Você já teve a sensação de estar “sendo seguido” por uma oferta na internet? Você já visitou o site de alguma marca e, de repente, essa marca começou a aparecer em suas redes sociais, em anúncios, banners, etc., insistindo para que você fizesse negócios com ela? Isso ocorre graças ao remarketing. No entanto, apesar dos benefícios claros dessa ferramenta, muitos empreendedores ainda não sabem bem como usar remarketing no seu negócio.
De modo objetivo, em uma ação digital de mídia paga, o remarketing pode ser empregado como uma forma de reconectar a atenção de uma pessoa que visitou o seu site ou dar continuidade ao contato com um lead.
Para ajudá-lo a gerar resultados com essa técnica, no post de hoje você encontrará dicas de como usar remarketing a favor de suas campanhas e entenderá a importância dessa ferramenta para a otimização de resultados em marketing digital. Confira!
O conceito de remarketing
O remarketing, também chamado de retargeting fora dos serviços de mídia paga do Google, trata-se justamente do que os termos sugerem: um resgate de uma ação de marketing ou de um target (um potencial cliente).
A partir do histórico de visita de uma pessoa a seu conteúdo, site ou demais ações digitais, o remarketing expõe a essa pessoa uma nova publicidade, mas com base nessas informações e interações realizadas anteriormente.
A prática do remarketing é de grande relevância para uma estratégia de marketing digital, como você verá com mais detalhes a seguir.
O papel estratégico do remarketing
Provavelmente, você já foi impactado por campanhas de remarketing. Por exemplo, depois de ter feito uma pesquisa por algum produto em uma loja virtual, você continuou sendo impactado por publicidade em outros sites e redes sociais tentando convencê-lo a efetuar a compra que ainda não realizou.
O objetivo estratégico do remarketing é de entender o interesse do público para personalizar a propaganda, ou seja, você direciona a sua comunicação para pessoas que demonstraram interesse por sua marca, mas que provavelmente ainda não compraram, aumentando assim suas taxas de conversão.
Um dado do próprio blog do Google AdWords reforça esse papel do remarketing. Conforme essa informação, 97% dos visitantes de um site não são convertidos para leads (contatos) na primeira visita. Em vendas complexas, a conversão é ainda menor.
O remarketing bem estruturado pode ter um papel estratégico de impulsionar conversões em diferentes etapas do processo da jornada de compra do visitante. Dentre essas etapas podem ser destacadas as seguintes:
- Consciência – O usuário busca informação a respeito do assunto, sem ter necessariamente a intenção de comprar.
- Consideração – O visitante do seu site já tem o conhecimento do produto ou serviço que precisa e está considerando efetuar a compra. Isso pode se manifestar pela comparação de preços, busca por resenhas de usuários na página, etc.
- Compra – O ato de compra em si.
- Fidelização – Momento pós-compra, no qual o cliente volta a fazer parte do ciclo de novas conversões.
O funcionamento por trás de como usar remarketing
Existem ferramentas de remarketing nos grandes serviços de publicidade paga digital, os mais comuns são o Google Adwords e o Facebook Ads. Além desses, existem serviços mais focados em remarketing que realizam parcerias com o próprio Facebook, como é o caso do Adroll e do Perfect Audience, por exemplo.
É importante saber como usar remarketing entendendo seus mecanismos de funcionamento. Para “rastrear” a navegação das pessoas na internet e conseguir entender comportamento e interesse ou mostrar publicidade para elas em outros sites, uma estratégia muito comum é instalar cookies no computador das pessoas que visitam o seu site. Através desses cookies, conseguimos “seguir” essas pessoas enquanto navegam pela internet.
Imagine uma pessoa que tem interesse por comprar um produto, mas ainda não está no momento de compra. Ela pode pesquisar por esse produto no seu e-commerce, mas se decidir pela compra no mês seguinte e converter na loja virtual do seu concorrente. Se você utilizar a estratégia de remarketing e continuar mostrando propaganda para esse potencial cliente, as chances de que ele lembre da sua loja na hora que for realizar a compra aumentam muito.
Outra estratégia muito eficiente para aumentar suas conversões, é produzir conteúdo relevante que auxilie seus potenciais clientes durante a jornada de compra deles. Por exemplo, ao invés de ficar mostrando publicidade para uma pessoa que está pensando em comprar um curso na sua instituição de ensino, divulgue materiais educativos (ebooks) que vão convencer o seu público de que os cursos que você oferece podem ajudá-lo a alavancar a sua carreira. É uma maneira de mostrar que você tem a solução para um problema dele e manter a sua marca na memória.
A partir das métricas e informações de hábitos de consumo do seu target, sua ferramenta de remarketing é aproveitada sem saturar o seu público e com a segmentação e a abordagem ideais você vai conseguir trazer o lead de volta para o seu funil de vendas.
Assim, para ser efetivo e melhorar os resultados das suas campanhas, você não deve bombardear seus leads com mensagens repetitivas em excesso – o recomendado é que não haja mais do que dez visualizações por pessoa.
Outra dica de como usar remarketing adequadamente, é que os anúncios sempre direcionem seu cliente para uma página específica, com conteúdo relacionado ao produto que ele manifestou interesse (e não lincado a uma página genérica de seu site).
Considerações finais sobre como usar o remarketing
Ao investir em uma ação de remarketing, você estará fazendo com que sua compra de mídia digital paga gere maior retorno de investimento. Afinal, você estará lidando diretamente com um público que interagiu com sua marca, demonstrando interesse por ela!
Utilizando os gatilhos certos para reimpactar as pessoas que já demonstraram interesse por seu produto ou serviço, aumentam muito suas chances de realizar novas conversões.
Gostaria de saber mais sobre como usar remarketing para melhorar os resultados das suas campanhas e como integrá-las a suas estratégias gerais de marketing digital? Deixe um comentário ou entre em contato com a ROOM33!
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