Quando um incorporador ou diretor de imobiliária me pergunta o que fazer para melhorar a estratégia de marketing digital, as primeiras perguntas que eu faço são: você tem um blog? Você produz conteúdo? E explico que ter um blog imobiliário é uma forma de atrair sua audiência de maneira orgânica, sem depender somente de mídia paga.
O problema de ficar tão dependente de mídia paga é que, quando você diminui o investimento em mídia, sua marca desaparece. Na estratégia de marketing de conteúdo, uma vez que seus artigos e vídeos estão disponíveis na Internet, eles serão sempre encontrados. É um investimento perene.
Além disso, diferente da publicidade paga, um blog imobiliário tem potencial de atrair uma audiência mais propensa a interagir com a sua marca – afinal, essas pessoas encontraram, no blog da sua empresa, uma boa resposta para uma dúvida que elas tinham durante uma busca na Internet, ou seja, elas sabem que você tem conteúdo relevante e soluções que podem ajudar a resolver seus problemas.
Continue lendo e entenda por que ter um blog imobiliário pode ser uma solução importante para gerar mais resultados em sua estratégia de marketing digital!
Blog imobiliário e a jornada de compra do cliente de imóveis
O ramo imobiliário foi um dos que mais foram impactados com a popularização da Internet e de suas ferramentas de marketing digital.
Há alguns anos, a base das estratégias de marketing das empresas desse segmento eram os meios tradicionais e off-line (como anúncios em jornais). Atualmente, os canais on-line passaram a ganhar destaque, uma vez que já fazem parte da maior parte do processo de decisão dos clientes desse setor.
O processo de busca do consumidor de imóveis no meio digital parte cada vez mais da demanda por informações de forma ágil e conveniente. O uso dos dispositivos móveis contribuiu para esse comportamento. Conforme artigo divulgado pela BBC Brasil, se seu consumidor utiliza um smartphone para pesquisar algo, a chance de que ele realize uma compra é 50% maior.
A etapa de busca por informações já é prioritária na jornada de compra do consumidor. Por isso, um blog imobiliário ganha esse caráter estratégico. Entender as dúvidas do consumidor e publicar conteúdo sobre isso em um blog, aumenta as chances de atrair naturalmente possíveis clientes.
O comprador de imóveis não busca apenas por anúncios e ofertas, ele tem muitas dúvidas que precisam ser sanadas antes de fechar negócio. Ele vai precisar entender como conseguir crédito no banco, saber sobre taxas e impostos, documentação, etc.
Seu cliente está procurando por esse tipo de conteúdo na Internet. Existe um tráfego gigante na Internet por termos relacionados às dúvidas dos compradores de imóveis na Internet e se a sua empresa tiver conteúdo que responda a essas dúvidas, o seu site será encontrado de maneira orgânica, atraindo público sem precisar pagar por isso.
Dê uma olhada na imagem abaixo para ver a quantidade de buscas mensais no Google por alguns termos relevantes para o comprador de imóveis.
Sua incorporadora ou imobiliária não só deve focar em oferecer um bom serviço, como também pode ser referência de informação de credibilidade em seu segmento.
Quando se trabalha com um blog imobiliário, sua empresa cria um canal de interação com possíveis clientes e gera leads mais qualificados que a mídia paga e mais propensos a interagir com a sua empresa.
Quando um lead se interessa por seus conteúdos, você consegue rastrear sua navegação no seu blog, entender seu perfil, seus interesses, seu momento de compra e, assim, você terá uma grande oportunidade de se relacionar com ele de maneira mais personalizada e certeira.
Atenção ao SEO e a palavras-chave de cauda longa
Para que um blog imobiliário consiga atrair tráfego e atingir a audiência ideal, é necessário ter uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Uma pesquisa pelas palavras-chave mais buscadas e com baixa concorrência é a primeira coisa a ser feita.
Porém, termos muito comuns, muito genéricos ou com grande volume de busca costumam ser mais difíceis para fazer um blog se destacar organicamente, porque esses termos são muito concorridos, ou seja, existem muitos sites utilizando as mesmas palavras-chave tentando aparecer na primeira página do Google.
Uma estratégia que sempre utilizo para a prática de SEO é utilizar palavras-chaves de cauda longa, isto é, termos mais específicos e menos concorridos.
Um termo mais específico, como “apartamento de 3 dormitórios com varanda próximo ao centro”, por exemplo, além de ser um termo muito menos concorrido do que a palavra-chave “apartamento de 3 dormitórios”, indica que a pessoa que está buscando por esse termo mais específico, já tem consciência sobre o produto que quer comprar e, portanto, deve estar mais próxima do momento de compra.
O SEO é de grande importância para sua estratégia de marketing digital. Afinal, 75% das buscas feitas no Google são encontradas na primeira página, ou seja, geralmente os usuários não chegam até a segunda página do Google, então, estar presente entre as primeiras respostas tem que ser a sua meta.
É essencial fazer um bom planejamento de palavras-chave que, somadas a um conteúdo de qualidade, vão colocar o seu site em uma posição de destaque na busca orgânica.
Um blog imobiliário demanda conteúdo de qualidade
Entenda que, o Google busca sempre colocar as melhores respostas na primeira página, portanto, para fazer parte das primeiras posições de busca, seu conteúdo precisa ser relevante e ter qualidade.
Ao administrar o projeto de um blog imobiliário, é preciso ter em mente que conteúdos podem sempre ser revistos e complementados à medida que novas informações surgem. A grande vantagem em criar um canal digital que atraia sua audiência é a possibilidade de trabalhar com o conteúdo de forma dinâmica.
Seu conteúdo deve ser útil, confiável e completo para gerar credibilidade para seu blog e, por consequência, gerar boas taxas de conversão. Acredite: isso trará resultados! Para 84% dos compradores de imóveis participantes da pesquisa Annual Real Estate Trends Report, esse tipo de cuidado é fator essencial quando buscam conteúdos sobre o mercado imobiliário.
E quando falamos em conteúdo, não é apenas a parte textual que demanda atenção. Publicar em seu blog imagens de qualidade e com boa resolução, também é essencial para atrair o olhar e o interesse dos seus leads.
Convertendo visitantes do seu blog em leads
O objetivo do seu blog, além de atrair pessoas interessadas em comprar imóveis através de conteúdo, é transformar esses visitantes em leads, ou seja, fazer com que as pessoas que visitam seu blog se cadastrem para receber mais informações.
Quando uma pessoa dá o seu e-mail em troca de mais informações, ela está dando permissão para a sua empresa se relacionar com ela no futuro. Esse é o primeiro passo para iniciar um processo de vendas através de relacionamento.
Esse processo é importante porque a jornada de compra do consumidor de imóveis é longa e pode demorar mais de um ano. Por isso, é importante que, além de ter um blog imobiliário, sua empresa também tenha uma estratégia para se relacionar com esses leads para mantê-los próximos até o momento da compra.
Dessa maneira, sua marca fica na lembrança do consumidor até o momento de decisão. Escrevi um post que explica como fazer nutrição de leads para qualificá-los para venda. Te aconselho ler agora mesmo!
Divulgue seu blog imobiliário nas redes sociais
Utilize as redes sociais para gerar tráfego para o seu blog. Sempre que publicar um novo artigo no blog, faça uma chamada nas redes sociais convidando as pessoas para lê-lo e impulsione esse post.
A interatividade em uma campanha de marketing digital torna-se mais consistente quando todos os canais estão alinhados e com uma comunicação padronizada e bem estruturada. Isso é especialmente importante durante a divulgação do blog imobiliário da sua empresa. Aproveite a linguagem das diferentes mídias sociais e suas opções de segmentação para maior eficiência.
As redes sociais são ótimos canais para divulgação do seu blog.
Considerações finais
Não me entenda mal! Eu não quero dizer, nesse post, que mídia paga não é importante. Ela é muito importante sim, principalmente se o seu site ainda não tem relevância perante o Google. O que eu quero dizer é que o tráfego orgânico gerado através de marketing de conteúdo agrega maior valor no longo prazo.
Para conquistar relevância, o seu blog precisa de conteúdo de qualidade. Quando me perguntam sobre quantidade, eu costumo sugerir que dois artigos novos por semana é um bom começo. Um artigo novo todo dia é excelente! Porém, é importante entender o seu limite para produzir conteúdo de alta qualidade. Entre uma grande quantidade de conteúdos medianos e uma quantidade menor de conteúdos de qualidade, opte sempre pela qualidade.
Ter um blog imobiliário vai gerar tráfego orgânico e se seu conteúdo for realmente interessante, você vai gerar leads mais qualificados do que com mídia paga. Acredite, isso funciona! Se não estivesse funcionando para mim, eu não estaria em casa, numa tarde quente de sábado, escrevendo esse post para você.
Para finalizar, se você ainda tem dúvidas se essa ação vale mesmo a pena, saiba que 80% dos compradores de imóveis estão utilizando canais digitais para orientar seu processo decisório.
E então, pronto para iniciar seu blog imobiliário e atrair uma audiência mais propensa a interagir? Deixe seu comentário ou, se preferir, entre em contato com a ROOM33!
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