Personalização de conteúdo: por que é importante no setor imobiliário?

Faça uma pesquisa no Google e ele entregará um grande número de resultados. Engana-se quem acredita que, para aparecer nas primeiras páginas de busca, precisa ter uma quantidade grande de conteúdos e, por conta disso, preza menos pela qualidade e desenvolve conteúdos rasos e genéricos. Apenas isso não é suficiente, é necessário trabalhar a personalização de conteúdo para atender às diferentes necessidades dos consumidores.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a importância e como fazer a personalização de conteúdo. Quer saber mais? Então, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

Qual é a importância da personalização de conteúdo?

A Internet é uma ferramenta importante em nossa rotina. É por meio dela que as pessoas realizam as mais diversas buscas, conhecem produtos e serviços, avaliam a qualidade do que vão comprar ou contratar, comparam preços, dentre outros processos. Dessa forma, as buscas na web se tornaram essenciais na decisão de compra.

O mercado já entendeu esse novo comportamento do consumidor e, por isso, vem alimentando a Internet com diversos tipos de conteúdo. Assim, para uma empresa chamar atenção das pessoas e se destacar em meio à concorrência, precisa desenvolver materiais de qualidade e que solucionem dúvidas e necessidades específicas dos diferentes tipos de clientes.

Quais os resultados gerados pela personalização de conteúdo?

A personalização de conteúdo gera inúmeras vantagens para as empresas, contribuindo de maneira determinante para o desenvolvimento do negócio. Vejamos algumas delas:

  • Atração de novos clientes;
  • Fidelização de consumidores;
  • Captar pessoas que estão em diferentes momentos da jornada de compra;
  • Gerar interesse e despertar desejo;
  • Aumentar a visibilidade da marca e de seus canais de comunicação;
  • Construir relacionamentos mais próximos com o público-alvo;
  • Ampliar as métricas de sucesso do website, como conversões, tempo de permanência no site e pageviews;
  • Dentre outros benefícios.

Como fazer a personalização de conteúdo para empresas do setor imobiliário?

A jornada de compra é utilizada para orientar as campanhas de aquisição de clientes na Internet. Ela é composta por algumas etapas e, em cada uma delas, é necessário produzir um determinado tipo de conteúdo para que possa levar o consumidor ao momento seguinte. São elas:

  • Atração: a pessoa tem dúvidas, desejos ou necessidades e o seu conteúdo vai oferecer uma resposta, solução ou caminho que ela possa seguir;
  • Nutrição de lead: esse estágio acontece depois que a pessoa já teve contato com algum conteúdo seu e gostou do que leu. Ela assina a sua newsletter ou canal de comunicação, então, você envia outros materiais de interesse e que auxiliem a suprir ainda mais as necessidades dessa pessoa;
  • Consideração: nesse estágio, a pessoa já recebe seus conteúdos há algum tempo e isso têm ajudado a pessoa e ela passa a conhecer a sua marca, entende você como autoridade de mercado e cogita comprar em sua mão;
  • Venda: após todas essas etapas, você apresenta a sua empresa como a melhor opção para o cliente e fecha o negócio.

Para que possa transitar por todas essas etapas da jornada de compra, é preciso trabalhar a personalização do conteúdo. A seguir, explicamos o que fazer. Confira!

Conhecer a persona

A melhor forma de se comunicar com pessoas é conhecendo-as bem. Sem isso, certamente cometerá falhas e não conseguirá atender aos seus objetivos. Procure entender quais as necessidades delas, o que desejam, o que procuram, o que consomem e qual tipo de conteúdo preferem.

Mapear a jornada de compra do cliente

Clientes com diferentes perfis e em diferentes momentos da jornada de compra se interessam por assuntos diferentes. Por isso, é muito importante mapear a jornada de compra das suas personas e utilizar essa informação para planejar a produção e divulgação do seu conteúdo.

Oferecer conteúdos para cada etapa da jornada de compra

Não basta conhecer o seu consumidor e entender qual é a jornada de compra dele, é preciso produzir conteúdos específicos para cada uma das etapas da jornada de compra. Lembre-se que um artigo deve direcionar o seu lead cada vez mais para baixo do seu funil de vendas e isso só acontecerá se você enviar as informações certas, na hora certa.

Pessoas que estão começando agora a pesquisa por imóveis costumam ter dúvidas mais genéricas, como o que levar em conta na hora de escolher a localização, que tipo de imóvel buscar, como se planejar financeiramente para comprar, etc.

As pessoas que estão mais adiantadas na jornada de compra, geralmente já têm as questões acima resolvidas, nesse momento elas estão mais interessadas em assuntos do tipo: como conseguir crédito imobiliário, taxas de financiamento em diferentes bancos, decoração, começam a comparar os imóveis de interesse pesando prós e contras, etc.

Já as pessoas mais próximas do momento de compra se preocupam com assuntos bem mais específicos e burocráticos, como: contrato, documentação, reformas, etc.

Como vimos, a personalização de conteúdo é essencial para que possa despertar o interesse de consumidores em potencial e, com isso, gerar mais engajamento. Com um planejamento bem elaborado, é possível desenvolver materiais que sejam interessantes para os clientes que estão em diferentes momentos da jornada de compras.

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