Conheça os benefícios do SEO local para sua incorporadora ou imobiliária

Quem atua no segmento imobiliário está sempre em busca de novas formas para atrair a atenção de um público qualificado. Isso significa, principalmente, receber visitas no stand de vendas de pessoas dispostas a comprar um imóvel na região ofertada. Para isso, é importante direcionar a sua comunicação para pessoas que vivem ou frequentam o entorno do produto que está sendo comercializado. É nesse contexto que o SEO local se mostra como uma estratégia bastante eficaz.

Otimizar o seu conteúdo para que ele apareça em destaque nos sites de buscas não é nenhuma novidade. A maioria das empresas já trabalha dessa forma há anos e tem ótimos resultados. No entanto, sempre há novas iniciativas que podem ser testadas para aprimorar o perfil de usuário que chega até o site.

Qualificar o público significa apelar para a faixa de audiência que é interessante para a sua incorporadora ou imobiliária. Com o SEO local, esse resultado se torna palpável.

O que é SEO local?

Você provavelmente já ouviu falar no SEO convencional. É aquele grupo de iniciativas voltado para aprimorar a visibilidade de uma página em sites de pesquisas como o Google, tendo como intenção tornar o conteúdo mais fácil de ser “lido” pelo algoritmo desses mecanismos de buscas. O SEO local é uma ramificação desse trabalho focado na localização do seu lançamento.

Com a evolução da tecnologia, tornou-se possível obter resultados mais relevantes nos sites de buscas dependendo do local em que você está. Isso é ainda mais preciso se o usuário utiliza um smartphone, cuja maioria dos aparelhos tem um GPS embutido que detecta a localização dele. Assim, empreendimentos que estão à venda naquela região acabam aparecendo em maior destaque.

Dessa forma, o SEO local é uma maneira de aumentar a relevância do seu negócio no contexto geográfico usando técnicas de otimização. Envolve um entendimento aprofundado sobre o que o seu público-alvo costuma procurar e como os seus empreendimentos e a sua incorporadora ou imobiliária se encaixam nesse contexto.

Em resumo, uma estratégia de SEO local costuma envolver os passos a seguir:

  • entendimento sobre a jornada de compra do seu consumidor;
  • definição de palavras-chave locais (em vez de “imobiliária”, preferir “imobiliária em São Paulo” ou “lançamento imobiliário em Pinheiros”);
  • adaptação do seu conteúdo para atender à palavras-chave locais;
  • monitoramento dos seus resultados de SEO local;
  • realização de ajustes para aproveitar oportunidades.

Quais os benefícios de utilizar o SEO local em sua incorporadora?

O SEO local é uma poderosa ferramenta para obter tráfego qualificado no site da sua incorporadora ou imobiliária. Envolve um conjunto de iniciativas cujos objetivos são fazer com que as páginas do seu site apareçam para buscas relacionadas ao local onde sua empresa ou seus empreendimentos se localizam e que elas surjam como sugestão para quem está fisicamente pelas imediações.

Quer saber mais? Confira, a seguir, as principais vantagens de trabalhar com o SEO local em sua incorporadora ou imobiliária.

Tráfego no ponto de venda

O seu site pode ser um grande direcionador de visitas para o stand de vendas dos seus produtos ou para a sua imobiliária. O SEO local ajuda muito nisso, aproveitando a capacidade de sites de buscas de oferecer resultados relacionados ao local em que o público está.

Se duas pessoas fazem a mesma pesquisa no Google por uma imobiliária, dependendo do local em que estão, elas terão resultados diferentes, por exemplo. Ao trabalhar com SEO local, você poderá colocar o seu site para pesquisas feitas por quem está por perto do seu negócio e tem mais chances de visitá-lo.

Público qualificado e decidido

Uma pesquisa no Google revela bastante da intenção do usuário. Quem está buscando um imóvel em determinada região, provavelmente já está decidido em relação à localização e, portanto, tem probabilidade de fechar negócio mais rápido do que um mero curioso.

Um dos benefícios do SEO local é poder aparecer e apelar para quem está mais avançado na jornada de compra. Isso fará com que você possa concentrar os seus esforços nas pessoas certas, em vez de investir energia em um público que pode não ter interesse em suas ofertas.

Visibilidade no Google Maps

Quem utiliza o aplicativo Google Maps como GPS tende a ver resultados de empresas com bom SEO local em meio às suas rotas. Isso é bastante vantajoso para que a sua incorporadora ou imobiliária possam impactar quem está em trânsito pela região em que a sua empresa ou empreendimentos se localizam.

Estar presente nesse contexto é muito positivo. Imagine uma pessoa que trabalha em determinada região e que gostaria de morar mais perto do seu emprego e, de repente, indo para o trabalho ele encontra a sua imobiliária ou o seu produto no mapa. Essa é a sua chance de obter algumas visitas altamente qualificadas em seu negócio.

Acesso a dados relevantes

Outro benefício do SEO local é oferecer informações bastante relevantes no momento de levantar seus dados de performance. É possível extrair diagnósticos muito mais estratégicos ao trabalhar dessa forma.

Por exemplo, você pode conferir o quanto determinada busca local conseguiu gerar de visitas ao seu site em relação aos demais. Você também pode experimentar múltiplas abordagens e conferir o desempenho delas.

Presença online relevante

Há muita informação disponível na internet, o que pode sobrecarregar as pessoas que estão em busca de soluções específicas. Ao posicionar a sua empresa no contexto geográfico utilizando o SEO local, torna-se possível contar com uma presença online relevante.

Isso significa que o seu site deixa de ser apenas mais uma imobiliária para ser uma imobiliária em determinada região. Há uma diferença gigantesca na relevância dessas duas alternativas.

Aumento das vendas

Ao atrair mais tráfego qualificado e aumentar a sua visibilidade para buscas relevantes ao usar o SEO local, a tendência é que suas vendas aumentem. Esse é um processo natural decorrente de atingir pessoas mais interessadas no seu negócio.

Isso fará com que o SEO local se torne uma iniciativa de marketing bastante eficaz em sua estratégia. É algo que não tem custo e pode contribuir imensamente para os seus resultados.

Tendo em vista as vantagens que trabalhar com o SEO local pode trazer para a sua empresa, fica nítido o quanto vale a pena atuar dessa forma no seu segmento. Atrair tráfego qualificado é muito mais importante do que simplesmente atingir uma grande base de público, já que garante uma maior taxa de sucesso para as suas vendas. Comece já a planejar a sua estratégia de SEO local e fique de olho em seus resultados.

Quer ajuda para fazer isso? Entre em contato conosco pelo site para conhecer as possibilidades para o seu negócio!

Compartilhar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.