ajude a escolher as melhores ferramentas de marketing digital imobiliário. Se precisar de uma mãozinha terei enorme prazer em bater um papo e te ajudar a decidir. Pode me mandar um email ou deixar seus comentários aí embaixo.

Me conte quais ferramentas de marketing digital imobiliário você já utiliza e o que tem gerado melhores resultados e mais retorno de investimento. Quero muito saber 😉

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