O comportamento do consumidor mudou para sempre

O avanço das novas tecnologias mudou radicalmente a forma como o consumidor age no dia a dia. Até aqui, o comportamento do consumidor foi modificado principalmente pelo uso de aparelhos mobile que, conforme previsões, corresponderá a 79% do uso total da Internet até 2018. Porém, com a chegada da Inteligência Artificial e do Machine Learning a experiência do usuário está se tornando ainda mais sofisticada.

Mal entramos na era do mobile first e já estamos a caminho da era AI first (artificial inteligence). Algumas marcas já entendem os devices como pessoas e os consumidores estão ávidos por interações mais inteligentes quando estão usando seus dispositivos móveis.

Os novos consumidores estão evoluindo muito rápido, junto com as novas tecnologias. Para que as marcas possam alcançar esse cliente é preciso que elas estejam atualizadas com as tendências tecnológicas e entendam as possibilidades de interação com esses consumidores.

A fronteira entre o mundo físico e o mundo on-line está cada vez mais sutil e, portanto, é preciso que sua estratégia de marketing reflita isso.

Nesse artigo, vou falar sobre como as mudanças tecnológicas podem ajudar as marcas a gerarem mais engajamento e se adaptarem ao comportamento do consumidor, que não para nunca de se transformar. Confira!

O comportamento do consumidor na era do imediatismo

A consultoria Provokers realizou uma pesquisa para o Google Brasil e constatou que 79% dos usuários de smartphones esperam obter informações imediatas quando procuram por algo. As decisões passaram a acontecer em instantes de impulso. Os dispositivos móveis são responsáveis por esse comportamento de interações fragmentas e mais rápidas na vida dos consumidores.

Dos entrevistados:

• 96% fazem pesquisas online antes de decidirem em qual loja física comprar;

• 95% fazem pesquisas online para escolher quais produtos comprar antes de irem em loja física;

• 92% gastam mais tempo pesquisando sobre uma marca ou produto online do que em uma loja física;

• 93% checam se podem comprar algo online, para não precisarem ir a uma loja física;

• 87% checam online se a loja física possui o produto que querem comprar;

• 72% já compraram online de uma loja na qual nunca estiveram pessoalmente;

• 66% já compraram online e retiraram na loja física.

Os brasileiros passam, em média, quase três horas de seu dia olhando para a tela de seus smartphones e os aparelhos se tornaram ferramenta prioritária para o consumidor procurar informações antes de tomar uma decisão de compra.

Nesse cenário, o marketing possui o papel de colocar as marcas presentes nas vidas dos consumidores, fornecendo as informações buscadas de forma imediata para seus clientes através dos dispositivos móveis.

Antes do consumidor comprar um produto, ele atravessa uma jornada de compra em que o digital está cada vez mais presente. Conforme as conexões se tornam mais velozes e os aparelhos tornam-se mais poderosos, o consumidor não apenas procurará cada vez mais informações de compra antes de tomar qualquer outra ação, como também exigirá que a marca esteja presente nesse momento da melhor forma possível, oferecendo uma boa experiência de compra.

Machine Learning e a presença digital da marca no momento certo

Não basta que o conteúdo da sua empresa esteja presente nos dispositivos móveis. É preciso que ele seja apresentado de forma impecável e atrativa.

E para satisfazer as necessidades de um comportamento imediatista vindo do consumidor, qualquer problema técnico que prejudique a experiência de um site mobile pode ser definitivo para que a pessoa, a partir dessa má experiência, deixe de comprar com você.

De fato, de acordo com o estudo realizado pela Survey Monkey, 40% das pessoas abandonam um site quando o acessam de seu smartphone e percebem que ele não é mobile friendly.

Por isso, todos os passos da jornada do usuário até ele ser fisgado como consumidor no mundo mobile precisam ser bem administrados pela marca. Conveniência é a palavra-chave. Responder imediatamente ao cliente nos canais online e saber prever as necessidades e como o comportamento do consumidor se dará é essencial.

Nesse sentido, o Machine Learning é uma tendência que visa fazer com que a Inteligência Artificial aprenda a oferecer respostas de forma orgânica, a partir do aprendizado com o comportamento do consumidor. Ou seja, quanto mais uma pessoa interage, alimentando a base de dados com informações, mais as respostas ficarão personalizadas.

Dessa forma, à medida em que o comportamento do consumidor se direciona para um nível de exigência maior, o Machine Learning se torna uma opção vital.

O futuro da experiência do usuário mobile é que a Inteligência Artificial possa oferecer um nível satisfatório de interação de forma inteligente, permitindo que a marca aja de forma conveniente e eficiente em todas as etapas da jornada.

Experiências personalizadas e o comportamento do consumidor

A experiência do consumidor com a marca no meio on-line, além de contínua, deve ser a mais personalizada possível. Cada vez mais sites e aplicativos buscam satisfazer a necessidade do usuário em ter acesso ao seu conteúdo de forma direta, customizada e com base em seu histórico e gostos pessoais. Com isso, tanto o conteúdo, quanto produtos e serviços, tornam-se mais atrativos e aderentes ao público.

Se você ainda tem dúvidas, saiba que, de acordo com um estudo da Infosys, chamado Rethinking Retail, 86% dos consumidores afirmam que a personalização desempenha um papel decisivo em suas decisões de compra.

Para atender a essa exigência, será necessário repensar a organização de processos. Acompanhar essa experiência cria oportunidades para que se possa investir, por exemplo, em uma assistência multicanal, na qual on-line e offline possam ser parte do caminho de forma natural, acompanhando e direcionando o cliente de forma tranquila, oferecendo uma experiência de compra cada vez melhor.

Além disso, o futuro mostra que a tendência para o marketing das empresas será investir em soluções que valorizem e elevem essa interação on-line, especialmente considerando personalização e a natureza do mobile, sendo rápidas, convenientes e relevantes.

O comportamento do consumidor mudou para sempre, e é preciso que seu negócio acompanhe essa mudança.

Quer saber mais sobre como criar estratégias de marketing que gerem resultado para esse novo comportamento do consumidor? Deixe um comentário ou entre em contato com a ROOM33!

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