Personalização. Essa é a palavra de ordem ao se fazer propaganda nas redes sociais. Uma das grandes transformações na maneira de se pensar publicidade foi, com certeza, a implementação das ferramentas de segmentação para mídias digitais.
O Facebook – no qual o Brasil mantém o terceiro lugar em número de usuários – teve um importante papel em personalizar a propaganda nas redes sociais. Com sua grande base de dados baseada nas informações de seus usuários, a rede foi responsável por desenvolver a correspondência entre dados semelhantes criando uma segmentação de audiência única e personalizada.
Atualmente, toda grande rede social na Internet oferece a possibilidade de segmentação em seus serviços de propaganda, com foco em oferecer conteúdo relevante para potenciais clientes. A relação do consumidor com as marcas exige cada vez mais um tratamento personalizado e eficiente.
Mas como focar em uma publicidade inteligente e estar preparado para as tendências do mercado e para as mudanças de comportamento do consumidor digital? Confira mais a seguir!
Monitore os pontos de contato do cliente
Se hoje o foco da propaganda nas redes sociais é a segmentação, o próximo passo nessa tendência é uma adaptação cada vez mais rápida da mensagem publicitária ao seu consumidor.
De acordo com dados publicados pela Brandwatch, 96% das pessoas que estão discutindo sua marca online não estão seguindo seus perfis nas redes sociais. Isso mostra que é necessário ir além dos canais digitais e começar a focar em uma estratégia inteligente de publicidade. Uma propaganda nas redes sociais que saiba acompanhar a trajetória do cliente.
Para uma publicidade inteligente, é preciso um bom monitoramento dos dados de cada ponto de contato do cliente. Mas, somente uma boa análise e acesso a dados não bastam. A propaganda nas redes sociais precisa estar alinhada a outros fatores para ser efetiva, oferecendo valor e relevância para seus potenciais clientes.
Propaganda nas redes sociais precisa ser consistente e engajadora
Se a comunicação personalizada trabalha com dados em cada ponto de contato do cliente, é preciso consistência na comunicação. Uma boa experiência de propaganda nas redes sociais deve engajar seu público através de um caminho lógico.
Quando falo de comunicação personalizada, me refiro a entender quais canais e conteúdos atraem a sua audiência e segmentar essa audiência através do interesse dela para entregar outros conteúdos que fazem sentido para cada segmentação.
Trabalhar a jornada do cliente de forma progressiva nunca foi tão necessário quanto agora. A grande maioria dos consumidores, ao terem uma boa experiência com a marca nas redes sociais, têm mais propensão a recomendar a marca para sua rede de contatos.
Hoje, é praticamente obrigatório realizar um acompanhamento que forneça conteúdo personalizado, que proporcione uma experiência positiva e que possa aprofundar o relacionamento com o cliente de forma engajadora.
Invista em canais com bom desempenho e segmentação
Geralmente, ações de propaganda nas redes sociais se destacam por ter um custo menor do que os canais off-line. No entanto, independentemente do valor, a propaganda nas redes sociais, quando bem-feita, com bom desempenho e segmentação, deve ser eficaz e evitar ao máximo o desperdício do investimento.
A consistência e o engajamento da sua estratégia devem estar alinhados com o investimento realizado nos diferentes canais. A forma como seu cliente ideal tem o primeiro contato digital com a marca deve pautar todos os pontos seguintes da jornada.
Estruture uma propaganda nas redes sociais de forma sequencial
É o cliente que tem o controle de como será a experiência dele com a sua marca e ele busca cada vez mais experiências relevantes e satisfatórias. Então, entenda o comportamento online do seu público para produzir experiências relevantes.
Por exemplo, você pode segmentar uma audiência que se interessou por um vídeo que sua marca publicou. Entendendo que esse público se interessou por determinado assunto, você pode mostrar outro conteúdo relacionado ao primeiro, e assim, demonstrar sinergia com essa audiência. Para o público que continuar engajado com os conteúdos, é possível enviar um call-to-action para que ele visualize uma página de produto ou serviço que quer vender para ele.
Para o público que não continuou engajado, você pode tentar levá-lo para outro fluxo de nutrição com outros tipos de conteúdo para entender o que prende a atenção dele.
É importante entender que, antes de tentar vender algo, precisamos fazer com que o público se conecte com a nossa marca.
Agilize sua tomada de decisões
A velocidade e a rapidez dos dados gerados devem acompanhar a forma que sua equipe analisa e gera insights a partir dessas informações.
Invista em soluções para que a gestão de dados do seu negócio possa ser executada e coletada de forma eficiente e automatizada, mas sem comprometer a experiência da sua propaganda nas redes sociais.
É preciso ser eficiente e ir além de planilhas estáticas e que não oferecem o que sua empresa precisa: informações relevantes para gerar conteúdo.
O foco em uma publicidade inteligente exige uma boa gestão que entenda como fazer propaganda nas redes sociais de forma sequencial, sempre gerando maior valor e adequação com seu cliente.
Para isso, é preciso focar nas métricas corretas, em ferramentas de análise mais ágeis e planejar o melhor investimento possível.
Lembre-se: a publicidade inteligente deve utilizar estrategicamente os dados coletados em cada ponto de interação com o cliente, a fim de proporcionar uma experiência personalizada e uma comunicação relevante.
Se você tem dúvidas sobre isso, saiba que, de acordo com estudo realizado pela Infosys, 86% dos consumidores afirmam que a personalização tem um papel decisivo em suas decisões de compra e 78% acreditam que as marcas que oferecem conteúdos e canais customizados realmente estão interessadas em manter relacionamento com seu cliente. Então, mãos à obra!
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