Como vender imóvel nas redes sociais? 7 dicas infalíveis!

Nos dias atuais, com verbas de marketing mais enxutas e a necessidade de estratégias mais focadas e bem segmentadas para otimização de resultados, a internet alcançou o papel de protagonista. Com um número enorme de pessoas conectadas, o marketing digital tornou-se realidade para o mercado imobiliário. Agora, é fundamental saber como vender imóvel nas redes sociais.

Quer entender como montar uma estratégia de divulgação eficiente nesses canais de comunicação? Neste artigo, elencamos algumas sugestões de ouro. Vamos lá?

1. Faça anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados aparecem entre as postagens na timeline dos usuários de redes sociais, como o Facebook e o Instagram, divulgando os produtos a serem ofertados. Essa é uma ótima estratégia para os corretores que estão iniciando no marketing digital, pois é possível começar com poucos recursos e aumentá-los de acordo com o retorno obtido.

Como esses anúncios são segmentados por público e região, é mais fácil chamar a atenção das pessoas certas. Se os seus anúncios estiverem bem configurados, eles aparecerão apenas para os usuários que têm interesse na compra de imóveis porque já o demonstraram durante sua navegação nas redes sociais.

2. Disponibilize o atendimento direct

Na página do corretor nas redes sociais, é importante disponibilizar um atendimento direct. Esse é um ótimo canal para estreitar o relacionamento com os clientes. Dessa forma, dúvidas e perguntas sobre imóveis são respondidas com rapidez e praticidade.

Além disso, o corretor pode enviar fotos, vídeos ou links com informações sobre os imóveis disponíveis. Contudo, uma boa prática é informar, por meio de uma mensagem eletrônica, o horário de atendimento.

3. Responda às mensagens sempre

Os usuários das redes sociais amam e se sentem valorizados quando as suas mensagens são respondidas. Por isso, o corretor precisa dialogar com os clientes, e o melhor é deixar de lado as respostas automáticas. Evite demorar muito para responder e nunca deixe um cliente sem resposta.

Pelo contrário, aproveite para mostrar que entende as necessidades dele, interaja com animação e apresente soluções personalizadas. Tudo isso revela empatia, ou seja, a habilidade de se colocar no lugar do outro. Assim fica muito mais fácil fechar a venda do imóvel.

4. Segmente o público

Outra dica para vender imóvel nas redes sociais é definir uma persona (representação fictícia do público-alvo) para direcionar os seus anúncios. Em seguida, é possível utilizar ferramentas para segmentar seus prospects.

O Facebook, por exemplo, tem uma funcionalidade chamada “audience insights”, que personaliza a audiência de acordo com o envolvimento na rede social. Também é possível criar manualmente um tipo de público por meio do gerenciador de anúncios do Facebook.

5. Use palavras-chaves

As palavras- chaves são termos usados pelos usuários da internet para encontrar algum tipo de conteúdo nos buscadores. Para entender o que o público-alvo digita quando está procurando por um imóvel, é necessário contar com a ajuda de algumas ferramentas. Uma delas é Ubersuggest que apresenta uma lista de palavras-chaves e termos semelhantes, além de apontar o nível de ranqueamento (classificação) delas. O Google Trends e o Keyword Planner do Google Ads também podem ajudar muito nesse processo.

6. Faça testes

Os testes A/B são muito utilizados no marketing digital para medir o nível de sucesso de uma campanha ou estratégia de divulgação. Digamos, por exemplo, que o corretor tenha produzido um anúncio, mas não tem certeza sobre qual é a melhor imagem ou título para divulgá-lo.

Nesse caso, ele pode fazer alguns anúncios diferentes e testá-los com pouca verba. Após o período de teste, ele impulsiona com investimento maior o anúncio que gerou mais resultado. Também é possível testar o mesmo anúncio para públicos diferentes.

7. Crie uma experiência

Já ouviu falar do marketing de experiência? No geral, esse tipo de estratégia visa envolver o cliente emocionalmente com a marca. A rede social Instagram é ótima para criar uma conexão emocional com o público-alvo. Por meio da função Stories, o corretor pode produzir uma história que fala de um personagem que passa pelos mesmos desafios que os seus clientes.

Quando as redes sociais são usadas estrategicamente, o corretor tem a possibilidade de elevar as suas vendas de imóveis e garantir o seu sucesso profissional.

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