Como transformar leads em vendas: faça seus contatos virarem contratos

Transformar leads em vendas é um dos principais obstáculos a serem superados pelas empresas. Muitas vezes, mesmo com uma gestão de leads eficiente, é possível encontrar dificuldades na etapa de vendas.

Nesse momento, muitos gestores decidem precipitadamente abandonar a metodologia de Inbound Marketing. Definitivamente Inbound não é para os mais ansiosos! Essa é uma estratégia fundamental para transformar leads em vendas, no entanto os resultados podem demorar um pouco a aparecer.

Foi pensando nisso, que preparei esse o post! Confira, a seguir, como fazer seus contatos se tornarem contratos.

Transformar leads em vendas exige mensuração de dados

O sucesso do processo de vendas ocorre quando sua estrutura trabalha em favor de uma estratégia sólida. Para isso, a mensuração de dados é essencial. Como você já sabe, na captação de leads diversos dados são gerados.

No entanto, cabe ressaltar que entender o perfil de cada cliente, o momento de compra em que ele se encontra e como fazer com que ele siga no processo de vendas não é apenas função da equipe de vendas. Todos, do atendimento aos demais setores, têm a responsabilidade de conhecer o processo de ponta a ponta. Esse é o verdadeiro resultado de um processo de vendas estruturado e até mesmo automatizado, de uma empresa que é totalmente voltada a gerar resultados.

O foco em quem realiza a compra é a chave

Para transformar leads em vendas, o primeiro passo é construir todo o seu processo de vendas a partir do conhecimento do seu consumidor. Independentemente de sua empresa ser no modelo B2B ou B2C, ter as personas definidas para cada produto e solução do seu portfólio é um bom começo.

A partir do histórico dos dados gerados pelos leads e da experiência de seus vendedores, pode-se definir melhor o processo de venda. Cada etapa precisa ser pensada, de ponta a ponta. Isso inclui, também, ações de pós-venda e de fidelização.

Em posse das informações de seu consumidor, é possível elaborar, por exemplo, um briefing de vendas mais preciso. E, a partir dessas informações, tem-se uma equipe de vendas mais preparada para quebrar barreiras e objeções que impeçam o fechamento da venda.

Mas engana-se quem pensa que o trabalho acaba aí. Etapas do processo de vendas como a entrega e o relacionamento do pós-vendas são vitais para a fidelização do cliente.

Para transformar leads em vendas, transforme também seus colaboradores

Mesmo com um processo de Inbound Marketing estruturado, dificuldades acontecem e é preciso detectar as causas dos problemas. Às vezes, o que impede sua empresa de transformar leads em vendas é a falta de autonomia da equipe de vendas, por exemplo.

O processo de vendas, quando acelerado e otimizado pelo Inbound Marketing, exige vendedores mais preparados e disponíveis. Caso sua equipe comercial não consiga lidar com um grande volume de clientes, procure criar times de pré-venda para fazer uma melhor qualificação.

Um engano comum de empresas que investem na geração de leads é pensar que um maior volume de prospects representa automaticamente maior quantidade de vendas. E isso nem sempre é verdade. Se não for feita uma boa qualificação de leads, a equipe de vendas vai receber uma grande quantidade de leads “frios” e isso vai fazer com que muito tempo e energia sejam desperdiçados e, por consequência, vai resultar em baixa taxa de conversão.

Ter um consultor de vendas com as informações geradas pelo seu processo Inbound será muito valioso. Não desperdice todo esse potencial em um processo de vendas mal estruturado!

Considerações finais

Seu processo de vendas só conseguirá transformar leads em vendas de maneira eficiente, quando toda a empresa dominar o funil de vendas. Saber em que fase do funil cada cliente em potencial se encontra e a ação correta e mais eficaz a ser tomada é vital.

Nesse ponto, o Inbound Marketing se encaixa perfeitamente para gerar grandes resultados quando combinado com um processo de vendas bem estruturado. Por meio da metodologia, se consegue atrair perfis qualificados para entrar em seu funil de vendas de modo otimizado e automático. Essa união é um dos segredos para acelerar o crescimento de sua empresa e transformar leads em vendas.

Sua empresa utiliza Inbound Marketing como aliado para fazer seus contatos virarem contratos? Deixe seu comentário! E se você quiser saber mais sobre como utilizar essa metodologia para vender imóveis, converse com a equipe da ROOM33.

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