Porque você deveria investir em marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair tráfego para o seu site, construir valor e percepção de marca, gerar conversões de leads e aumentar a receita da sua empresa.

Durante a jornada de compra, os consumidores buscam respostas para as suas perguntas na internet. Por exemplo, uma pessoa que está pensando em comprar um imóvel precisa entender os diferentes tipos de financiamento, como utilizar o FGTS para pagar o imóvel, quanto vai pagar pelo ITBI, etc. Se você cria conteúdo para responder a essas dúvidas, você será encontrado de maneira orgânica (sem precisar pagar por isso) pelas pessoas que precisam do seu serviço ou produto.

Neste post vou mostrar porque você e sua empresa deveriam investir mais em marketing de conteúdo e qual é o valor de investimento adequado e sustentável para sua estratégia. Confira!

 

Investir em marketing de conteúdo para identificar oportunidades de crescimento e resultados

É difícil prever o exato retorno do investimento de uma campanha de marketing de conteúdo. Mas é perfeitamente possível mensurar os seus resultados a partir de diferentes contextos. Vamos a eles.

Visibilidade de marca e reputação

Ao publicar e compartilhar seu conteúdo em diferentes canais digitais, você dá visibilidade para a sua marca. E quanto mais o seu conteúdo é lido e compartilhado, mais pessoas serão atraídas pela sua marca.

Com uma estratégia bem planejada e conteúdo de qualidade, os leitores passam a enxergar a marca como autoridade, o que pode aumentar suas taxas de conversão.

Atração de tráfego orgânico

Dependendo do objetivo e das táticas definidas para o seu marketing de conteúdo, é possível atrair tráfego orgânico para o seu site por meio de práticas de SEO (otimização do posicionamento de conteúdo nas ferramentas de busca), links, e-mail marketing, redes sociais da empresa e diversos outros canais.

Retenção de cliente

Lembre-se, adquirir um novo cliente ou um novo lead pode custar de 6 a 7 vezes mais do que manter um cliente ou lead que já está na sua base de contatos. Em marketing de conteúdo, pessoas que gostam do seu conteúdo ficarão mais tempo em seu site e passarão a visitá-lo com mais frequência, o que favorece a retenção e o aumento na taxa de conversão.

Além disso, as pessoas que tiverem uma boa experiência de compra com a sua empresa, provavelmente vai indicá-la para amigos e familiares.

Potencial de conversão direta

Dentro de seu conteúdo podem ser inseridas estratégias (CTAs, links para outros materiais e publicações) que podem aumentar sua taxa de conversão.

 

Investir em marketing de conteúdo exige inteligência e adaptação

Um erro comum de empresas que estão começando a investir em marketing de conteúdo é iniciar sua estratégia sem saber qual é o investimento ideal ou que decisões devem ser tomadas.

O processo de produção de conteúdo e de seu uso como estratégia de marketing exige coleta de informação e aperfeiçoamento contínuo com foco em resultados. Dessa forma, é mais indicado começar investindo menos e ir aumentando a operação de forma eficiente e gradual, embasado em testes e resultados – lembre-se, em marketing digital, muitas ações podem gerar métricas em tempo real, o que permite a realização de testes e de adaptações em suas campanhas com muita agilidade e otimização de verba.

Outro risco que impacta negativamente a efetividade de um bom marketing de conteúdo é manter-se na zona de conforto ao produzir e comunicar esse conteúdo aos potenciais clientes. É preciso acompanhar os dados e as informações e fazer com que a estratégia de marketing de conteúdo seja flexível e permita ser adaptada à ação.

 

Os benefícios de investir em marketing de conteúdo acontecem em médio e longo prazo

Resultados de marketing de conteúdo tendem a seguir uma curva ascendente. No começo, ele pode demorar um pouco para ter tração e começar a demonstrar resultados. Pode até parecer que não haverá um grande retorno do investimento realizado. No entanto, com consistência e construindo uma reputação de marca com seu público, a taxa de ROI tende a crescer à medida que se investe mais recurso e energia na campanha.

O mais interessante, é que você deixa de ser tão dependente de mídia paga. Quando você investe apenas em mídia paga, ao parar o investimento sua marca desaparece, ao contrário do marketing de conteúdo, pois quando seu conteúdo é indexado ao Google ele vai ser sempre encontrado quando alguém fizer uma busca pelas palavras-chave trabalhadas em sua estratégia.

É inteligente começar pequeno, construir a partir do desenvolvimento da estratégia e, acima de tudo, ser paciente. Leva um tempo até que seu conteúdo seja indexado pelo Google e por isso, a estratégia de marketing de conteúdo não é implementada para resolver problemas imediatos e gerar receita no curto prazo, e sim para ser uma força sólida da empresa em médio e longo prazo.

O ideal é que sua estratégia de marketing de conteúdo seja implementada em paralelo a sua estratégia de mídia paga e conforme a primeira comece a mostrar cada vez mais resultados, você comece a diminuir gradualmente o investimento em mídia paga.

 

Equilibrando quantidade e qualidade de conteúdo

Seguir uma estratégia priorizando volume de produção acima da qualidade raramente gera resultados concretos em marketing de conteúdo.

Ao investir em marketing de conteúdo, qualidade conta muito mais do que a quantidade. Vale mais a pena investir em uma quantidade menor de blog posts excepcionais do que escolher um caminho mais fácil e gerar dezenas de posts de baixa qualidade, por exemplo. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ter uma quantidade que possa atrair a atenção e gerar movimento para seus canais, especialmente no início da execução de uma campanha.

Quantidade e qualidade são dois fatores que exigirão um investimento mínimo. Um ou dois posts por semana, por exemplo, é positivo enquanto a qualidade não for sacrificada. Conhecer o seu público também ajuda a definir o ritmo e a programação de suas ações de conteúdo.

Investir em marketing de conteúdo pode atrair e qualificar seu público e gerar um valor para sua marca que nenhuma outra estratégia poderia alcançar.

No entanto, é preciso medir os investimentos para que seja possível produzir conteúdo de qualidade, manter o investimento mesmo com um ROI baixo em início de implementação da campanha e investir mais à medida que a taxa de retorno desse investimento começar a ser mais favorável.

 

Se você tem alguma dúvida ou quer começar a investir em marketing de conteúdo, deixe um comentário ou entre em contato com a ROOM33!

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