O marketing digital oferece diversas ferramentas que podem te ajudar a atrair visitantes, convertê-los em leads, se relacionar com eles e vender mais imóveis. Cabe a você montar a estratégia de marketing digital imobiliário que mais traga retorno de investimento (ROI) e a melhor maneira de descobrir é testando.
Para te ajudar a analisar quais ferramentas usar para gerar resultados pela internet, nesse post você pode comparar os prós e contras de cada uma e escolher as que mais se adaptam à sua estratégia de vendas
Ferramentas de marketing digital imobiliário
Produção de Conteúdo
Pontos fortes
- Custo fixo. Você consegue prever o investimento a longo prazo
- Gera tráfego orgânico através de pesquisas realizadas pelas pessoas em buscadores como o Google, e assim, você não fica tão dependente de mídia paga para gerar tráfego para o seu site.
- Ao gerar conteúdo relevante você se torna referência no assunto e por conta disso transmite credibilidade e fortalece sua marca.
- Resultado perene, ou seja, uma vez bem rankeado no Google por ter conteúdo on-line relevante, você vai sempre aparecer na busca orgânica, diferente da mídia paga que quando você para de pagar, desaparece.
Pontos fracos
- Produção de conteúdo original necessita de dedicação e tempo
- Retorno em médio e longo prazo
SEO
Pontos fortes
- Não ficar dependente de mídia paga para trazer audiência para o seu site
- SEO ajuda a gerar vendas recorrentes através de tráfego não pago
Pontos fracos
- Os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligentes e para rankear bem hoje em dia, é necessário um trabalho minucioso e muita dedicação
- Retorno em médio e longo prazo
Google Adwords (Rede de pesquisa)
Pontos fortes
- Atrair demanda imediata
- Google Adwords traz resultados rápidos
- Segmentação de público bastante apurada para você otimizar seu investimento
- É possível segmentar a mídia por geolocalização
- Otimização de campanha em real time
Pontos fracos
- Ter que pagar pelo tráfego
- É uma das ferramentas mais concorridas
Facebook Ads
Pontos fortes
- Facebook Ads tem forte poder de atração
- Maior rede social com muito alcance
- É possível ter resultados concretos com baixo investimento
- Segmentação de público bastante apurada para você otimizar seu investimento
- É possível segmentar a mídia por geolocalização
- Otimização de campanha em real time
- Na minha opinião, uma das melhores e mais baratas ferramentas pagas para atrair seu público de interesse de maneira bastante assertiva
Pontos fracos
- Necessidade de realizar muitos testes para que cada campanha alcance todo seu potencial
Redes Sociais
Pontos fortes
- Redes Sociais são ótima fonte de tráfego orgânico, ou seja, sem custo
- Construção de marca e autoridade
- Gerar alcance e compartilhamento dos seus conteúdos
Pontos fracos
- Um trabalho de qualidade em redes sociais exige dedicação e tempo
- Necessidade de produção de conteúdo de alta qualidade para ganhar relevância
- O Facebook tem restringido muito o alcance orgânico de páginas de marcas
- Resultado orgânico vem a longo prazo
- As regras para as Redes Sociais mudam frequentemente e, portanto, o planejamento tem que ser constantemente repensado
Portais Imobiliários: (ZapImóveis, VivaReal…)
Pontos fortes
- Principal ferramenta de busca ativa de imóveis
- Captar demanda rapidamente
Pontos fracos
- Muita concorrência
- Valor de aquisição de leads é alto
E-mail Marketing
Pontos fortes
- Um mailing bem construído e bem trabalhado é o maior ativo que sua empresa pode ter
- Melhor maneira de manter um relacionamento com a sua audiência enviando conteúdo informativo de acordo com o seu perfil e momento de compra
- Baixo custo
- Existe uma forte tendência do e-mail marketing voltar a ser mais utilizado também fora do ambiente corporativo
Pontos fracos
- Existe muita gente utilizando e-mail marketing de maneira errada, comprando mailing e enviando e-mails fora de contexto para um público que não deu permissão (spam)
- Alto índice de rejeição devido a prática de spam ser muito alta
Remarketing no Facebook
Pontos fortes
- Direcionar mídia para as pessoas que visitaram seu site recentemente
- Prospectar clientes que já conhecem sua marca e que demonstraram interesse
- Se relacionar enviando conteúdo útil e ofertas para esse público
Pontos fracos
- O custo para anunciar para a sua audiência tem aumentado com a popularização da ferramenta
Remarketing (Google Adwords – Display)
Pontos fortes
- Direcionar mídia para as pessoas que visitaram seu site recentemente
- Prospectar clientes que já conhecem sua marca e que demonstraram interesse
- Se relacionar enviando conteúdo útil e ofertas para esse público
Pontos fracos
- Necessário muito conhecimento técnico para atingir bons resultados
Se quiser entender mais sobre marketing imobiliário, fiz outro post que você vai gostar: Marketing Imobiliário: O seu novo papel no processo de vendas.
Espero que esse artigo te ajude a escolher as melhores ferramentas de marketing digital imobiliário. Se precisar de uma mãozinha terei enorme prazer em bater um papo e te ajudar a decidir. Pode me mandar um e-mail ou deixar seus comentários aí embaixo.
Me conte quais ferramentas de marketing digital imobiliário você já utiliza e o que tem gerado melhores resultados e mais retorno de investimento. Quero muito saber 😉
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