Saiba como sobreviver à crise econômica no mercado imobiliário

Como a sua empresa se adaptou ao cenário de crise econômica causada pela pandemia? Com o avanço do Covid-19, os governos de diversos países, incluindo brasileiros, tomaram medidas restritivas e rigorosas para evitar aglomeração de pessoas e conter a dissiminação do vírus.

Na maioria das cidades, o setor imobiliário e a construção civil não pararam suas atividades, mas estão trabalhando com regras rígidas de segurança mas a visitação aos estandes de vendas diminuíram bastante.

Por conta desse cenário, a quantidade de transações imobiliárias caiu. Ainda que a dificuldade seja passageira, a velocidade da retomada pode ser lenta e, quando acontecer, a dinâmica da venda será diferente. Já é!

Incorporadoras e imobiliárias reagiram rápido para se adaptar aos novos tempos e transformaram seus processos para proporcionar atendimento e até a venda 100% online. Como estão os processos da sua empresa nesse contexto? Conseguiram fazer as mudanças necessárias para vencer a atual crise econômica?

Ainda existem muitas dúvidas em relação ao futuro mas uma coisa é certa, o consumidor pós-Covid será bem diferente, exigirá serviços mais adequados às suas necessidades e é por isso que a maneira de vender imóveis não vai voltar a ser como era. É importante a sua empresa estar preparada para esse “novo normal”.

O que fazer em época de crise econômica?

Por conta das incertezas em relação ao cenário econômico, a quantidade de pessoas dispostas a comprar imóveis nesse momento diminuiu. Por isso, quem trabalha no mercado imobiliário precisa ser muito assertivo e trabalhar com inteligência para entender com profundidade a situação, as necessidades atuais, as dificuldades que as pessoas estão passando e os seus sonhos, que continuam existindo, a fim de conseguir vender para essas pessoas.

Os momentos de crise pedem investimentos mais cautelosos. Portanto, as empresas também devem usar os recursos com mais sabedoria, pois só assim encontrarão as melhores oportunidades e conseguirão conduzi-las através do processo de vendas até o fechamento.

Afim de evitar a exposição ao risco do coronavírus, as pessoas passam mais tempo em casa e, por consequência, na internet. Então, é hora de investir mais nos canais digitais para oferecer uma experiência de compra mais completa aos usuários. Como os clientes estão mais cautelosos e a tomada de decisão tende a se alongar, o momento exige estratégias de relacionamento de médio e longo prazo.

Empresas que não entenderem isso e continuarem focadas apenas em vendas imediatas, provavelmente vão ter resultados negativos.

Como o setor imobiliário pode se preparar?

Proporcionar uma experiência digital completa

As empresas precisam ter tecnologia para oferecer um excelente atendimento através de pontos de contato com os clientes que hoje são omnichannel. As empresas que conseguirem oferecer uma excelente experiência de compra digital são as que vão continuar vivas e fortes no mercado após a crise, Segue abaixo, uma lista de ferramentas que sua estratégia precisa ter:

  • plataformas digitais que gerem informação de inteligência;
  • estratégias de mídia direcionadas por dados para otimizar os investimentos;
  • tour virtual para substituir visitas a plantões;
  • sites rápidos, com informações claras e otimizados para conversão;
  • serviços de documentação online;
  • solicitação e aprovação digital de crédito;
  • assinatura digital de contratos;
  • plataformas de automação de marketing para gerenciamento de leads;
  • plataformas de CRM de vendas para priorizar as melhores oportunidades no funil e monitorar o desempenho das equipes de vendas.

Ter visão estratégica de longo prazo

Como dizia a música: “tudo passa, tudo passará”, inclusive essa crise econômica que estamos vivendo. Por isso, relacione-se também com clientes que têm potencial de compra e que, por algum motivo, não consigam concretizá-la nesse momento.

Quando o momento de incertezas começar a passar, haverá uma demanda reprimida e as empresas que tiverem estratégias de relacionamento e se mantiverem próximas dos seus clientes durante a crise, serão as empresas que serão lembradas e que terão maiores chances de fechar negócios e retomar o crescimento.

Utilizar a metodologia de inbound marketing nesse momento, é a melhor maneira de se manter presente na vida de seus consumidores, uma vez que os investimentos são muito menores do que os utilizados em estratégias de branding ou awareness (reconhecimento de marca).

Entender a mudanças de comportamento e se antecipar às tendências

Como citei acima, a tendência é que as pessoas fiquem mais em casa e essa mudança de comportamento deve permanecer mesmo depois que a crise passar. Isso já está afetando os hábitos de lazer, de consumo, de mídia, etc. Portanto é importante preparar a sua empresa para operar nesse cenário e oferecer uma excelente experiência digital para o consumidor que estará cada vez mais online.

Mas como entender essas transformações e se adaptar a elas?

Existem diversas ferramentas gratuitas e pagas que você e sua equipe de marketing podem utilizar para entender tendências. Essas ferramentas são a bola de cristal que você precisa para prever o comportamento dos consumidores. Segue abaixo uma lista das que consideramos mais importantes e que utilizamos no dia a dia:

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que permite você identificar as pesquisas feitas na internet acerca de um determinado termo. Na ferramenta, é possível visualizar as principais buscas realizadas e também as consultas crescentes sobre qualquer assunto.

No Google Trends você consegue filtrar os resultados por país e estados, período de tempo, categoria e fontes de busca (Google Imagens, Google News, Google Shopping ou YouTube).

SimilarWeb

Com o SimilarWeb é possível analisar dados de tráfego de qualquer site ou aplicativo. Com estas informações é possível realizar um benchmark da concorrência, identificar novos competidores, descobrir novos mercados e mapear tendências.

Eles coletam diariamente 5 bilhões de eventos que são categorizados e higienizados, ou seja, todos os dados considerados ruins ou com problemas são excluídos. Muitas dessas informações são disponibilizadas gratuitamente.

BuzzSumo

BuzzSumo é utilizada para identificar os conteúdos que melhor performaram nas redes sociais sobre um determinado assunto.

O aplicativo mostra os conteúdos com maior número de compartilhamentos gerais e também separados pelas principais redes sociais.

Analisando essas informações, é possível identificar os conteúdos que as pessoas estão mais interessadas no momento.

Keyword.io

A Keyword.io é uma ferramenta que ajuda a descobrir quais são as palavras e termos que as pessoas estão digitando nos principais mecanismos de busca (Google, YouTube, Bing, Amazon e App Store). Outro recurso interessante é a lista de perguntas, ou seja, a ferramenta consegue identificar quais são as questões mais frequentes sobre um determinado tópico.

SEMrush

Com o SEMrush, você pode identificar tendências que ocorrem dentro do seu nicho de mercado e identificar palavras-chave valiosas para sua estratégia de marketing. Ele te mostra quais palavras-chave sua concorrência está usando e como elas são classificadas nos mecanismos de pesquisa.

Hootsuite

Hootsuite é uma ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais que permite que empresas conheçam o mercado em que atuam, o público e os concorrentes.

Identificar tendências, participar de conversas, fazer melhorias em campanhas e estabelecer uma presença na internet são algumas das possibilidades.

Uma empresa que para no tempo, cresce menos e perde espaço para a concorrência. Entenda quais são as ferramentas necessárias para a sua estratégia e comece a testá-las agora mesmo!

Treine e dê suporte para sua equipe de vendas

Nesse momento, sua equipe de vendas deve estar tendo dificuldades para agir sozinha, então ajude-a. Dê o impulso que ela precisa para continuar o trabalho. Os corretores foram muito impactados pela crise e muitos tendem a ficar desmotivados. Se você é um gestor, precisa levantar a moral do seu time.

Realize ações de guerrilha, dê treinamentos, estabeleça metas atingíveis e premie os vendedores que têm boa performance. Disponibilize uma verba para que eles promovam seus próprios anúncios nas redes sociais para buscar novas oportunidades.

Na atual crise econômica, quem demorar a reagir vai ter muita dificuldade de se manter no jogo. Não se sabe ao certo quando a economia voltará a crescer. Para sobreviver à crise em tempos de coronavírus, é essencial ter uma estratégia de marketing digital muito bem definida e orientada por indicadores de performance.

Apenas com processos orientados por dados será possível identificar os gargalos e destravar o que está impedindo a sua equipe de alcançar as metas.

Se precisar de um parceiro estratégico e com muita experiência em marketing imobiliário, entre em contato agora mesmo com a ROOM33 e veja quais são os planos que podemos traçar juntos para que sua empresa saia da crise ainda mais forte.

Esperamos seu contato!

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