Como usar guest post para aumentar a relevância do seu site perante o Google

Você sabia que utilizar guest post em sua estratégia de marketing digital ajuda a aumentar a relevância do seu site no Google e em outros buscadores? Por meio da aplicação consistente desse recurso, é possível ranquear melhor e conquistar um público maior na internet.

Empresas que precisam aproveitar oportunidades para desenvolver networking, melhorar sua visibilidade, atrair leads qualificados ou conquistar maior credibilidade para alcançar novos clientes têm no guest post um grande aliado.

Estamos na era do conteúdo de valor, e nada mais justo do que utilizá-lo para conquistar novos espaços. Com uma estratégia de guest post, é possível aperfeiçoar parcerias já existentes com outros players do mercado, aproximar-se de novos parceiros, conquistar backlinks e atrair olhares do público que você pretende atingir.

Confira, a seguir, dicas de como utilizar o guest post para aumentar a relevância de seu site no Google. Acompanhe!

O que é guest post

O guest post é uma estratégia de link building que consiste na publicação de conteúdo próprio em um canal de terceiros. Como o nome sugere, quem publica conteúdo em um site de terceiro é tido como um convidado especial, um especialista que irá falar sobre determinado assunto, aproveitando, assim, o espaço para trabalhar a construção de backlinks (os links feitos por outros sites para o seu canal) para levar tráfego desse site parceiro para o seu.

Dois sites podem trocar guest posts, criando assim, backlinks de um site para outro aproveitando a audiência de cada um, gerando mais credibilidade e compartilhando sua audiência. Por exemplo, um escritório de decoração ou um fabricante de móveis planejados pode ser um potencial parceiro de conteúdo para construtoras e imobiliárias.

Dessa forma, antes de sugerir a troca de guest posts com outro site, avalie se o canal em questão tem relevância perante o Google, se a audiência desse site interessa e tem aderência à sua estratégia e se possui assuntos relacionados com os conteúdos que você costuma criar. Assim, o guest post poderá gerar resultados para o seu negócio.

Vantagens de se fazer guest post

Entre os benefícios que podem ser obtidos por meio dessa prática, podemos destacar:

  • Ampliação da audiência de sua marca.
  • Estabelecimento de parcerias estratégicas.
  • Obtenção de backlinks valiosos.
  • Incremento nas assinaturas de sua newsletter.
  • Conquista de maior autoridade em seu mercado.
  • Aumento de seu tráfego orgânico.
  • Melhor ranqueamento junto aos buscadores como o Google.

Por onde começar

Agora que você já sabe o que é guest post, pode estar se perguntando como colocar esta estratégia em prática. O primeiro passo, como vimos, é encontrar e fazer contato com seu potencial parceiro. Para que seu contato seja bem-sucedido, pode ser útil oferecer uma contrapartida, como uma divulgação da marca parceira em suas redes sociais ou mesmo a troca de guest posts.

Na hora de desenvolver o conteúdo, é muito importante analisar a linguagem do canal parceiro e levar em consideração a relevância do tópico a ser explorado – é fundamental gerar valor para a sua persona e para a persona do seu parceiro!

Dicas para seu guest post ranquear bem no Google e gerar resultados

Ao produzir o conteúdo para o guest post, algumas boas práticas podem ser adotadas para aumentar seu potencial de gerar resultados. Entre elas, podemos citar:

  • Seja objetivo e entregue valor: não é porque sua persona passa boa parte do dia na internet que ela terá tempo sobrando para ler seu texto. Seja objetivo ao escrever, deixando claro qual dor de sua persona será atendida pelo conteúdo e que valor você estará entregando a ela.
  • Insira links para seus canais de conteúdo: crie oportunidades de tráfego orgânico para o seu site desenvolvendo uma boa estrutura de links para artigos e páginas relacionadas ao assunto abordado em seu guest post. Somente inserindo um link para seu canal você conseguirá conquistar relevância junto aos buscadores.
  • Utilize um CTA: ao final de seu texto, crie um Call to Action – chamada para a ação. Por exemplo, convide as pessoas para lerem mais sobre o assunto, para baixarem um material, conhecerem seu site ou até mesmo para acompanharem suas redes sociais. O CTA vai depender do seu propósito com o conteúdo.
  • Seja relevante e evite meras promoções de sua marca: é claro que pode ser grande a tentação de falar como o seu produto ou serviço é o melhor ou de tentar vender abertamente uma novidade de seu catálogo. Mas não caia nessa armadilha, não deixe seu conteúdo com cara de propaganda. Isso irá baixar o poder de seu guest post e poderá ser mal visto por seu parceiro e por seu público.
  • Não esqueça de sua apresentação: ao final dos guest posts, geralmente há um espaço para uma apresentação breve sobre o convidado. Aproveite para falar sobre a sua marca de forma atrativa e se coloque à disposição do público. Faça com que as pessoas queiram saber mais.
  • Promova seu conteúdo: para maximizar o poder dessa estratégia, não basta apenas esperar passivamente pelo público. É preciso promovê-lo também para sua base. Enviar um link via e-mail marketing e divulgar a parceria nas redes sociais são algumas atitudes que podem aumentar os acessos e melhorar seus resultados.

Considerações finais

As parcerias são poderosos meios para gerar autoridade e credibilidade para o seu negócio. Com o guest post, é possível alcançar essas metas com baixo ou nenhum custo, focando apenas no diálogo e na troca com parceiros.

De forma prática e estratégica, fazer guest posts pode trazer inúmeras vantagens para seu negócio. Afinal, parcerias poderosas fazem toda a diferença na hora de gerar reconhecimento de marca e autoridade. Com essa prática, você começará a ser visto por prospects que ainda não conheciam seu serviço e ainda garante que novos clientes cheguem até você por indicação de quem já faz negócios com seu parceiro. O próximo passo vai ser transformar esses leads em vendas!

E então, pronto para usar guest post em sua estratégia de marketing? Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário ou entre em contato com a ROOM33 e converse agora mesmo com um de nossos consultores!

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