O que é link building e como ele vai ajudar seu site a ranquear melhor no Google

Para garantir mais relevância na web e melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, é necessário acompanhar as tendências do mercado e investir em estratégias sólidas de SEO. Uma dessas estratégias é a técnica de encontrar e criar bons links externos e internos para seu conteúdo.

Mas, afinal, você sabe o que é link building e como ele pode ajudar a melhorar seu ranqueamento e alavancar seu negócio? Descubra a seguir!

O que é link building?

Na tradução, link building seria algo como “construção de link”. E na prática é exatamente isso que acontece! A estratégia de realização de link building, pode ser resumida em três ações:

  • Obtenção de backlinks: quando outros sites de referência fazem um link para um conteúdo do seu site.
  • Geração de links internos: quando você faz links para outros conteúdos de seu site (como o que acabamos de fazer aqui!).
  • Geração de links externos: quando você insere um link de conteúdo de outro canal em seu site.

A estratégia de link building tem o objetivo de melhorar o posicionamento de seu conteúdo junto aos buscadores, a construção de parcerias e de conteúdos mais relevantes para sua persona, gerando maior credibilidade, autoridade e confiabilidade para sua marca.

Qual é a importância do link building?

Quem não é visto não é lembrado, então se os consumidores não encontrarem seu site nas primeiras páginas dos buscadores, você estará perdendo boas oportunidades de negócio.

E os motores de busca, como o Google, dão extrema importância para os links na hora de ranquear um site. Isso porque na internet os backlinks funcionam como votos, que servem para medir a popularidade e a credibilidade de um determinado site.

Dessa forma, se o seu site ou blog não possuir uma boa estratégia de link building, você está perdendo tráfego orgânico e a chance de ficar bem posicionado nessa importante vitrine de negócios que são os buscadores.

Mas como o Google avalia os links?

Quantidade e qualidade são importantes nesse quesito, então não basta sair linkando seu conteúdo para qualquer site. O Google é rigoroso e possui diversos critérios para avaliar uma página. Por isso, é importante criar links variados e que sejam realmente relevantes.

Para começar, é preciso criar bons links internos, externos e backlinks – eles têm muito peso para o Google. Os backlinks demonstram que o conteúdo do seu site tem relevância e é popular na web. Já os links internos indicam outros conteúdos relevantes dentro do seu site e que é de interesse de quem já está lendo um artigo, além de encurtar o caminho do visitante até uma outra página e isso é bem visto pelos sistemas de busca.

Existem alguns elementos que podem afetar a qualidade de um link, mas o fato é que ninguém sabe exatamente como funcionam os algoritmos do Google. Assim, a dica é fazer testes para traçar a melhor estratégia de link building. Entre os principais elementos, podemos destacar:

  • O posicionamento de um link pode interferir diretamente no valor dele. Os links no rodapé, por exemplo, são os menos clicados.
  • Links vindos de textos são mais fortes do que os que vêm de imagem.
  • Se o texto em torno do link tiver relação direta com o tema da ligação, o link acaba ganhando mais pontos.
  • O texto que aparece no link é de extrema importância. Por exemplo: “clique aqui” no link faz com que seu peso também seja baixo.
  • Autoridade de domínio é essencial. Isso significa que quanto mais backlinks você conseguir de endereços com autoridade na web, melhor será a sua reputação.
  • A página precisa ser acessível aos motores de busca. Caso contrário, não será possível indexar a página e um link nela não valerá de nada.
  • URL sem redirecionamento são mais valiosas.

Conquiste backlinks através de Guest Posts

Guest post é quando você escreve e publica um post em um outro blog. Geralmente outros blogs aceitam que você coloque um link no conteúdo voltado para seu site ou blog.

Escrevi um outro artigo explicando como fazer isso e você pode acessá-lo aqui.

Nofollow x Dofollow

Nofollow é um atributo que pode ser adicionado em um link. Dofollow é um termo criado para os links que não possuem o atributo Nofollow.

Se um link tem o atributo Nofollow, ele não vai passar nenhum valor para o site linkado e também não vai fazer diferença alguma nos resultados de busca.

O atributo Nofollow é usado em links de comentários de blogs, por exemplo e pode ser atribuído a sites que não tem confiança para serem linkados.

Sempre que conquistar um novo backlink, você deve verificar se ele está com Nofollow e, se tiver, tente que ele seja retirado.

Ferramentas de Link Building

Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a fazer um bom trabalho de Link Building, mas não se esqueça, o mais importante é ter links de qualidade e isso as ferramentas sozinhas não garantem.

Alguns exemplos de ferramentas para você testar:

MajesticOpen Site ExplorerAhrefsGoogle Search Console (Google Webmaster Tools).

Considerações finais sobre o que é link building e seu poder para melhorar o ranqueamento

De acordo com o Google, os links de um site são o fator número 1, ao lado de um conteúdo de qualidade, para garantir o bom ranqueamento dos sites.

Assim, não adianta apenas saber o que é link building e todas as estratégias relacionadas ao assunto se você não possuir um bom conteúdo em seu canal. Afinal, só assim você conseguirá ser linkado pelas grandes referências da web.

Se seu assunto for relevante, é muito provável que outros sites e influenciadores queiram dar sua opinião e fazer referência à sua página com um link.

O fato é que, neste caso, não existe uma receita pronta, mas o segredo é sempre conquistar bons backlinks e caprichar nos links internos e externos de seus conteúdos

E então, ficou mais claro o que é link building? Sua empresa já trabalha com eles em sua estratégia de marketing digital? Conte sua experiência ou deixe sua dúvida nos comentários. Se preferir entre em contato com a ROOM33, podemos continuar esse papo!

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