Estratégia para fazer anúncios no Facebook utilizando o conceito de funil de vendas

O valor de investimento de seus anúncios, no Facebook, são medidos pela relevância. A interação do público em potencial a ser atingido é decisiva. Por isso, em uma estratégia para fazer anúncios no Facebook, a pontuação de relevância é um fator essencial a se considerar.

A pontuação de relevância é dada em uma classificação de 1 a 10. Essa classificação funciona como uma estimativa da reação do público-alvo a seu anúncio.

Que tal entender melhor a questão e ter mais efetividade em suas campanhas? Para isso, saiba mais, a seguir, sobre como sua estratégia em Facebook Ads pode ser realizada focada em seu funil de vendas. Acompanhe!

A estratégia para fazer anúncios no Facebook é focada na audiência

Como vimos, o valor pago no Facebook Ads é determinado pela relevância do anúncio para seu público. Assim, uma estratégia para fazer anúncios no Facebook deve lidar com métricas precisas, que reflitam essas ações. Dentre as interações que influenciam na pontuação de relevância, temos:

  • Taxa de clique (CTR – click-through rate) em relação ao número de visualizações.
  • Custo por lead (CPL) no caso de ter como objetivo a geração de leads.
  • Envolvimento com a publicação (cliques, comentários, curtidas, etc.).

Para que suas campanhas no Facebook tenham resultados eficientes, é preciso uma estratégia avançada. Por isso, o recurso do funil de vendas é uma forma de combinar dados do cliente à estratégia em si.

Estratégia para fazer anúncios no Facebook com funil de vendas

Há basicamente três estágios na jornada de seu cliente. Esses estágios, que antecedem o fechamento da venda, são:

  • Descoberta e reconhecimento do problema.
  • Consideração das soluções disponíveis no mercado.
  • Decisão da escolha ideal e ação de compra.

O fluxo de seu funil de vendas deve ser respeitado. Isso quer dizer, por exemplo, que potenciais clientes não irão ser afetados por um argumento de consideração ou decisão se ainda nem tiverem consciência do seu problema. E em sua estratégia para fazer anúncios no Facebook, esse tipo de equívoco significa um gasto elevado em algo que não trará o retorno esperado.

Pensando nisso, é preciso direcionar e qualificar seu potencial cliente conforme ele atravessa o funil de vendas.

No topo do funil, sempre se concentrará a maior parte de seu público. Por isso, muito de seu investimento inicial na estratégia para fazer anúncios no Facebook deve ser voltado para esse tipo de anúncio. Aqui seu cliente terá consciência da sua empresa ou marca.

É preciso falar sobre os problemas e as dores que eles têm ou ainda nem sabem que tem, mas que sua empresa sabe e tem o produto ou serviço ideal para solucionar essa questão.

Passando para o meio do funil, é o momento de abrir as opções para aqueles leads já impactados e engajados. A partir do anúncio da fase de descoberta da sua marca, é possível abordar o problema em si como foco. Sua estratégia para fazer anúncios no Facebook pode utilizar esse trecho do funil como padrão de segmentação.

Por fim, no fundo do funil, você tem uma quantidade menor de pessoas, porém com chances muito maiores de conversão e fidelização. Embora seja uma audiência menor em relação ao fluxo do topo do funil, mantenha a estratégia do Facebook Ads consistente. Do contrário, você terá pessoas recebendo anúncios sobre temas muito específicos que (ainda) não as interessam!

Criando um funil de vendas em sua campanha de Facebook Ads

No Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, é possível selecionar seus objetivos de marketing. Cada campanha pode ter um objetivo diferente, conduzindo seu funil de vendas.

Cada etapa de seu funil de vendas será correspondente a um tipo de anúncio. Assim, um conteúdo de topo de funil pode ser um vídeo introdutório, por exemplo, para gerar envolvimento. Já para o meio de funil, você poderá ter um blog post mais detalhado sobre o que foi mencionado nesse vídeo inicial para atrair as pessoas para o seu site. Por fim, no fundo do funil, você pode apresentar a solução que sua empresa oferece para resolver aquele problema sobre o qual falou nas publicações anteriores. Neste caso, o público interessado pode preencher um formulário de anúncio de geração de leads para receber mais informações.

Esse é somente um exemplo. Identificar e monitorar as interações e os resultados dos anúncios, quando separados dessa forma, torna seu funil de vendas mais organizado e eficiente. Por consequência, sua estratégia para fazer anúncios no Facebook torna-se mais rentável.

Considerações finais

A estratégia para fazer anúncios no Facebook baseados em seu funil de vendas, a princípio, pode parecer complexa. Embora seja uma estratégia avançada, que exige conhecimento da jornada de compra do seu público, ela pode ser rapidamente implementada e, certamente, otimizará o ROI de sua ação.

Sua estratégia para fazer anúncios no Facebook considera o funil de vendas de seu negócio? Continue acompanhando o blog da ROOM33 e saiba mais sobre como potencializar seus resultados. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato com nossos consultores!

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