ROI das mídias sociais: como medir?

Você mede o ROI das mídias sociais? Sem esse trabalho, fica difícil mensurar se as ações realizadas nas redes trazem resultados positivos para a empresa.

Acho que não preciso te convencer de que é preciso desenvolver a presença de sua marca nas mídias sociais, certo? Já falamos sobre isso em alguns posts que você pode conferir aqui no blog:

No entanto, não basta apenas fincar sua bandeira nessa terra tão produtiva. É preciso seguir um ciclo, semelhante ao do PDCA (Plan, Do, Check, Act – Planejar, Executar, Verificar e Agir), a fim de realmente colher resultados para sua empresa. Mas nada disso vai adiantar se você não mensurar o ROI gerado por suas ações.

Para desmistificar esse tema, confira no post de hoje mais informações sobre como medir o ROI das mídias sociais e porque você deve começar a fazer isso agora mesmo. Acompanhe!

Como medir o ROI das mídias sociais?

Na verdade, a fórmula do ROI é bastante simples:

(ganhos – despesas) x 100 / custos

Calcular isso, é fácil. O desafio das empresas está na coleta dos dados. Para saber se suas ações estão sendo efetivas e quanto elas estão gerando de custos e de ganhos, você não deve se basear em achismos, os dados devem ser os mais precisos possíveis.

A seguir, veja algumas dicas de como obter essas informações.

1. Comece com métricas mais fáceis de monitorar e mensurar

Se você nunca mediu o ROI das mídias sociais, comece com métricas e metas mais simples, facilmente rastreáveis e mensuráveis.

Por exemplo, verificar quantos novos cadastros ou downloads de materiais no seu site, quantas conversões de formulários em suas landing pages, qual o aumento do tráfego no site, quantas vendas realizadas no período, etc.

2. Utilize ferramentas para facilitar a coleta de dados

Ferramentas grátis, como o Google Analytics, pode ajudar a colher mais facilmente alguns dados do desempenho de suas ações. Outro recurso bastante útil, é utilizar o gerador de URLs do Google – com isso, os links que você divulga nas redes sociais são encurtados e, ainda, será possível verificar facilmente, em um relatório da ferramenta, o número de cliques realizados em cada link.

Além disso, as próprias redes oferecem relatórios de desempenho de suas páginas e perfis. Utilize essas métricas para conhecer o ROI das mídias sociais.

Outra ferramenta valiosa para isso é o CRM. Por meio dele, você terá informações detalhadas, atualizadas e precisas sobre a jornada de seu consumidor, suas ações, seu histórico de compras, etc. Todos esses são dados valiosos para as suas análises.

3. Registre detalhadamente seus custos com as ações em mídias sociais

É comum que se contabilize apenas os gastos com anúncios e ações patrocinadas nas mídias sociais. Para que o cálculo do ROI das mídias sociais seja mais preciso, você deve adicionar a essa conta outros custos envolvidos, tais como o custo com a criação de conteúdo (redação, compra de imagens, desenvolvimento de ilustrações, etc.), custo com todos os softwares utilizados nessa atividade (para criação, mensuração, etc.) e o custo de horas de trabalho de sua equipe ou agência de marketing envolvida na tarefa.

4. Mantenha a constância e utilize uma metodologia

Não basta apenas fazer esses levantamentos e o cálculo do ROI das mídias sociais ocasionalmente, é preciso fazer isso de modo sistemático e constante. Somente assim, você saberá exatamente o desempenho de suas ações nas redes, seus custos reais com essas ações, o que gera mais resultados, mais gastos, etc.

Um modo de fazer isso é customizar uma planilha na qual você, ou alguém do seu time, preencha os dados captados mensalmente. É possível aplicar fórmulas para que, depois do primeiro mês, tudo seja feito de modo mais ágil e automatizado.

5. Oriente suas ações a dados

Como vimos em outro post no blog, o data-driven marketing pode ajudá-lo a obter melhores resultados – inclusive nas mídias sociais.

Ações de marketing orientadas por dados podem trazer uma melhora de até 20% em seu ROI. Isso ocorre também nas mídias sociais. Quando você começa a medir o seu ROI, você começará a ter à disposição uma série de dados. Transforme-os em inteligência, avalie seu significado e, em cima desses dados concretos, tome suas decisões. Suas estratégias de marketing e de mídias sociais só têm a ganhar com isso.

E então, pronto para medir o ROI das mídias sociais? Se precisar de ajuda para isso, lembre-se de que a ROOM33 está disponível para que você possa solucionar todas suas dúvidas sobre ROI! Deixe um comentário ou entre em contato conosco!

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