Você já deve ter ouvido falar de “CRM” e “Plataforma de Automação de Marketing”. Mas você sabe o que eles realmente significam?
Por que essas ferramentas são tão citadas? Qual a função de cada uma delas? Será que uma dispensa a outra?
Se você já se fez algumas dessas perguntas, seus problemas acabaram. A partir de agora, vamos explicar:
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O que são CRMs e Plataformas de Automação de Marketing;
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Por que é importante ter as duas ferramentas bem integradas;
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Como realizar essa integração;
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Por que é importante treinar a sua equipe para lidar com as duas.
Aproveite as informações e, em caso de dúvidas, não hesite em deixar as suas perguntas na área de comentários.
Plataforma de Automação de marketing e CRM: dando nomes aos bois
Com a chegada do conceito de Inbound Sales, em que o modelo de vendas se torna muito mais consultivo e o marketing participa muito mais da jornada de compra do cliente, a gestão de leads e clientes está mais complexa, portanto é fundamental para as equipes de marketing e vendas trabalharem com ferramentas apropriadas.
Em meio a tantos termos técnicos, pode ser desanimador pesquisar a fundo soluções inteligentes de Marketing Digital para aumentar as vendas de sua empresa. Mas ao contrário do que parece, entender o que são CRMs e Plataformas de Automação é mais simples do que parece.
O que é Plataforma de Automação de Marketing e para que serve
É a ferramenta que a equipe de marketing utiliza para realizar o processo de nutrição e qualificação dos leads e fazer análise de resultados para as estratégias de Inbound Marketing durante a jornada de compra dos consumidores.
A automação possibilita entender o perfil e interesse de cada lead com o objetivo de personalizar ações de relacionamento.
Podemos citar como as principais funções de uma Plataforma de Automação de Marketing:
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Monitoramento e gestão de leads;
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Criação de Landing Pages;
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Criação de campanhas de E-mail Marketing;
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Otimização do site para sistemas de buscas (SEO);
- Análise e planejamento de todas as funcionalidades anteriores.
Principais vantagens de uma Plataforma de Automação de Marketing:
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Aumento do número de vendas;
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Retenção de clientes;
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Diminuição do custo de aquisição de clientes;
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Facilita e acelera a implementação das ações de relacionamento.
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Utiliza apenas uma ferramenta para realizar muitas funções, sem precisar ficar trocando de plataforma.
CRM (Customer Relationship Management)
É a ferramenta que registra, organiza e gerencia todos os pontos de contato com clientes ou potenciais clientes da empresa. Ela deve ser utilizada apenas para trabalhar os leads já qualificados pelo Marketing, ajudando a equipe de vendas a ter controle da sua gestão de leads e clientes.
Através do CRM, o time de vendas pode adicionar notas e comentários relevantes sobre o processo de vendas, documentar todas as atividades, utilizar alertas para lembrar de tarefas a serem cumpridas, inserir previsão de recebimento de valores, detalhes sobre os produtos oferecidos, etc.
Podemos citar como as principais funções de um CRM:
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Gestão de contatos e conversas;
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Organização de tarefas dos vendedores;
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Registro de processos;
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Análise de indicadores e metas de vendas.
Em outras palavras, enquanto a Plataforma de Automação de Marketing atrai e qualifica os potenciais clientes (leads), o CRM trabalha os leads já qualificados, o que ajuda a equipe de vendas a “fechar mais negócios”.
Já tenho um CRM, será que preciso de uma Plataforma de Automação (ou vice-versa)?
Sim.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas uma ferramenta consegue suprir todas as necessidades, contar com o CRM e Plataforma de Automação (devidamente integradas) pode definitivamente determinar o fracasso ou sucesso de sua estratégia de marketing.
A razão é bem simples: se a empresa não possuir uma Plataforma de Automação para qualificar os leads para a venda, ela perderá tempo e dinheiro se relacionando com pessoas que não possuem perfil ou interesse em comprar (ou contratar) aquilo que está sendo vendido. Se não possuir um CRM, a equipe vai ter dificuldades para fazer a gestão dos clientes que já estão no processo final de compra.
Integração entre CRM e Plataforma de Automação de Marketing
Devido a enorme importância em se ter as duas ferramentas para gerar resultados nas empresas, atualmente todas as Plataformas de Automação de Marketing e CRMs podem ser facilmente integradas.
Porém, como existem várias opções disponíveis no mercado, não existe um “passo a passo padrão” que funcionará em todas as ferramentas.
O mais recomendado é sempre entrar em contato com o Suporte Técnico da Plataforma de Automação e solicitar as instruções para realizar a integração – algumas empresas, inclusive, fazem a integração como parte do serviço contratado.
Além da integração “técnica”, o gestor também precisa estar atento ao treinamento adequado das equipes de Marketing e Vendas. Afinal, elas serão as responsáveis por usar as ferramentas e o bom funcionamento do processo depende, não somente de como utilizar as ferramentas na prática, mas também no entendimento da importância de cada uma para o sucesso da empresa.
Como realizar esse treinamento? Mostrar este artigo pode ser um excelente primeiro passo! Mas é importante que sua empresa tenha apoio de um especialista para o ajudar a fazer um planejamento e a implementação do projeto.
Dúvidas? Entre em contato com nossos consultores agora mesmo. Somos especializados em Marketing Digital e podemos auxiliar em todo o processo para que a sua estratégia seja a mais eficiente possível.
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