Bill Gates certa vez afirmou que “o modo como você reúne, administra e usa a informação determinará se você vencerá ou perderá no mundo dos negócios”. De fato hoje qualquer negócio precisa de dados para melhorar suas estratégias e realizar tomadas de decisão certeiras, e as ferramentas de marketing digital, como o Google Analytics, oferecem diferentes formas de monitoramento de dados.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que monitora indicadores relacionados ao seu site. Os dados colhidos são demográficos, geográficos e relacionados a métricas como número de visitas, origem do tráfego (busca orgânica, redes sociais, etc.), quais as páginas mais acessadas no site, entre outras. Todos esses relatórios podem oferecer importantes insights sobre a performance de seu conteúdo nas ações de marketing digital.
Confira, a seguir, algumas formas de utilizar o Google Analytics a seu favor e obter bons insights para o seu negócio! Vamos lá?
1. Estabeleça metas de resultados com as opções de metas do Google Analytics
A ferramenta do Google Analytics, além de monitorar os resultados, permite que você crie metas (goals) para diferentes objetivos. Dessa forma, sua empresa pode aplicar os resultados quantitativos que deseja obter com determinada estratégia e acompanhar os resultados de modo muito mais preciso.
Para um e-book gratuito da sua estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser definida uma meta da quantidade de downloads realizados.
Dessa forma, é possível acompanhar as conversões mais de perto e cruzar as metas (atingidas ou não) com as outras informações e métricas do Google Analytics.
As opções de metas que você pode e deve acompanhar pelo Google Analytics são:
- Destino – Defina páginas específicas para serem acessadas como meta. Por exemplo, se você tem um e-commerce, sua meta pode ser atingida quando um visitante acessar a página de confirmação de compra de um produto.
- Duração – Defina um tempo mínimo de permanência em uma ou mais páginas do seu site. A meta será batida quando o tempo de permanência nessas páginas for maior que o tempo estipulado.
- Páginas por sessão – Defina quantas páginas um visitante deve acessar para atingir esta meta. Essa é uma meta para medir o grau de engajamento com seu público.
- Evento – Definimos metas de eventos para medir uma ação específica que queremos que os visitantes do nosso site realizem. São muitas as possibilidades, por exemplo, clicar em um botão, assistir a um vídeo, realizar um download, etc.
Cruzando essas informações com outros dados que o Google Analytics fornece, podemos entender melhor o comportamento dos visitantes no nosso site e se estamos atingidos os objetivos desejados.
2. Combine e aprofunde dados utilizando dimensões personalizadas e secundárias
A princípio, o administrador do site tem no Google Analytics o que chamamos de dimensões primárias. Ali estão os parâmetros principais de análise, como aqueles relacionados às páginas do site e aos dados de campanha, caso alguma ação de mídia paga esteja em andamento.
Cada um desses itens conta com dados como tempo de acesso, número de visitantes, taxa de visitantes que saíram rapidamente do site (bounce rate), etc.
Já as dimensões secundárias permitem uma análise diferenciada, como o tipo de tráfego de uma seção específica do site. Isso permite gerar análises e insights mais aprofundados, tornando as métricas padrões ainda mais ricos e embasados.
3. Realize testes A/B de forma muito mais prática
Quando lançamos uma nova landing page ou fazemos alguma alteração no website com o objetivo de otimizá-lo, a metodologia do teste A/B é uma ótima forma para testar a recepção e adesão dos diferentes perfis de público. No Google Analytics, você pode testar mudanças em seu site de maneira segmentada e com apenas um clique.
A função “Experimentos” do Google Analytics permite que você faça com que seus visitantes acessem, por exemplo, duas versões de landing pages distintas, para analisar qual opção obtém uma taxa de conversão maior. Isso permite que você otimize a sua estratégia e valide hipóteses discutidas entre seu time com muito mais assertividade e potencial de gerar resultados.
4. Integre outras ações de marketing digital ao monitoramento do Google Analytics
Sempre que você fizer campanhas de compras de anúncios e mídia, como Google Adwords e Facebook Ads, deve ter seus investimentos mensurados. Para isso, o próprio Google oferece o serviço gratuito de URL Builder, que permite que você reúna todas as ações realizadas em uma campanha e possa acompanhar sua taxa de conversão e o retorno de investimento gerado.
5. Personalize seu painel de controle
Dependendo do seu negócio ou dos objetivos que a sua ação de marketing pretende alcançar, existem informações que são mais importantes ou prioritárias de serem acompanhadas.
Por isso, ao entrar na sua conta, o Google Analytics permite que você construa seu dashboard (painel de controle) de acordo com as suas necessidades de análise.
Uma loja virtual, por exemplo, pode priorizar a taxa de adesão a uma determinada promoção ou cupom de desconto. Por meio de interfaces criadas pelo Google Analytics e até mesmo soluções prontas de painel de controle criadas por outros usuários, baseadas em diferentes tipos de empresa e objetivos.
Concluindo…
O Google Analytics é uma plataforma de Web Analytics que permite o monitoramento de tráfego e de outras métricas que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. É possível avaliar como seus usuários encontraram seu site na internet, como eles interagem com o seu conteúdo e obter insights para que eles retornem e gerem vendas para seu negócio.
No entanto, sua ampla gama de recursos disponíveis pode confundir um pouco os novos usuários. Com as dicas que compartilhamos hoje, você poderá começar a utilizar já essa ferramenta e descobrir grandes oportunidades para otimização e conversão de clientes para sua empresa.
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